O projeto de investigação Kids Media Lab - Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, revela-se inovador, quer no contexto em que vai ser implementado, quer nos objetivos da própria investigação. Pretendemos consolidar conhecimento sobre as teorias de aprendizagem, através da introdução da programação de forma lúdica e criativa nas atividades no jardim-de-infância.
Iremos levar tablets e robôs a jardins-de-infância de 5 distritos de Portugal (Aveiro, Braga, Coimbra, Port...
Kids Media Lab - Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar.
Pretendemos consolidar conhecimento sobre as teorias de aprendizagem, através da introdução da programação de forma lúdica e criativa nas atividades no jardim-de-infância.
Este projeto vai disponibilizar atividades durante um ano letivo em 5 distritos de Portugal (Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu) que envolve 250 crianças (estimativa), no decorrer da investigação. Iremos, também, realizar atividades (workshops e formação), em todo o país, com diversos recursos tecnológico (tablets e robôs). Tencionamos, anualmente levar os recursos tecnológicos a outras escolas, que nesta primeira fase não usufruam das atividades do projeto.
Síntese
Compreender como as crianças reagem na utilização das tecnologias e da programação revela-se importante para conhecer o seu comportamento, o seu estilo de aprendizagem e permitir aos profissionais de educação antecipar ou não esta integração, nos seus contextos educativos.
Com o intuito de concretizar esta investigação delineamos os seguintes objetivos:
- Conhecer quais as tecnologias que as crianças conhecem e utilizam;
- Reconhecer as potencialidades das tecnologias e dos dispositivos móveis em idade pré-escolar;
- Desenvolver competências associadas à literacia digital e aplicações em dispositivos móveis
- Promover a criatividade e a imaginação através da representação simbólica associada à programação;
- Integrar atividades de aprendizagem da programação em contextos de educação de infância, de forma lúdica;
- Aprender a programar através da aplicação de Scratch Junior para dispositivos móveis e também do KIBO robot kits;
- Desenvolver atividades de programação, de acordo com as fases do modelo “TANGIBLE K CURRICULUM”;
- Promover a partilha e a colaboração entre as crianças, através da construção de projetos com significado para elas, nomeadamente, com histórias;
- Compreender como as crianças aprendem a programar;
- Perspetivar a construção de aprendizagens significativas com recurso à programação e que estas perdurem ao longo da vida;
- Analisar e comparar os diferentes contextos estudados;
- Divulgar resultados na comunidade científica.
Prevemos que o projeto se desenvolva em três fases, num total de 36 meses, cada uma das quais corresponderá a um ano e iremos replicar a mesma investigação por mais três anos em outros contextos educativos.
Sobre o promotor
Somos investigadores no Instituto de Educação, CIEd (Centro de Investigação em Educação), da Universidade do Minho.
Este projeto passa pela criação de um Laboratório de Tecnologias (Kids Media Lab), para dar formação e apoio à integração das tecnologias, da programação e da Robótica em contextos de Educação de Infância.
Página Web do projeto
Grupo na Rede Social
Maribel Santos Miranda Pinto - É investigadora e encontra-se a realizar estudos de Pós-Doutoramento, na área científica de Ciências de Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. O Projeto foi aprovado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), intitulado: “Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar”.
É Doutorada em Ciências da Educação, na área de conhecimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pela Universidade do Minho (2009), no qual criou e dinamizou a @rcaComum – Uma Comunidade Prática Online Ibero-Americana de Profissionais de Educação de Infância.
É Professora adjunta convidada, na área das TIC, do Departamento de Comunicação e Arte, na ESE do Instituto Politécnico de Viseu, desde Setembro de 2009. Orienta vários projetos de mestrados e de licenciatura nas áreas das TIC, Tecnologia Educativa, Educação e Multimédia.
“A concretização deste projeto Kids Media Lab é mais um desafio para a Educação de Infância em Portugal. É a oportunidade de proporcionar às crianças em idade pré-escolar aprendizagens inovadoras, através das tecnologias, da programação e da robótica, com uma vertente lúdica e criativa. Um projeto dedicado às crianças, com apoio e formação para os profissionais de educação".
António José Osório - Professor Associado, com Agregação, da Universidade do Minho, membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação.
Realizou o doutoramento em telemática educacional pela University of Exeter School of Education, Reino Unido, (1997). É Mestre em Educação, Especialização em Informática no Ensino, pela Universidade do Minho (1991). É Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho (1983).
Como colaborador do Projeto MINERVA participou ativamente, sob a orientação do Professor Altamiro Machado, em atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito do Projeto Lethes/Peneda-Gerês, tendo em vista a dinamização de uma rede telemática envolvendo as escolas do único Parque Nacional em Portugal.
Coordena vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito das TIC na Educação. Dirige o Mestrado em Ensino de Informática e orienta de diversos projetos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento em TIC e Tecnologia Educativa.
Orçamento e Calendarização
Para a implementação do projeto necessitamos comprar e ter os recursos tecnológicos, no nosso laboratório, até Abril de 2016.
A partir deste mês estaremos a dar formação aos educadores de infância que vão participar no projeto, a realizar workshops e atividades no nosso laboratório, antes de iniciar as atividades nos jardins-de-infância em Setembro de 2016.
Nesta mesma fase estaremos também a retribuir o que oferecemos nas recompensas desta campanha.
Tendo em conta que os Robôs vêm do Estados Unidos e o tempo de entrega previsto é de 2 meses, necessitamos ter o apoio disponível em fim de Janeiro 2016.
Recursos para os Jardins de Infância
Os recursos mínimos para implementar o projeto e concretizar a investigação são:
30 tablets (5 para cada Jardim de Infância e 5 para o laboratório na Universidade do Minho).
6 Robôs KIBO (1 para cada Jardim de Infância e 1 para o laboratório na Universidade do Minho) - (cada robô $399 + Impostos + taxas de envio).
6 Máquinas fotográficas digitais.
Na eventualidade de conseguirmos ter mais apoios, poderemos incluir na nossa investigação atividades para outros Jardins de Infância e assim levar mais tecnologias para mais crianças.
Recursos para Investigadora
Formação – KIBO Training at KinderLab in Boston, MA | ($450) apenas custo de inscrição.
Teaching Materials Package ($140,00) - Formação KIBO.
Estes recursos fazem parte da formação e acreditação do investigador de forma a validar e dar credibilidade à investigação e ao projeto.
Os recursos (tablets e robôs) destinam-se a serem utilizados pelas crianças que participam no projeto. Os recursos do laboratório vão ser utilizados nas atividades (workshops e formação), por todas as instituições de educação de infância que apoiem este projeto através das rescompensas que oferecemos.
Galeria de Imagens