Olá a todos,Com vista a poder sair de uma longa situação de desemprego e aliviado da pesada carga de uma depressão, agora mais leve, decidi que era hora de desistir de procurar ...
Olá a todos,
Com vista a poder sair de uma longa situação de desemprego e aliviado da pesada carga de uma depressão, agora mais leve, decidi que era hora de desistir de procurar empregos que não existem, assim optei por meter mãos à obra e iniciar um projecto próprio, que dará emprego para mim e mais uma pessoa, nesta fase inicial.
A minha paixão por tudo que é bom e tradicional, levaram-me a optar pela abertura ao abrigo da lei especifica para 'Cozinhas Regionais' (Decreto-Lei Nº 57/99), de uma pequena indústria de Produção de Fumeiro Tradicional.
Para tal, estou a recuperar as mais antigas e saudáveis receitas de fumeiro, com uma forte incidência no fumeiro de Aves (Galinha, Peru e mais tarde numa linha mais 'Gourmet', o Pato), mas não podendo deixar de lado o bom fumeiro de carnes de porco, tentando fazer uma repartição de 50%/50% e se o mercado me permitir ir aumentando a percentagem do fumeiro de aves.
Os produtos serão escolhidos, mediante a percepção do que quer o mercado, antes de todos os outros. Os provadores serão aqueles que não nos mentem, familiares e amigos.
Para quem não conhece a origem da Alheira, aqui vai um pouco de história. A origem do enchido remonta ao século XV, quando os judeus foram expulsos de Espanha pelos Reis Católicos. Alguns instalaram-se em várias zonas do interior de Portugal. No nordeste transmontano também acabaram por ser forçados a converterem-se ao catolicismo. A forma habilidosa que os 'recém-convertidos' encontraram para iludirem os informadores da Inquisição e darem a aparência de consumirem porco - animal proibido nos costumes judaicos - foi inventar uma espécie de enchido feito com carne de aves, pão e gordura, semelhante a um chouriço e que seria a tal Alheira. Mais tarde também os enchidos com as partes mais nobres das aves.
Como hoje em dia, estamos cada vez mais sedentários e surgem alguns problemas de saúde associados a esse sedentarismo e/ou porque a procura de alimentos mais saudáveis é cada vez maior. Eu irei também produzir Alheiras de Cogumelos (de produção própria) e vegetarianas, assim que consiga apurar as receitas para atingirem a excelência de poderem levar a marca 'Pedacinhos do Céu'.
Espero que este projecto, vos alicie e estou disposto a enviar a todos quantos ajudem na criação deste amostras dos meus produtos, em tempo devido e após as obras necessárias para iniciar a produção, numa proporção dos valores concedidos e/ou caso seja a vossa vontade, entregar cabazes de produtos a IPSS's na Região do Porto, principalmente as de apoio a menores.