E se a música pudesse ser vista?
Este foi o desafio que aceitamos e a partir do qual nasceu o MUVI Lisboa - Festival Internacional de Música no Cinema, o único festival de cinema específico sobre música, que de 1 a 6 de Dezembro de 2015 regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, para a sua segunda edição.
E se a música pudesse ser vista?
Este foi o desafio que aceitamos e a partir do qual nasceu o MUVI Lisboa - Festival Internacional de Música no Cinema, o único festival de cinema específico sobre música, que de 1 a 6 de dezembro de 2015 regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, para a sua segunda edição.
Da nossa insatisfação com a falta de relevância dada à música no cinema surgiu esta ideia. A primeira edição contou com cerca a 2000 pessoas com 78 filmes exibidos, 4 concertos/palestras e 4 djsets, e o seu financiamento esteve exclusivamente a cargo da FWD Coop Crl, de alguns amigos e da vossa preciosa ajuda através desta plataforma de crowdfunding.
Se sentem o mesmo que nós, se são insatisfeitos, se querem ver a música com toda a pompa e circunstância nesta segunda edição do MUVI Lisboa... invertam os acordes e juntem-se à causa apoiando-nos.
Explicando o projeto:
Estruturámos um line-up com três partes distintas:
- Secção Competitiva Nacional & Internacional de longas e curtas-metragens, documentários e vídeoclips, com produção em 2014 e 2015
- Secção Não-Competitiva com a programação a cargo da equipa da "casa", a FWD Coop Crl, onde entram filmes efemérides dentro da música
- Eventos Paralelos com Exposições, Festas, Workshops e Showcases
O nosso objetivo é propiciar e alcançar a sinergia perfeita para a exibição da melhor produção mundial de cinema sobre música, garantindo o máximo de envolvimento por parte do público que gosta deste cinema e da própria indústria da música e do cinema. Deste modo, potenciamos a criação destas obras - milhares de filmes sobre música são produzidos anualmente - e a sua circulação sem fronteiras.
Queremos que o MUVI Lisboa seja a referência para este tipo de cinema de forma a servir de trampolim a artistas nacionais para que possam promover a sua arte em Portugal e junto da comunidade internacional, através de parcerias com festivais de idêntica filosofia.
Neste momento, o Call For Entries está aberto à inscrição dos vossos filmes na Secção Competitiva e a produção deste projeto já está também a decorrer com o apoio incondicional da FWD Coop Crl.
Naturalmente os gastos são consideráveis e sozinhos não conseguimos manter a viabilização do festival.
Sintonizem o vosso olhar: a música agora é outra.
Em breve terão notícias nossas com divulgação de alguns dos filmes presentes no festival.
Sobre o promotor
Os nossos passos nos meandros da produção têm sensivelmente um ano e meio e juntos, somos a FWD Coop Crl, cinco pessoas (Filipe Pedro, Joana Fonseca, Bruno Perdigão, Cláudia Correia, Maria Andrade) de backgrounds diferentes que "fora de horas" se empenham para que ideias germinadas nesta cooperativa cultural ganhem vida e continuem a pulsar até fazerem sentido.
Começámos por produzir o projeto OUT OF THE BOX, promovendo noites de simbiose entre a música e outras formas de arte onde no mesmo espaço e na mesma noite, vários espetáculos aconteciam ao mesmo tempo. Falamos de dança, teatro, poemas, concertos, performances, exposições de ilustrações, fotografias, pintura, djsets, etc.
O nosso segundo projeto foi o MUVI Lisboa, uma ideia que se transformou em realidade assim que houve "luz verde" da EGEAC, detentora do Cinema São Jorge em Lisboa. Foram apenas três meses para produzir a primeira edição do festival e conseguiu superar todas as expetativas. Fomos os organizadores e financiadores deste projeto, que irá existir até extinguirmos todas as condições para o manter vivo.
Nele trabalharam ativamente os nossos amigos e a quem muito agradecemos: Filipa Marta, Catarina Sanches, Mafalda Vieira da Silva, Francisco Ferreira, João Robalo, Inês Sanches, Sara David, Inês Ramos, Beatriz Saraiva, Inês Farinha, Inês Fonseca, Inês Pessoa, Joana Vale, Ana Bernardino, Maria João Bernardo, Cláudia Sousa, Carla Oliveira, Maria Marta, Elsa Santos, Paulo Albuquerque, Hugo Suíssas, Nicolae Negura, Raquel Silva, Rui Alves de Sousa, Vinicius Wasconcelos, Pedro Ferreira, Ana Marques, António Medeiros.
Um projeto desta natureza é complexo e exige uma equipa sólida onde salientamos os seguintes pontos de ação:
- Secção competitiva (nacional e internacional) com filmes em competição + comité de selecção dos filmes
- Filmes para as secções não competitivas
- Tradução e legendagem de filmes
- Conversão do filme a ser exibido no formato DCP
- Design + copywriting das peças de divulgação do festival
- Impressão e produção das peças gráficas
- Sponsoring , comunicação, marketing e assessoria de imprensa
- Voluntários durante os dias do festival
- Webdesign + development do site do festival
- Organização, programação e produção do festival
- Distribuição de flyers, cartazes
- Fotografia, vídeos e teasers promocionais para a imprensa
- Showcases, workshops, exposições, festas
Estamos já com as "mãos na massa" para a segunda edição do festival e temos produzido as festas MUVI CALLING, mensais, com o objetivo de angariar receita para o festival. Estão convidados a aparecer - o dançar vai ser tão natural como respirar (a 26 de setembro e a 31 de outubro).
Orçamento e Calendarização
O Call For Entries está aberto até 30 de setembro. Podem inscrever o vosso filme sobre música na Secção Competitiva. A produção deste projeto está a decorrer com o apoio incondicional da FWD Coop crl.
Orçamento estimado e reduzido por fazermos parte do trabalho com recursos internos:
# Secção competitiva (nacional e internacional) com filmes em competição + comité de selecção dos filmes = 0€
# Filmes para as secções não competitivas = 2.000€
# Showcases, workshops, exposições, festas = 1.450€
# Tradução e legendagem de filmes = 1.000€
# Conversão do filme a ser exibido no formato DCP = 0€
# Design + copywriting das peças de divulgação do festival = 0€
# Impressão e produção das peças gráficas = 1.450€
# Sponsoring , comunicação, marketing e assessoria de imprensa = 0€
# Voluntários durante os dias do festival = 100€ (catering)
# Webdesign + development do site do festival = 0€
# Organização, programação e produção do festival = 0€
# Distribuição de flyers, cartazes = 0€
# Fotografia, vídeos e teasers promocionais para a imprensa = 0€
_________________________________________________
Total estimado = 6.000€
O vosso apoio através do crowdfunding, no valor de 2500€, será para conseguirmos suportar os custos na gráfica para impressão de materiais de divulgação do festival como folhetos, diptícos, catálogos, flyers, cartazes, mupis, etc.
Galeria de Imagens