MAKTUB: palavra de origem árabe que significa ”Já estava escrito”.
Maktub são os desígnios da vida… tudo está destinado a acontecer. Será um encontro com a dança? Ou um...
MAKTUB: palavra de origem árabe que significa ”Já estava escrito”.
Maktub são os desígnios da vida… tudo está destinado a acontecer. Será um encontro com a dança? Ou um amor? São os acontecimentos que marcam as nossas vidas! Neste espetáculo o encontro com a dança preenche o dia-a-dia de cada uma destas mulheres que a interpreta, com toda a sua alma, delicadeza e paixão.
É um espetáculo de dança oriental, mais conhecida por dança do ventre e que pretende dar a conhecer alguns dos estilos que a caracteriza, abordando uma cultura cheia de tradição desde o folclore à fantasia oriental, desmitificando preconceitos e ideias distorcidas acerca desta Arte. Através dos movimentos da dança do ventre, celebramos a força feminina, a sensualidade da mulher, a expressão corporal e artística.
Em MAKTUB serão mais de 30 bailarinas em palco com um guarda-roupa de luxo num espetáculo que promete ir mais além... das cores e dos ritmos contagiantes... é também um espetáculo visual e cheio de envolvência numa maravilhosa descoberta pelo oriente imaginário.
Coreografado e interpretado por Telma Jamila com a participação especial do percussionista Américo Cardoso.
Local do evento: Auditório do Ateneu Artistico Vilafranquense, Vila Franca de Xira
Data a realizar: 28 de Fevereiro de 2015 às 22h00
Classificação: M/6
Sobre o promotor
Telma Jamila é actualmente bailarina, professora e coreógrafa de dança oriental, mas no seu percurso também passou pelo mundo da moda como manequim, e também é designer gráfica licenciada em Tecnologia e Artes Gráficas na Escola Superior de Tecnologia de Tomar.
A dança, sempre foi uma paixão de criança e aos 12 anos iniciou-se com a prática de dança jazz. A sua formação em dança oriental começou em 2004, aquando participação num workshop, (uma descoberta que acredita ter ido ao encontro da sua verdadeira essência e que mais tarde, contribuiu para uma mudança de rumo na sua vida, ao decidir dedicar-se de alma e coração a esta Arte) nesse mesmo ano, iniciou aulas regulares com Mohamed Elmasseri e participou em vários espectáculos integrada no “elmasseri group”.
É a partir de 2007 que se começa a profissionalizar, para além de realizar actuações a solo aceita o convite de ensinar dança oriental em Alenquer sendo pioneira em levar a dança oriental aquela região.
O inicio do ensino da dança oriental obriga-a a dedicar-se de uma forma mais intensiva de estudo e pesquisa. Para aperfeiçoar os seus conhecimentos, sempre que lhe é possível tem formação em Portugal ou no estrangeiro com alguns dos grandes mestres e bailarinas da actualidade:
Rute Maluma (Portugal), Sara Naadirah (Portugal), Íris (Portugal), Joana Saahirah (Portugal/Egipto), Aziza (E.U.A), Mahmoud Reda (Egipto), Ayda (Espanha), Zuel (Espanha), Suheil (Brasil), Munique Neith (Espanha), Nour (Rússia/Egipto), Khaled Mahmoud (Londres/Egipto), Ozgen (Turquia), Asmahan (Egipto), Mohamed Shahin (Egipto), Soraia Zaied (Brasil/Egipto), Amir Thaleb (Argentina), Mo. Geddawi (Egipto), Saida (Argentina) e Yamill Annoum (Argentina). Workshops de percussão árabe com Baltazar Molina e Américo Cardoso.
Actualmente promove actuações a solo e/ou com as suas alunas (Jamila's Bellydance) em diversos tipos de eventos um pouco por todo o país, faz produção de espectáculos e ensina dança oriental em várias escolas a norte de Lisboa (Alenquer, Vila Franca de Xira, Alverca e Torres Vedras). Organiza e promove eventos e workshops com professores nacionais e internacionais.
O seu trabalho consiste essencialmente em divulgar e dignificar uma dança que muitas vezes é incompreendida, mostrando ao público que assiste aos seus espectáculos que a dança oriental é uma dança sagrada e uma forma de Arte que deve ser respeitada e admirada.