"Uma harpa nacional" é a campanha onde a Benedita e a Mariana Portugal trabalham em conjunto, com o objetivo de angariar verbas, para que a Benedita possa ter uma harpa de estudo, facilitando assim a vida da "pequena" harpista.
O projeto "Uma harpa nacional 2015" consiste em muito mais que juntar dinheiro para um objetivo; é um marco de uma nova rotina, uma esperança que realiza um presente e abre caminho para o futuro.
Desde 2013, ano em que a Benedita Portugal entrou para o Conservatório de Música do Porto, que a “pequena” harpista estuda quase todos os dias e dedica muito do seu tempo na sala de harpa do CMP. Quando adquirir o seu próprio instrumento, ela poderá ter uma vida mais simples; até lá, a Benedita Portugal terá que continuar a "trabalhar" e a esforçar-se de modo a conseguir manter os seus resultados escolares e musicais bastante produtivos.
Sobre o promotor
Mariana Portugal fez Balleteatro na Escola Profissional do Porto.
De 2000 até 2014, trabalhou no projeto Indy house cosmopolitan; 4gatos - galeria bar e depois na Casa Atum - erasmus house, todos eles criados por ela de raiz.
Em 2015, decidiu transformar os projetos Indy house cosmopolitan e Casa Atum - erasmus house num plano de negócio.
De momento está a fazer um curso de turismo e lazer, no sentido de aplicar os conhecimentos adquiridos de turismo à cultura, pois acredita que o turismo é uma área em crescimento, onde a individualidade artística regional tem potencial e interesse para todos aqueles que queiram viajar e descobrir outras realidades, em particular na região Norte.
Benedita Portugal nasceu no Porto, e aos 3 anos já estava inscrita na Escola de Música Valentim de Carvalho, nessa cidade. Com apenas 6 anos entrou para o Conservatório de Música do Porto, no ensino integrado, onde aprende Harpa com a professora Angélica Vázquez Salvi. Estuda quase diariamente nas instalações da escola, superando muitos obstáculos próprios de uma criança de 8 anos. A sua persistência e dedicação são talvez as mais fortes razões que sustentam a existência do projeto Uma Harpa Nacional 2015.
A ideia desta dupla fazer um crowdfunding surgiu quando a Benedita entrou para o Conservatório de Música do Porto; nessa altura era apenas por divertimento, pelo risco de fazer algo novo e arrojado, porém, como sabemos, a vida dá algumas voltas, e aquilo que começou como uma aventura tornou-se num objetivo e num meio para atingir um fim.
Agora... resta-nos trabalhar para ver se esta história tem um final feliz. Um dia, quem sabe se não ouvimos uma canção a contar esta bela história.
Orçamento e Calendarização
Estamos a unir forças, tempo, trabalho, dedicação e criatividade para atingir o valor de 850€ (preço de uma harpa nacional). Se excedermos o objetivo, poderemos ainda comprar uma caixa de transporte ou cordas. Contamos com +/-20 dias para atingir esse resultado.