A Figueirinha Ecoturismo é um espaço rural auto-sustentável. Em 2013, será introduzida uma tenda Glampp na modalidade de Glamping (Glamorous Camping).
Figueirinha Ecoturismo - Um refúgio na costa alentejana aberto ao Glamping (Glamorous Camping)
Projecto para a instalação de uma tenda Glampp
Ao apoiar esta iniciativa está, desde já convidado, para almoçar, frequentar um workshop ou pernoitar na Figueirinha Ecoturismo
A Figueirinha Ecoturismo é um verdadeiro oásis em pleno coração da costa alentejana. A casa centenária instalada num vale onde antes fervilhava a vida dos habitantes e trabalhadores da Herdade da Figueirinha dos Condados, funciona hoje como um espaço onde ressurgem vivências estreitas e em que o espírito de hospitalidade e de trato afável são fundamentais para o bem-estar de quem procura um regresso às origens, à simplicidade do dia-a-dia.
Em área de 1,975 hectares abrigada entre São Luís e Relíquias, a 27 quilómetros da costa e de Vila Nova de Milfontes, há espaço para retiros retemperadores, para convívios gastronómicos com base na cozinha mediterrânica e incursões turísticas nas mais belas e selvagens praias da Costa Vicentina. A Figueirinha Ecoturismo é um local de estadia em espaço rural em parcela de terreno inserida na Reserva Ecológica Nacional e Rede Natura 2000.
Gostamos de pensar que mesmo neste lugar em que a ligação à natureza é plena, tudo é possível. No aconchego de relações humanas simples apoiam-se quase todas as vontades, quase todas as necessidades. De uma terra que entra no Alentejo mais rural o conforto não foi esquecido nos quartos da Ribeira, Serra e Forno, apoiado nos painéis solares que garantem completa auto-suficiência energética e em piscina biológica que assegura momentos de puro relaxamento.
Com uma grande diversidade de locais em todo o mundo, o Glamping está a afirmar-se como uma tendência que atrai todo o tipo de viajantes. O Glamping é uma forma de alojamento ecológico e amigo do ambiente. Em locais onde a energia e os materiais usados na construção e exploração de um turismo de habitação se revelam particularmente elevados, o Glamping tem a vantagem de recorrer a alguns elementos da natureza circundante de uma forma perfeitamente sustentável. Energia solar, sanitários e compostagem, permacultura, constituem alguns exemplos. Em muitos casos, poderá dormir numa tenda de safari, num teepee dos índios norte-americanos ou num yurt da Mongólia recondicionados, transformados num alojamento de Glamping único. O Glamping proporciona-lhe um contacto directo com a natureza de uma forma extraordinária. É uma oportunidade para relaxar e recarregar baterias. Em vez de acordar e sair pela porta de uma casa, acorda e sai da tenda directamente para o campo e para o ar fresco.
Suficientemente longe de tudo para permitir absoluto silêncio e descanso, a Figueirinha Ecoturismo está, no entanto, próxima de tudo o que precisa, basta querer. Internet wireless, workshops de escrita criativa, apanha da azeitona, aulas de culinária em que se destaca a confecção de licores caseiros, passeios pedestres, equestres e de canoa no rio Mira são algumas das muitas opções para adultos e crianças.
A Figueirinha Ecoturismo é a concretização de um sonho de Paula Carvalho Silva e Alexandre Coutinho, que adquiriram a Herdade da Figueirinha dos Condados em meados dos anos 90, com o objectivo de a transformar, mais tarde, num turismo em espaço rural auto-sustentável. Ao longo de mais de uma década, a Figueirinha foi um refúgio de fins-de-semana e de férias longe da cidade, para a família e amigos. O empreendimento começou pela recuperação do monte, uma casa centenária ameaçada de ruína e, em 2009, deu-se início ao projecto de reconstrução da antiga dependência, numa casa vocacionada de raiz para o turismo rural, inaugurada no dia 1 de Abril de 2012. Em 2013, será introduzida uma tenda Glampp, na modalidade de Glamping (Glamorous Camping).
Projecto Glampp
A herdade da Figueirinha será a localização da implementação do projecto piloto Glampp. O Glampp Ecosystem 40 é um módulo de Glamping de 40m2, autosuficiente em termos energéticos através da geração de energia solar, e utiliza conceitos da permacultura para o tratamento de resíduos sólidos. O módulo Glampp oferece também a possibilidade de monitorizar todos os sub-sistemas técnicos da tenda tais como o nível de armazenamento de energia solar, nível de tanques e de outros sensores ou sistemas específicos requeridos (ex: controlo do acesso aos sub-sistemas técnicos por RFID). O envio de relatórios de consumo ou alarmes por e-mail ou acesso aos dados técnicos na Cloud é também possível, tornando o Glampp um produto adequado ao eco-turismo auto-suficiente. A tenda Glampp utiliza materiais sustentáveis, tais como madeira local ou certificada pela FSC e materiais recicláveis.
Para mais detalhes consulte os sites Contra-Corrente ou Glampp