Forno solar Suntaste: a forma mais natural, saborosa e prática de cozinhar.
(Entregue ao domicílio, em Portugal Continental, inclui um tacho e um tabuleiro de cor preta)
A SunOK já produz os melhores fornos solares do mundo, conforme o atestam fontes independentes (ver nosso website institucional). Mas queríamos ir mais longe: ter um melhor desempenho ambiental, tornar os nossos fornos mais fáceis de usar e levar um pouco mais de Portugal ao resto do mundo.
Foi assim que nasceu o Suntaste, um forno solar prático, eficaz e atraente que permite uma versatilidade sem igual. Quando no exterior, ao Sol, sob céu limpo, permite:
- cozinhar todo o tipo de pratos, excepto fritos, conservando todo o sabor dos alimentos e sem os secar, com resultados muito superiores aos métodos tradicionais.
- secar alimentos, mantendo a porta ligeiramente aberta e o reflector da tampa dirigido para o Sol.
No interior de casa, tirando partido do seu forte isolamento, permite:
- Ser usado como um retentor de calor (vulgo caixa de feno ou haybox), completando a cozedura iniciada noutro forno ou fogão, tirando partido do seu excelente isolamento e poupando energia.
- Fazer iogurtes mantendo a temperatura estável de que estes precisam para fermentar, mantendo a tampa e a porta fechadas.
O Suntaste, fechado.
Tudo isto enquanto se desfruta de muitas outras vantagens:
- A temperatura moderada permite cozinhar, pasteurizar, ferver, mas permitindo a decomposição dos carbo-hidratos complexas resultando em comida mais saborosa, tenra e sumarenta.
- Nunca queima a comida pelo que não requer assistência ou acompanhamento, libertando os utilizadores para outras actividades.
- Fácil de movimentar e de arrumar quando não está em uso.
- Sem consumo de recursos escassos ou de energia dispendiosa.
- Sem emissões de gases nocivos ou de CO2.
- Muito seguro já que o exterior nunca aquece o suficiente para causar queimaduras.
O Suntaste com a porta de acesso ao interior aberta.
Os aderentes a esta campanha que adquiram fornos solares, beneficiarão ainda de um desconto de 30% sobre o PVP dos acessórios que serão comercializados, garantido durante os 12 meses seguintes. Entre estes contar-se-á um espelho lateral amovível que eliminará completamente a necessidade de reorientação para o Sol durante os cozinhados mais demorados.
Sobre o promotor
A SunOK é uma empresa portuguesa que aposta na utilização da energia solar em aplicações inovadoras.
O lançamento do forno solar Suntaste é o resultado de vários anos de pesquisa e desenvolvimento, e da experiência acumulada com o fabrico e a comercialização, à escala global, do forno solar Sun Cook.
Foi este que permitiu à estabelecer-se como uma referência mundial neste sector, tornando possível o desenvolvimento de um forno solar altamente inovador, que mantém as grandes qualidades do Sun Cook, mas com resultados muito superiores em termos de sustentabilidade e de facilidade de utilização.
Com o Suntaste, vamos disseminar pelos 5 continentes um produto sem igual e com a particularidade de usar intensivamente um material bem português, a cortiça. Esta é usada não só para garantir um isolamento térmico eficaz, mas também, como material estrutural, no que acreditamos constituir um desenvolvimento único.
A rede de distribuidores entretanto estabelecida permite aos entusiastas da cozinha solar, um pouco por todo o mundo, usufruir dos deliciosos e suculentos cozinhados solares e da facilidade de uso de um forno que nunca queima os alimentos libertando os utilizadores para outras actividades.
A nossa credibilidade resulta do produto com que nos estreámos, o Sun Cook, que era mais avançado na sua classe, combinando um design sofisticado com materiais de alta qualidade e uma óptica avançada, para conseguir temperaturas que podiam atingir os 200˚C. A sua eficácia e versatilidade foram constatados por utilizadores tão exigentes e diversificados como:
- o chef Chakall no seu restaurante de praia e num programa de culinária regional na SIC Mulher;
- o alpinista João Garcia nos seus campos base nos Himalaias, que levou também à adopção por alguns sherpas;
- velejadores na Austrália;
- famílias africanas alojadas em campos de refugiados;
- especialistas em cozinha solar, como Abdulayé Touré, no Senegal, Bernard Müller, Alemanha, e a Cantinawest nos EUA;
e mais de 5000 pessoas que já se renderam às delícias da cozinha solar e às grandes vantagens de índole prática, económica e ambiental que lhe estão implícitas.
Orçamento e Calendarização
Desde o início do estudo da aplicação de cortiça aos nossos fornos solares foi percorrido um longo caminho que resultou num produto que tem tanto de atraente como de funcional e racional. Para tal recorremos às melhores competências de engenharia do nosso país, e doutros quando necessário, de forma a garantir performance, facilidade de uso e durabilidade. Contámos com especialistas nos mais variados domínios - desde a óptica CPC (Não Produtora de Imagem), a concepção tridimensional, a análise do ciclo de vida - e fabricantes de ponta nas suas áreas - na produção e na moldação de cortiça, nos reflectores metálicos, nas técnicas de colagem, nos vernizes de protecção, por exemplo.
Já se completaram as fases de conceptualização, construção de maquetes, modelação tridimensional, desenvolvimento e teste de soluções construtivas específicas, validação e testes com fornecedores e parceiros, e construção de protótipos e testes no IPES - Instituto Português de Energia Solar. Ao longo do projecto foi utilizada uma metodologia de Ecodesign, analisando-se todo o ciclo de vida do produto para minimizar o seu impacto no ambiente e maximizar o seu impacto positivo na vida daqueles que são o foco da SunOK: os nossos clientes.
Actualmente, está a decorrer a concepção e fabrico dos moldes; de ferramentas de produção como cunhos e cortantes, gabaritos de corte, montagem e controlo; e equipamento diverso para a linha de montagem, num processo digitalizado de transferência de informação e de transformação de todos os materiais necessários.
Paralelamente decorre a concepção da embalagem, com estudos de paletização e contentorização para garantir que as mais de 90% de unidades que serão exportadas, o são de forma eficiente, sem custos ambientais desnecessários nem custos acrescidos para os nossos clientes.
Para concluir esta fase até final de Setembro, a SunOK precisa de angariar 10.000€ que completarão todo o investimento feito pela empresa e possibilitarão a conclusão dos trabalhos referidos e o início da comercialização da versão "Compact" do Suntaste.
Seguir-se-á a disponibilização do espelho lateral, um acessório que elimina a necessidade de reorientação do forno para o Sol e que pode ser usado em qualquer forno Suntaste com muita facilidade. Dois meses mais tarde será lançada a versão "Large", com maior capacidade, e que permite cozinhar em simultâneo com os dois recipientes incluídos.
Galeria de Imagens
Documentos
jmacc65pt
Entrega de forno
Olá boa tarde,
Gostaria de saber para quando a entrega do forno, enquanto apoiante da vossa campanha, uma vez que já recebi informação que iriam entregar os primeiros fornos na segunda semana de maio a clientes particulares.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
SunOK
SUNTASTE - Últimas notícias | Latest news
Caros apoiantes,
Embora o desenvolvimentos prossiga com passos seguros, os prazos tem sido muito dilatados em relação ao que prevíamos.
Apesar de estarmos a ter toda a compreensão por parte dos nosso clientes, gostaríamos de os manter a par dos progressos.
A equipa da SunOK
-------------------------------------------------------------------------
Dear contributors,
Although the developments continue with safe steps, the deadlines have been very long in relation to what we anticipated.
Although we are getting all the understanding from our customers, we would like to keep them abreast of progress.
The SunOK team
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
SunOK
SUNTASTE - Últimas notícias | Latest news
Caros apoiantes,
Gostaríamos de os pôr a par dos progressos, consistentes mas sempre mais lentos do que o que desejaríamos, no sentido iniciarmos a produção do Suntaste. O primeiro dos dois moldes foi aprovado para produção e as primeiras peças superaram as nossas expectativas.
Agora, estamos a lançar o fabrico do segundo molde tendo como objectivo entregar os primeiros Suntaste em Dezembro.
Agradecemos a paciência que têm tido e gostaríamos, acima de tudo, que ficassem cientes de que estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para tornar este período final de desenvolvimento tão breve quanto possível, mas sempre sem comprometer a qualidade do produto final.
A equipa da SunOK
-------------------------------------------------------------------------
Dear contributors,
We would like to let you know about the progress - steady but slower than what we would like – towards the goal of starting the manufacturing of the Suntaste. The first of the two molds was approved for production and the first parts exceeded our expectations.
Now we are launching the manufacturing of the second mold with the aim of delivering the first Suntastes in December.
We appreciate the patience you have had and, above all, we would like you to be aware that we are doing everything in our hands to make this final development period as short as possible, but always without compromising the quality of the final product.
The SunOK team
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
MARIA DO CARMO FERREIRA MARTINS SIQUEIRA
Economia
Produto muito interessante, económico e ecológico.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários