A OFY é a primeira orquestra de Ang Misyon, um programa musical com base nas Filipinas, que oferece às crianças de comunidades carenciadas a oportunidade de alcançar o seu potencial musical e o objectivo final de criar um impacto social positivo.
Desde a sua criação há 3 anos pelo Presidente do First Philippine Holdings Federico R. Lopez e pelo pianista filipino de renome internacional Jovianney Emmanuel Cruz, Ang Misyon tem dado esperança a centenas de crianças filipinas através do poder da música. Ang Misyon pretende vir a ser o "El Sistema" das Filipinas. Com a ajuda de artistas convidados do mundo inteiro, e os empenhados músicos/professores filipinos, os resultados têm sido espectaculares. Como artista professora e mentora da New York Philharmonic, a violinista Katie Kresek disse: "Estes miúdos progrediram com uma rapidez extraordinária numa aula de apenas uma hora."
Como artista professor convidado, desenvolvi uma relação com estas crianças. Ver a alegria naquelas caras, a atenção daqueles olhos e a sua incansável vontade de aprender fez-me recordar as razões que me fizeram tornar-me músico. Peço a vós, artistas, professores, familiares e amigos, que sejam generosos e ofereçam a estes miúdos a oportunidade das suas vidas.
Teaching Artists / Mentors
Sobre o promotor
O Americano de origem Filipina Marc Ramirez nasceu em Nova Iorque em 1972 e é o Chefe de Naipe dos contrabaixos da Orquestra Gulbenkian em Lisboa. Na sua juventude, os seus professores encorajaram-no a dirigir a sua energia transbordante para as artes criativas onde ele se distinguiu tanto na música como no teatro. Continuou a estudar na Manhattan School of Music sob a tutela de Timothy Cobb da Orquestra Filarmónica de New York e ao finalizar os seus estudos foi premiado com o Pablo Casals Prize for Musical Excellence and Human Endeavor entregue por Marta Casals Istomin.
Como chefe de naipe da Orquestra Gulbenkian, Marc teve o privilégio de colaborar com alguns dos mais famosos músicos incluindo Daniel Barenboim, Pinchas Zuckerman, Gustavo Dudamel e Essa-Pekka Salonen.
A música de câmara ocupa um lugar importante na sua vida musical. As suas melhores recordações incluem o trabalho intensivo de repertório com Isidore Cohen do Beaux Arts Trio, o infatigável Felix Galimir e o grande Isaac Stern. Marc participa regularmente nas Séries de Música de Câmara da Fundação Calouste Gulbenkian e apresentou-se na Europa, EUA e Ásia. As suas mais recentes colaborações em música de câmara foram com o compositor francês Marc-Andre Dalbavie com a gravação do seu “Sextine Cyclus” na marca NMC e com o mundialmente conhecido Takács Quartet.