O Festival ImigrArte surge em 2007, pelas mãos da associação Solidariedade Imigrante, uma organização sem fins lucrativos e de utilidade pública, sediada em Lisboa.
O Festival ImigrArte surge em 2007, pelas mãos da associação Solidariedade Imigrante, uma organização sem fins lucrativos e de utilidade pública, sediada em Lisboa.
Com o Festival ImigrArte, procuramos evidenciar e potencializar os valores sociais e culturais das comunidades imigrantes promovendo diálogos entre as diferentes culturas e necessariamente entre cidadãos portugueses e cidadãos imigrantes. Com esta iniciativa tentamos aproximar e estabelecer elos de ligação entre as várias comunidades imigrantes destacando e promovendo as suas artes e culturas, promovendo as suas iniciativas, bem como dos seus descendentes.
Na sua organização, que conta com a parceria de inúmeras associações imigrantes e não só, são estas que tomam as decisões, que elaboram o programa e que gerem parte deste evento. Organizado na sua totalidade por voluntários e com a presença de cerca de 250 artistas, este evento constitui-se hoje como uma importante referência social e cultural da cidade de Lisboa, envolvendo a participação de uma grande comunidade imigrante.
As mais de 30 associações participantes, representando cerca de 25 nacionalidades e diversas culturas participam neste evento também com bancas onde é possível apreciar a gastronomia e o artesanato das comunidades imigrantes.
A realização do Festival ImigrArte conta com diversas iniciativas como a gastronomia do mundo, debates e conferências, exposições e ciclo de filmes, workshops, concertos, dança, literatura e teatro, entre outras. São ao todo apresentados cerca de 26 espetáculos e 16 atividades paralelas, tendo o festival uma média de visitantes na ordem das 3500 mil pessoas, nos dois dias.
A entrada é livre em todas as atividades e espetáculos.
O Festival ImigrArte tem contado com os apoios de parceiros como a Fundação Museu do Oriente, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Câmara Municipal de Lisboa, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a EGEAC, a RTP2, a SIC, a RTPÁfrica, a TVGlobo, a RDPÁfrica, Antena 1, o jornal Slovo, revista o Brasileirinho e com diversos sites e agendas online.
Este ano o Festival ImigrArte, que segue na sua 9ª edição, realiza-se a 14 e 15 de Novembro, no Ateneu Comercial de Lisboa. Com esta campanha de crowdfunding, a organização procura angariar os fundos necessários para as despesas do aluguer do espaço do evento e o aluguer do equipamento de som, luzes e técnicos. Estas despesas representam cerca de 40% do orçamento do festival. Os restantes 60% são cobertos pela associação Solidariedade Imigrante, como entidade promotora. Com a ajuda proveniente desta campanha, conseguiremos melhorar as condições de todos os participantes.
Precisamos do seu apoio!
Mais informações em: www.festival-imigrarte.com / www.facebook.com/festivalimigrarte
8ª Edição Festival ImigrArte
Sobre o promotor
A Solidariedade Imigrante - Associação para a defesa dos direitos dos imigrantes foi fundada em 2001 e conta com 25 mil sócios/as de 97 nacionalidades diferentes, sendo a maior associação de imigrantes a nível nacional e uma das maiores da Europa. A sua ação é estruturada e desenvolvida em diferentes áreas de trabalho, das quais destacamos o atendimento e apoio jurídico aos/às imigrantes, as atividades de interculturalidade e cidadania, as ações envolvendo mulheres imigrantes, o atendimento especializado de apoio ao emprego, as atividades formativas não formais e as atividades de mobilização social. Ao longo destes anos foi entidade promotora e executora de inúmeros projetos no âmbito de programas nacionais e europeus, muitos deles em parceria com as principais entidades públicas e privadas do país.
Nuno Pedro: Licenciado em Cinema e Vídeo pela Escola Superior Artística do Porto. Mediador sociocultural de profissão desde 2010 na Solidariedade Imigrante. Coordenador do Grupo da Interculturalidade e Cidadania e Coordenador Geral do festival ImigrArte desde 2010. Coordenador Cultural do 4º Fórum Municipal da Interculturalidade (FMINT 2014) tutelado pela CML no ano 2014. Gestor do Programa Serviço Voluntariado Europeu (Erasmus +) na Solidariedade Imigrante.
"Garantir esta parcela de financiamento do Festival ImigrArte 2015 que aqui vos pedimos é vital para podermos realizar esta 9ª edição com melhores condições, mais dignas e gratificantes para todos os participantes que voluntariamente partilham os seus talentos, o seu trabalho e dedicação a esta causa."
Timóteo Macedo: Membro fundador e Presidente da Direção da associação Solidariedade Imigrante desde 2001. Conselheiro do Conselho Consultivo para os assuntos da imigração (COCAI) atual Conselho das Migrações (CM) desde o seu início (2001) tutelado pelo ACIDI. Membro da Comissão para a Igualdade contra a Discriminação Racial ( CICDR) tutelado pelo ACIDI. Membro do Conselho Municipal para a Interculturalidade e Cidadania, tutelado pela CML. Membro do Conselho Municipal para a Habitação, tutelado pela CML.
"Este apoio muito contribuirá para a causa da imigração. Pretendemos que este festival se transforme numa ponte entre todas as comunidades imigrantes e a sociedade portuguesa numa perspetiva de desenvolver um maior conhecimento e valorização dos povos e das culturas."
Jéssica Lopes: Licenciada em Serviço Social pela Universidade do Luxemburgo. Voluntária na Solidariedade imigrante.
"Como imigrante em Portugal e membro da coordenação deste festival, gostaria muito de podermos todos levar esta mensagem da igualdade de direitos e oportunidades entre portugueses e imigrantes e da promoção do diálogo entre culturas o mais longe possível. Para que isto aconteça, precisamos muito da sua ajuda."
Orçamento e Calendarização
Aluguer do local onde será realizado o Festival: 1600 €. - Prazo de pagamento - 13 de Nov. 2015
Aluguer de som, Luzes e técnicos: 2000 eur. - Prazo de pagamento - 13 de Nov.
Alimentação e transportes dos artistas e voluntários: 1200 eur. Prazo de pagamento - 14 e 15 Nov.
Seguros de Responsabilidade Civil e Acidentes de Trabalho: 250 eur. Prazo de pagamento - 1 Nov.
Licenças (Direitos de Autores-SPA; de Representação - IGAC): 206 eur. Prazo de pagamento - 5 Nov.
Impressão de materiais de divulgação: 350 eur. Prazo de pagamento - 15 de Out.
Bebidas para venda: 800 eur. Prazo de pagamento - 14 Nov.
Outras despesas: 1200 eur. Prazo de pagamento - Out. e Nov.