FESTIVAL DA TERRA, uma abordagem inovadora ao problema ecológico: a integração de uma Ecologia Profunda. Festejar a Vida, fomentar a ligação à Natureza, escutar as suas mensagens, são fundamentos deste Festival GEA. Apoie esta causa!
FESTIVAL DA TERRA - NÓS SOMOS NATUREZA
Parque Palmela, Cascais, 15 a 17 de Setembro
A Natureza é vida que se expressa através de leis mas também por sons, luz, cores, odores, formas, belezas irradiantes e sistemas ecológicos onde o uno e o diverso se ajustam. Na captação e vivência destas essências talvez possamos encontrar respostas para o actual problema ecológico e o ansiado reencontro dos humanos com a Natureza de que são parte integrante. Como dizia Lynn White o fundamental será uma nova atitude e cosmovisão que abra portas a um renovado sentimento de pertença à vida e ao universo, a uma ecologia profunda (deep ecology), à sabedoria da Mãe-Natureza, à consciência de que, «NÓS SOMOS NATUREZA».
Programa parcial:
Sábado, 16 de Setembro
15h00 – 18h30 – Colóquio «Nós Somos Natureza»
17h00 – 19h00 – Worskhop, «Mindfulness e Natureza»
19h00 – Conferência de homenagem a Maria Luísa de Sousa Holstein
Domingo, 17 de Setembro
8h30 – Sessão de Qi Gong
10h00 – 13h00 – Continuação do Colóquio «Nós Somos Natureza»
9h30 – 11h30 – Oficina “super-bolachinha de algas – fonte alternativa de alimentos”
11h00 – Caminhada «O Simbolismo das Árvores»
11h30 – 13h00 – Oficina “Extracção de Essências”
15h00 – 19h00 – Continuação do Colóquio «Nós Somos Natureza», no auditório do Parque Palmela
17h00 – 19h00 – Worskhop, «Arte Floral»
22h00 – 24h00 – Noite de observação astronómica e encerramento do Festival.
Comissão organizadora:
ANTONY CAPITÃO (secretário)
Mestrando em políticas ambientais na FCSH-UNL
ISABEL SOUSA
Professora Associada com Agregação na área de Engenharia Alimentar no ISA – Instituto Superior de Agronomia. É coordenadora do Grupo Eco-Novel Food and Feed do Centro de investigação LEAF – linking landscape enviroment agriculture and food do ISA. Trabalha na área dos alimentos com impacto na saúde.
PAULO ALEXANDRE LOUÇÃO (coordenador)
Investigador do Instituto Internacional Hermes. Director da Nova Acrópole Oeiras-Cascais. Concebeu um método para o estudo da identidade dos territórios, onde se inclui o conceito de ecologia da paisagem, e já aplicado no estudo desenvolvido para as Aldeias de Montanha do Município de Seia. Neste momento, está a realizar um estudo sobre a ilha do Príncipe, no golfo da Guiné, seguindo a mesma metodologia inovadora.
VÍTOR GUERREIRO DA SILVA
Arquitecto paisagista. Mestre em cultura e formação autárquica pela FL-UL, com dissertação sobre os jardins do Conde de Castro Guimarães. Doutor em ciências do ambiente pela FCT-UNL.