O Festival A Porta é um facilitador de encontros, um agregador de sinergias, um evento para todos, em especial para os leirienses. De 1 a 5 de Junho de 2016 todos os caminhos apontam para o centro da cidade!
A Porta teve a sua primeira edição em Outubro de 2014. Ao longo dos 5 dias do festival, passaram por esta porta mais de 1500 pessoas. Esgotaram-se os jantares temáticos, as oficinas estiveram cheias e a Rua Direita e o Parque do Avião ficaram repletos de pessoas e de vida.
A Porta é um convite a participar num encontro de múltiplas presenças dos vários mundos que acontecem em Leiria. Torna-se um encontro com o outro, um encontro com o público, um encontro desenhado num movimento onde se cruzam afinidades e se cria um presente oferecido à cidade.
A Porta é também uma forma de consolidar o papel fundamental que cada um tem na criação de contextos para o desenvolvimento cultural e social da nossa cidade. Sentimos a responsabilidade contínua de regenerar os tecidos culturais, de marcar presença, de continuar a querer mais e melhor para Leiria e continuar a FAZER ACONTECER.
A Porta tem como objetivos:
Envolver o público com a vida cultural e artística, abrir espaços, combinar recursos, expandir níveis de acesso a informação e metodologias, criar pontos de diálogo e encontro, gerar movimento, procurando sempre estabelecer uma base dinâmica e fortuita de desenvolvimento individual, comunitário e cultural; dinamizar as zonas “esquecidas” do centro da Leiria, de modo a potenciar espaços e atividade; aumentar a visibilidade da cidade ajudando a projectar costumes, tradições e outras iniciativas que possam geral valor cultural e social.
A Porta foca-se sobre 3 locais de acção:
- A Rua Direita é o coração do festival A Porta. É na principal artéria do nosso centro histórico que têm lugar grande parte das actividades deste festival. As mais diversas portas abrem-se para receber várias manifestações artísticas.
- O PARQUE DO AVIÃO na margem do Rio Lis é um belo palco para um domingo programado para todos. Na Porta vamos entrar na água, passear de caiaque e pedalar em gaivotas, dar música aos bebés, ler contos às crianças, sarapintar telas, plantar flores, fazer desporto, fazer um delicioso piquenique, ouvir música e desfrutar em cheio.
- Quando nos abrem as portas das suas casas particulares e nos convidam para jantar, aguarda-nos sempre um momento de convívio, partilha e evasão. A Porta celebra o encontro à mesa, onde os participantes podem ainda assistir a concertos num formato privado e intimista.
Dada a gratuitidade da maioria das suas atividades, o teu apoio é fundamental para que o Festival A Porta aconteça da melhor e mais justa forma para todos os envolvidos. O nosso sincero e profundo agradecimento por apoiarem e partilharem esta campanha!
MUITO OBRIGADO!
Tudo e todos pelo Festival A Porta de 1 a 5 de Junho 2016!
Fotografias de Ricardo Graça e Rafael Silva.
Vídeo de Rui Girão, Rafael Silva e Arlindo Cid.
Banda Sonora de MAU - Children playing adults