A Festa Alternativa Infantil um evento diferente e alternativo em que os mais pequenos têm um lugar especial.
Preocupamo-nos com o bem-estar das crianças, estamos fartos de eventos só para adultos ou onde, sendo para crianças, estas não tenham espaço para brincarem em liberdade ou em que as actividades são "mais do mesmo": insufláveis, jogos electrónicos, pinturas faciais e pouco mais. E que ocorrem apenas nos grandes centros urbanos.
Por isso, criámos a Festa Alternativa Infantil: um evento diferente e alternativo em que os mais pequenos têm um lugar especial.
Pretende-se com este evento disponibilizar, de forma gratuita e numa região do interior tantas vezes esquecida, o acesso das famílias e das crianças a actividades diferentes do que habitualmente se encontra e que promovam uma vida mais saudável e um mundo melhor: marionetas, criatividade, brincadeiras, literatura, yoga, ciência, teatro, shiatsu, origami, dança, ecologia e muito mais.
A primeira edição realizou-se em Abril de 2015 na cidade de Évora e foi um sucesso: várias centenas de pessoas passaram por lá, participando nas diversas actividades. O sucesso repetiu-se na segunda edição, realizada em Setembro do mesmo ano.
Queremos realizar uma terceira edição ainda melhor em Maio e novamente em Évora, onde nada de semelhante existe e cuja população tem de se deslocar a Lisboa para ter acesso a actividades diferentes. Desta vez queremos que a Festa tenha ainda mais factores de atracção e participantes: workshops, actividades alternativas para crianças e suas famílias. A data prevista para a realização desta terceira edição é 21 de Maio.
O acesso do público é gratuito, também não cobramos nada às diferentes entidades que convidamos a estar presentes e a participar, mas há custos a suportar e por isso precisamos da vossa ajuda para dar continuidade a um projecto que sabemos ser importante para o desenvolvimento local e, sobretudo, das suas crianças e famílias.

1ª edição da Festa Alternativa Infantil
Sobre o promotor
A organização é fruto da parceria de duas entidades: a Era uma Vez - Teatro de Marionetas e a B de Brincar.
B de Brincar
Sonhada e criada por Vilma van Harten e Carlos Ramos, pais babados de um rapaz cheio de energia, a B de Brincar nasceu da vontade de disponibilizar brinquedos e jogos diferentes, seguros e de qualidade, contribuindo para o desenvolvimento harmonioso das crianças. A sua missão é contribuir para a felicidade das crianças.
A B de Brincar especializou-se em brinquedos alternativos, ecológicos e produzidos em materiais diferentes que, por norma, não se encontram nas grandes superfícies. Grande parte deles são feitos em madeira, uma das melhores alternativas à proliferação do (perigoso) plástico e outros materiais sintéticos que inundam a grande maioria das lojas de brinquedos.
Era uma Vez - Teatro de Marionetas
Companhia familiar de teatro de bonecos, já com mais de vinte anos de existência, a Era uma Vez – Teatro de Marionetas conta com a colaboração de inúmeros artistas de diversas áreas como as marionetas, o teatro, a música, a poesia, a pintura, o vídeo e tudo o que é necessário para dar vida aos espectáculos que nascem desta estrutura.
José Carlos Alegria, seu fundador, nasceu em Évora corria o ano de 1953. Sob a direcção do Mário Barradas e do Luís Varela, fez o curso de formação de actores do Centro Cultural de Évora (1977/1979). Trabalhou como actor no Centro Cultural de Évora, no Teatro da Rainha e no Centro Dramático de Évora. Durante seis anos foi um dos actores que deu vida aos Bonecos de Santo Aleixo. Em 1991 fez o seu próprio teatro de bonecos, o ERA UMA VEZ, TEATRO DE MARIONETAS.
No virar do milénio o seu filho, Carlos Miguel Meira Alegria, foi trabalhar com ele e a sua filha, Ana Margarida Meira Alegria juntou-se a eles em 2006. Os cenógrafos Vasco Fernando, António Canelas, Iria Kovacs e Amândio Anastácio fizeram a quase totalidade dos seus bonecos.
Já apresentaram os seus espectáculos em Portugal, Espanha, Andorra, França, Suíça, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Bélgica, Itália e São Tomé e Príncipe.
Orçamento e Calendarização
À semelhança das anteriores edições, a 3ª Festa Alternativa Infantil tem acesso completamente gratuito: a entrada é livre, assim como a participação nas diversas actividades. Para o conseguirmos, contamos com a participação "pro bono" de diversas entidades. No entanto, na realização deste evento, há custos associados à sua divulgação (cerca de 60% do valor solicitado) e à sua logística (cerca de 40%).
Como prevemos a realização do evento no final de Maio (dia 21), temos um tempo muito limitado para obter os apoios necessários. Contamos ter o programa fechado até 31 de Abril.
Galeria de Imagens
B de Brincar
Manter apoios
Caros apoiantes,
Ficamos muito gratos pelas mensagens que recebemos mostrando vontade de manter contribuições, uma vez que pretendemos realizar o evento.
Quem o desejar, poderá solicitar a devolução do apoio através da plataforma (seguindo as regras definidas: http://ppl.com.pt/pt/node/48052 e http://ppl.com.pt/pt/node/47) e enviar-nos um e-mail a solicitar o nosso NIB para o apoio directo (cramos@bdebrincar.com).
Muito obrigado e boas brincadeiras!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
B de Brincar
Agradecimento
Caros apoiantes,
Antes de mais, o nosso mais sincero agradecimento a todos que contribuíram para o nosso projecto "Festa Alternativa Infantil - 3ª Edição".
Infelizmente, não conseguimos reunir todo o montante necessário (500 €) dentro do prazo limite, pelo que todos os apoios reunidos serão devolvidos segundo as regras da plataforma PPL (ver http://ppl.com.pt/pt/node/48052 e http://ppl.com.pt/pt/node/47).
Mantemos a intenção de realizar o projecto na data prevista, embora a não obtenção de financiamento impeça que o façamos nos moldes inicialmente previstos (principalmente nos aspectos logísticos e de divulgação).
Muito grato a todos,
Carlos Ramos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ana AraújoB de Brincar
Porque não manter os apoios?
Olá Carlos,
Uma pena que não tenha sido possível recolher o financiamento previsto. Contudo, se estão a prever realizar o evento de qualquer modo, não existirá uma possibilidade de manterem a verba recolhida até ao momento? Não posso falar pelos outros apoiantes, mas pela minha parte, faria gosto em que a verba mantivesse o mesmo destino e que contribuísse de algum modo para a concretização da festa.
Cumprimentos,
Ana
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Yoann NesmeAna Araújo
Manter apoios
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários