O projeto “Vamos transportar o Drewry” tem por objetivo reunir 5.000,00€ para transportar o último exemplar dos Locotratores Drewry, de Guifões a norte de Portugal, para o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento.
A primeira série de veículos equipada com motor diesel a chegar a Portugal foi a dos locotratores Drewry em 1948. Estas unidades foram compradas junto com outro tipo de material circulante no âmbito do plano de reequipamento do Estado português, com o propósito de substituir a frota de material circulante a vapor, cuja circulação se encontrava reduzida devido à escassez de carvão. Os locotratores Drewry possuíam um motor diesel Gardner com uma potência de 200CV e dispunham de três rodados conjugados por bielas. Estavam equipados com freio de vácuo, a velocidade máxima era de 41,5 km/h e a potência nominal, nas rodas, era de 150 CV. Destinados à realização de manobras, começaram por prestar serviço no Barreiro e em Campolide. Os últimos anos de vida desta série de seis locotratores (1001-1006) foram passados em Campanhã. O projeto “Vamos transportar o Drewry” tem por objetivo reunir a verba necessária para transportar o último exemplar dos Locotratores Drewry de Guifões a norte de Portugal, para o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. Após a sua chegada, o Drewry será objeto de restauro e integrado na exposição permanente do Museu, à disposição de todos os que queiram conhecer mais este marco da história dos caminhos de ferro em Portugal
Sobre o promotor
O Museu Nacional Ferroviário (MNF) é uma entidade pública, sem fins lucrativos, inaugurado em 18 de maio de 2015 na cidade do Entroncamento. O MNF veio contribuir para a requalificação urbana do espaço público bem como para a qualificação da região Centro, em termos culturais e de oferta turística. A reabilitação dos edifícios de elevado valor patrimonial, como é o caso das antigas oficinas das locomotivas a vapor, respeitou a arquitetura do ferro e a sua função original, atribuindo ao MNF características únicas em toda a Europa. Em termos de conteúdos programáticos, inovou na abordagem à apresentação dos conteúdos museológicos e patrimoniais e apresenta uma Programação Cultural, ainda limitada, mas de grande honestidade cultural e científica. É um Museu acessível a todos com o objectivo de tornar conhecido e apreciado por todos o riquíssimo Património Ferroviário Português. Destacam-se dois grandes projetos de conservação e restauro de Património Ferroviário: o restauro do Comboio Real, único exemplar completo na Europa e a inauguração do Comboio Presidencial, em Dezembro de 2013, composição emblemática e ex-libris da nossa coleção. O Comboio Presidencial foi alvo de restauro integral, estando apto a circular em toda a linha férrea nacional, sendo o primeiro projeto do género em Portugal tendo sido merecedor do Prémio APOM 2014 para o melhor projeto de restauro nacional. A abordagem programática não esquece as crianças, estando o MNF a dar os primeiros passos junto da comunidade educativa da Região Centro, num trabalho que, necessariamente, terá também de passar pela criação de hábitos culturais, não se demitindo o Museu dessa responsabilidade, enquanto equipamento nacional. Embora ainda numa fase embrionária, o trabalho para o público infantil já mereceu uma importante distinção internacional, o Prémio Prata no Festival Internacional de Audiovisual para Museus e Património (FIAMP) Moscovo 2014, com o totem de realidade aumentada para crianças, "Mr. Steam, o Comboio é nosso amigo”, tornando o MNF no único museu nacional com esta distinção.
Orçamento e Calendarização
Orçamento: 5.000,00 Euros. O orçamento respeita o valor do transporte por via rodoviária bem como o aluguer de gruas necessárias à operação. O transporte será efetuado entre Guifões e o Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento. O prazo da campanha é de 60 dias.
Ao valor do orçamento acresce a Comissão de 5% da PPL, acrescidos de IVA, perfazendo 307,50 Euros.
Galeria de Imagens
Fundação Museu Nacional Ferroviario
Museu Nacional Ferroviário
Caros apoiantes
Agradecendo mais uma vez o vosso apoio, vimos pedir o favor a todos os nossos apoiantes que optaram por colaborar de forma anónima que nos contactem, caso desejem receber a vossa recompensa porque nós não temos forma de o fazer.
Por favor, escrevam-nos para o email museu@fmnf.pt
Muito obrigada
A equipa do Museu Nacional Ferroviário
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Fundação Museu Nacional Ferroviario
A equipa do Museu Nacional
A equipa do Museu Nacional Ferroviário agradece aos 65 apoiantes que tornaram possível a Missão de trazer o Drewry para o museu. Muito em breve entraremos em contato, por e-mail, com todos os apoiantes. Informaremos da data da operação de movimentação no nosso facebook e website. Muito obrigado a todos!
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Pedro Rodrigues Costa
Página do Facebook - Museu Nacional Ferroviário - Drewry
Caro Museu Nacional Ferroviário,
Exº Senhores,
Para além desta plataforma, a vossa campanha está e bem no Vosso facebook - Museu Nacional Ferroviário que se encontra disponível no endereço:
https://www.facebook.com/Fundacao.Museu.Nacional.Ferroviario
Tendo observado que a partilha da campanha em causa e aqui presente neste site, por força de novas publicações deixou de estar em destaque no Vosso facebook, venho por este meio sugerir que o "post" seja colocado de novo em destaque no vosso facebook em página inicial do Museu Nacional Ferroviário.
Claro que compreende que as iniciativas entretanto lançadas pelo Museu Nacional Ferroviário são também importantes, no entanto "empurram" esta iniciativa actual para uma situação de segundo plano no vosso facebook! Esta é a minha opinião pessoal que convosco partilho.
Desejo sucesso para esta iniciativa do Museu Nacional Ferroviário
Com os melhores cumprimentos
Pedro Rodrigues Costa
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Pedro Rodrigues Costa
Drewry - tradução da campanha em língua estrangeira
Caro Museu Nacional Ferroviário,
Ex.º Senhores
Venho por este meio sugerir que esta iniciativa e campanha para o transporte da locomotiva de manobras - Drewry que se encontra disponível na plataformaPPL - Crowdfunding Portugal, seja traduzida em língua inglesa, e se possível também em língua francesa, espanhola e alemã.
Mais, informo que tenho recebido feed-back de entusiastas e admiradores dos nossos caminhos de ferro, no entanto procuram pela página em língua inglesa, francesa, espanhola ou alemã.
Compreendo as dificuldades na tradução, mas não posso deixar de lançar estas sugestões ao Museu Nacional Ferroviário, pois desejo o maior sucesso para esta iniciativa do Museu Nacional Ferroviário.
Fica a sugestão.
Com os melhores cumprimentos
Pedro Rodrigues Costa
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