"Os Donos do Bairro" é uma série viral que pretendo realizar e será protagonizada maioritariamente por jovens actores, dos 8 aos 20 anos, inserida no género de acção, em que eles interpretarão personagens praticantes de artes marciais com habilidades para outras modalidades desportivas (surf, skate, etc.).
"Os Donos do Bairro" é uma série viral que pretendo realizar e será protagonizada maioritariamente por jovens actores, dos 8 aos 20 anos, inserida no género de acção, em que eles interpretarão personagens praticantes de artes marciais com habilidades para outras modalidades desportivas (surf, skate, etc.).
Cada personagem terá um método de combate próprio, embora todos eles tenham as mesmas bases. Estão previstas a realização de 12 episódios, entre 8 a 10 minutos de duração.
Ao todo são cinco personagens principais: 2 raparigas (entre 14 e 17 anos) e 3 rapazes (entre 11 e 20 anos).
Os jovens actores irão executar coreografias de lutas teatrais corpo-a-corpo e com bastões, criadas por mim. Sem dúvida que essas coregrafias serão executadas em segurança e os actores também serão treinados por mim.
"Os Donos do Bairro" baseia-se em factos que ocorrem na sociedade actual, procura expor a maneira como os jovens encaram os obstáculos no seu dia-a-dia e como os superam, tendo em conta a educação que têm e o grupo de amigos a qual pertencem.
Hoje em dia a sociedade obriga aos pais a protegerem os seus filhos, mas é também necessário prepará-los para enfrentarem a vida na fase adulta.
Esta série é um projecto pessoal, através da qual pretendo abordar temas como a ética, comunicação e compreensão, partilha e superação. As personagens principais orientam jovens que não têm ninguém quem lhes indique o caminho a seguir e, corrigem comportamentos desviantes de jovens e adultos, resultado da má orientação ou da ausência dela.
Iremos ver coreografias espectaculares de lutas teatrais corpo-a-corpo e com bastões, corridas, saltos, desportos radicais, e muito mais.
A realização dos episódios está agendada para o verão. Por isso, a série terá duas temporadas. A primeira temporada será realizada no ano corrente, estando a realização do primeiro episódio prevista para a última semana de Julho. O segundo, o terceiro, o quarto e o quinto, serão realizados em Agosto e Setembro, também do ano corrente.
De Outubro de 2012 a Abril de 2013 será o período de treino intensivo de coreografias complexas, física e mentalmente exigentes.
Sinopse
Um jovem de 20 anos, fisicamente atlético, praticante de artes marciais, órfão de mãe, revoltado com a situação em que a sociedade actualmente se encontra, reune quatro jovens também revoltados, com idades compreendidas entre 11 e 17 anos (2 raparigas e 2 rapazes). Os cinco decidem tomar a iniciativa de mudar a forma como a sociedade está formatada, à sua imagem, onde todos terão de viver de acordo com as leis por eles estabelecidas. Eles passam por vários obstáculos para conseguirem atingir os seus objectivos, a harmonia e a justiça social. Enfrentam jovens e adultos com comportamentos desviantes, devido a má orientação ou a ausência dela. A experiência de vida dos adultos e a imprevisibilidades dos jovens adversários tornam difícil de executar essa tarefa.
Cada um dos membros do grupo tem personalidade própria e "background" diferente da do próximo. Mesmo assim, o grupo mantem a união. Mas a questão que se coloca é, "como é que um rapaz de 20 anos consegue liderar o grupo e mante-lo unido?".
A discordância entre indivíduos igualmente fortes, quer física quer mentalmente, exige que o líder tenha o dobro das capacidades. Que capacidade é que um rapaz de 20 anos tem para liderar um grupo tão complexo?
Como disse anteriormente, a realização do primeiro episódio está prevista para a última semana de Julho do ano corrente. É desta forma que apresento a sinopse do primeiro episódio.
Sinopse – Episódio I
RITA GANDRA, uma jovem de 17 anos de família de classe alta e muito protectora. Ela é praticante de Kung Fu e tem instrutor particular. Nunca falta nada à RITA. Não tem nenhuma outra experiência de vida sem ser a que os pais a habituaram. Um dia, LOMAR, o seu melhor amigo, leva-a pela primeira vez a passear a pé nas ruas de Lisboa. LOMAR apresenta-a aos seus amigos de classe média baixa e de classe baixa. Nesse dia, a RITA chega a casa à noite, completamente alterada a nível emocional, agressiva. Não habituada ao que viu enquanto regressava a casa, na manhã seguinte, ela vai para o quarto dos pais e espera que eles acordem. Quando os pais acordam, tem lugar uma discussão na qual a RITA exige respostas e explicações que têm a ver com a realidade. RITA monopoliza a discussão na qual manifesta a sua raiva.