Livro baseado num caso real. Alguns nomes foram alterados para a versão espanhola. Este livro revela diversos casos de corrupção e fraude no valor de milhões de Euros, quer em Portugal, quer nos negócios com Angola e Moçambique no sector da Construção. O esquema envolve grandes empresários, economistas, advogados muito poderosos, funcionários públicos e até políticos. Aqui começa o final duma prometedora carreira profissional de um jovem Director que, após uma reflexão pessoal de ...
O autor deste livro foi despedido no ano 2013 depois de notificar já no ano anterior e por escrito o seu patrão, a decisão de abandonar a empresa caso não fossem corrigidos as contínuas fraudes nas operações de compras e logística. No entanto, a empresa iria continuar a pagar salários e segurança social por um período superior a meio ano...neste livro explica-se o porquê desta acção "altruista".
O esquema passa por actores tão poderosos que perante a ameaça de revelar o fraude, foi constituído arguido segundo a recente Sentença 3890/14.6 TDPRT do DIAP Porto, onde paradoxalmente não foi ouvido porque, além de não ser comunicado telefonicamente, e-mail ou skype, nem notificado na sua residência em Espanha, aponta a sentença uma situação de "paradeiro desconhecido" com depoimento no tribunal dos seus ex-advogados Pedro Mariano Falcón & Nuno Cereza Enamorada e do seu ex-patrão Manuel Rodriguez da empresa Politérmica Engenharia.
Neste livro explica-se detalhadamente o mecanismo fraudulento que permite a uma empresa, muito bem relacionada em entorno de funcionários públicos, inspectores, grandes empresas de construção, economistas, advogados e políticos, consegue prevaricar em reuniões nos diversos restaurantes de luxo do Porto, em barcos privados no Rio Douro e até no Estádio do Dragão!
Entre os actores encontra-se a empresa Politérmica, colaboradores e assessores da JP Lobo, economistas, advogados poderosos, assim como as grandes empresas construtoras: " Mota-Engil " e "Teixeira Duarte".
O Autor dispõe de toda a documentação porque, tal e como o escritor José Gomes Ferreira, compartilha o mesmo denominador comum...o bom hábito de guardar todos os documentos e facturas ano após ano. De facto, ainda conservo a minha caderneta do banco CGD na altura de estudante em Coimbra!
Este livro apresenta um trabalho de quase 3 anos onde finalmente e com recursos económicos próprios, jornalistas espanhóis aceitaram o desafio literário do projecto "Condenado por corrupción... sin un juicio" e do segundo livro "Identidad Doble: Azul y Verde" que recolhe toda a prova documental, assim como informação privilegiada do último negócio acompanhado pelo Ministro Paulo Portas da Politérmica na Venezuela.
O Autor decidido recorrer ao crowdfunding em Portugal para revelar todos estes casos de fraude e corrupção.