Existem cerca de 88 espécies de cetáceos no mundo. Os cetáceos são animais amplamente distribuídos pelos oceanos, capazes de se deslocarem por grandes distâncias mas também de d...
Existem cerca de 88 espécies de cetáceos no mundo. Os cetáceos são animais amplamente distribuídos pelos oceanos, capazes de se deslocarem por grandes distâncias mas também de demonstrarem fidelidade a certas áreas por onde ocorrem. A distribuição da maioria das espécies de cetáceos é parcial ou totalmente tropical. No entanto, existe pouca informação sobre as comunidades de cetáceos tropicais na maioria das zonas do mundo o que impossibilita a avaliação do seu estado e a consequente criação e aplicação de medidas de conservação. Como é o caso de São Tomé e Príncipe.
São Tomé e Príncipe parece ser uma importante área marinha para cetáceos devido à abundância de alimento e grandes profundidades que fazem com que espécies costeiras e de mar alto ocorram próximo de costa. No entanto, a informação é ainda escassa e descontinuada. Para além disso, nesta região, a exploração petrolífera e actividade turística baseada na observação de cetáceos começam agora a ter expressão. A estas duas actividades junta-se a pesca que também pode ter um impacto nos cetáceos pela captura acidental e atitudes humanas negativas devido à competição pelos recursos.
Desde 2002 que se têm feito esforços para estudar a diversidade de cetáceos deste país, através de três entidades: A Escola de Mar, A Associação para as Ciências do Mar e mais recentemente a MARAPA, através da Operação Tunhã. Desde então já foram avistadas 8 espécies de cetáceos: baleia-corcunda, golfinho-roaz, golfinho-malhado-pantropical, orca, cachalote, cahalote-anão, baleia-piloto e mais recentemente a falsa orca. O nosso objectivo é estudar a ocorrência e diversidade de cetáceos, bem como a distribuição e utilização do habitat, contribuindo para o aumento do conhecimento científico sobre as espécies e da conservação marinha local.
Assim, os resultados deste projecto vão permitir identificar e caracterizar zonas de intenso uso, prever a ocorrência e alterações temporais e espaciais das espécies e interpretar tendências populacionais. Em última análise, toda a informação sobre a diversidade e ocorrência de cetáceos em São Tomé e Príncipe poderá contribuir para a implementação de esforços de conservação para as espécies ocorrentes de uma forma correcta e eficaz.
Este projeto permitirá realizar uma missão com a presença de dois biólogos, Andreia Pereira e Francisco Martinho, para realizarem o saídas de mar de investigação e também de sensibilização ambiental integradas nas actividades da ONG MARAPA, no âmbito da Operação Tunhã. O apoio financeiro necessário servirá apenas para cobrir as despesas de deslocação. Contamos consigo!
NOVIDADES:
1 - O projecto foi noticiado pelo Ciência Hoje
2 - O projecto também teve ajuda na divulgação pela revista Super Interessante: http://www.superinteressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1763%3Abiologos-procuram-fundos-para-estudar-cetaceos-em-sao-tome&catid=5%3Anoticias&Itemid=79
2 - Se conseguirem financiamento, os dois biólogos irão também participar no seminário internacional "Alterações Climáticas e suas repercussões sócio-ambientais http://climatechangestp2012.weebly.com/programa-cientiacutefico.html
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Acompanhem o nosso projecto no facebook: http://www.facebook.com/stpcetaceos
Associação para as ciências do mar: http://www.facebook.com/associacaoparaascienciasdomar
MARAPA: http://www.facebook.com/pages/Marapa/217952911627145
Escola de Mar: http://www.escolademar.pt/
Pedro_Soares
Depois de feita a minha
Depois de feita a minha contribuição só resta desejar boa sorte com o projecto :)
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
cecilia pires
bom trabalho
bom trabalho
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários