O Casa 8 é um projecto de fotografia tendo como ponto de arranque a casa 8 no espectro astral. Escorpiónica, visceral e com influência de Plutão, o planeta da transformação e da mudança, a casa 8 rege todos os inícios e todos os fins.
Para mim é difícil ter que recorrer a este espaço, principalmente quando o mesmo é precioso para ajudar projectos tão ou mais meritórios. A verdade é que sem emprego e mesmo com biscates é impossível acabar um projecto que já tem quase dois anos e que vai perder ritmo e espaço para ser feito se não tivermos este empurrão.
Do que se trata então o Casa 8?
É um tratado visual sobre sexualidade ou como eu gosto de lhe chamar, um estudo escopofílico sobre pornografia espiritual. Como desconstruir este tema?
Já quase tudo foi falado e mostrado sobre sexualidade, principalmente o que é mais aceitável, fácil de consumir, ou o que é chocante, mas simultaneamente atraente. O que a casa 8 se propõe a fazer é o inverso; criticando a banalização do mesmo, criticando através da fotografia à forma como a humanidade se entrega, cruza e lança as suas sementes não prestando qualquer atenção aos seus frutos.
O projecto conta com o talento dos seguintes artistas/modelos: Rui Reininho, Jéssica Chantre, Ivo Canelas, Sara Ribeiro, Isabel Abreu, Cláudia Soares, Ana Ferrão, Maria Albuquerque, Diego Bueno, Diogo Faria, Maria Leite, Marta Neto, Joana de Verona, Emanuel Arada, Cátia Terrinca, Filipe Jorge Dias, Gabriela Santos, Elísio Donas, Inês Antunes de Almeida, David Mesquita, Paula Garcia, Joana Pais de Brito, entre muitos outros.
Algumas sessões do CASA 8
Sobre o promotor
MAR, Margarida Rodrigues, nascida em 1987 sob o signo peixes. Formada em Psic. Educacional, fotógrafa e ilustradora. Autora do livro de fotografia editado pela Chiado Editora em 2014 "With the Absolute Heart of the Poem of Life" sobre a Beat Generation.
Bem sei que sou considerada a autora, mas o meu trabalho não existe sem uma imensidão de pessoas que me acompanham. Técnicos de FX, maquilhadoras, stylists, escultores, estilistas, modelos, actores e muito mais que emprestam o seu talento SEM QUALQUER TIPO REMUNERAÇÃO. Eis a equipa técnica: Iolanda Gradim, Miguel, Morazzo, Nuno Rocha, Catarina Santiago, Carla D'Oliveira, Cátia Nóbrega, Olga José, Rita de Castro, Marta Monteiro, Jink, Vânia Cruz, Joana Barbino, João Rapaz, Pedro Barroso, Bárbara Carvalho, Ana Rodrigues, Mónica Jardim, Paulo Trindade, Elísio Donas, Carlos Silva, Valentim Quaresma, Maria Gonzaga, Bárbara Madaíl, entre muitos outros.
Orçamento e Calendarização
Já foram feitas 8 sessões, que poderão ver numa das imagens em anexo. Faltam mais 15, quase, sendo que 10 delas envolvem custos com efeitos especiais e produção (aluguer de estúdio, transporte e aluguer de peças).
Pode parecer muito para um projecto de fotografia, mas exponho-vos a situação: cada aluguer de estúdio por hora é 50 euros, gasolina (pouca, tento fazer tudo no centro de Lisboa), peças (muitas são emprestadas mas outras são alugadas). O principal está no material necessário para os efeitos especiais: silicone, espumas, sangue falso, tinta, próteses, etc.
Gostaríamos de angariar este montante até Junho para conseguirmos finalizar o projecto até ao final do ano e podermos apresentá-lo ou a uma editora ou fazer dele uma exposição.
Nota: 30 euros de comissão para a PPL + IVA.
Galeria de Imagens