Milhões de portugueses utilizam o telemóvel, mas simultanemanete acreditam na astrologia. Por outro lado, as leis científicas funcionam perfeitamente milhões de vezes ao dia sem...
Milhões de portugueses utilizam o telemóvel, mas simultanemanete acreditam na astrologia. Por outro lado, as leis científicas funcionam perfeitamente milhões de vezes ao dia sem nos apercebermos delas. Por exemplo, quando acordamos, pomos o pé fora da cama e assumimos que a gravidade funciona. E funciona. Sempre!
Neste mundo altamente científico, só 6% dos portugueses compreendem um artigo de ciência no jornal Público. Isto denota falta de Literacia Funcional.
O AstroPT é uma plataforma online de ciência com 40 colaboradores e mais de 3 milhões de visitantes que pretende criar uma sociedade com literacia funcional.
Este é um projecto em língua portuguesa que se distingue de outros porque é feito por especialistas em ciência, com informação credível e multidisciplinar, e com bastante interacção entre os especialistas e os visitantes. Estas são vantagens competitivas sem paralelo no mundo.
O intercâmbio entre comunicação social, investigadores e público, levará a um projecto-piloto de venda de uma revista online sobre as temáticas que são já abordadas no AstroPT. Pretende-se criar um espaço com informação mais detalhada sobre temas especificos na área da ciência. São necessários fundos para cobrir custos com artigos, registo e design da revista, domínio AstroPT e outras tarefas administrativas.
O impacto de aumentar a literacia funcional levará a uma mudança do paradigma mental vigente, a uma maior inovação, a um crescimento do pensamento crítico, a mais emprego, a um elevar do empowerment, e sobretudo levará a uma série de spillovers para se criar uma sociedade onde as pessoas compreendem o mundo científico que as rodeia.
Com os vossos contactos, e contribuições... vamos mudar o mundo!
PPL Crowdfunding
Palestras sobre assuntos associados ao fim-do-mundo.
FNAC Colombo, dia 21-12-2012.
Mais info: http://astropt.org/blog/2012/12/14/grande-evento-nacional-do-astropt-21-...
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Antonio Brito
apoio ao astropt
Meus caros, embora tivesse obtido a senha de MB no dia 7, só hoje me foi possível ejectuar o pagamento, pelo que o meu saldo no PPL está disponível; no entanto não consigo fazer com que V. seja transferido, pq o "projecto já foi concretizado a 9/12/2012? como posso tornar efectiva a minha contribuição? cumps
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
jorgemotalmeida
Um projecto
a ter em consideração. Os parabéns à equipa que conseguiu o almejado.
Jorge Almeida
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Bruno Ferreira Nascimento
Sustentabiliade
Muito bom. Têm toda a razão. Como dizia Carl Sagan: "o facto de a maioria das pessoas nada saberem de ciência (naturais), virar-se-á contra a humanidade". Eu, como licenciado em Direito, confesso que sou um analfabeto. Estou a dar os primeiros passos em ciências e quero ser totalmente sustentável. Coisa, aliás, que a comunidade científica pouco faz. Se o mundo está um caos, a responsabilidade passa pelas marionetas dos cientistas, que pouco fazem para serem sustentáveis e ajudar os demais a serem-no também. Se boa parte da população fosse sustentável, o sistema monetarista caía e não precisaríamos mais de competir e pagar para sobreviver num planeta que nos dá tudo o que precisamos. Sou agente e vítima da sociedade, como todos, mas não o quero ser mais.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Marco Filipe
Parabéns!
Para o infinito e mais além! Mas ainda faltam dois dias para terminar! Continuem a contribuir pessoal
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Vera Gomes
Olá Isabel!
Olá Isabel!
Obrigada pelo seu comentário! Ver o trabalho reconhecido de todos os que colaboram com o AstroPT é um enorme orgulho : )
Cumprimentos
AstroPT
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Isabel M C Marreiros
Revista AstroPt
Fiz questão de vos apoiar neste momento que precisam, pois quando leio os vossos artigos enriqueço sempre e não gostaria que por falta da nossa contribuição deixassem de existir nas nossas vidas, acho que os meus neurónios iriam sentirmuito a vossa falta. :)
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Vera GomesIsabel M C Marreiros
Isabel,
Isabel,
obrigada pelas suas palavras. É esse tipo de apoio e reconhecimento que nos faz querer fazer ainda mais! : )
Cumprimentos
AstroPT
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários