Ajudar a salvar a produção de Lúpulo em Portugal, apoiando os últimos produtores atualmente existentes e promovendo o interesse da sua plantação e da sua utilização junto de escolas, agricultores e cervejeiros.
Esta planta já foi significativa para a economia portuguesa, mas de ano para ano o seu cultivo tem sido abandonado e em duas décadas a produção teve uma queda de 90%, encontrando-se atualmente em vias de extinção. Recentemente uma forte tempestade arrasou parte da produção de um dos últimos resistentes produtores o Sr. Rodrigues, agricultor de Pinela da aldeia de Trás-os-Montes, região considerada uma das melhores zonas do mundo para a cultura do lúpulo.
![](https://ppl.pt/sites/default/files/styles/proj-inline/public/projects/img/06_0.jpg?itok=o3M55N5h)
Arménio Martins e Sr. Rodrigues
Esta campanha destina-se a apoiar os últimos produtores atualmente existentes e promovendo o interesse da sua plantação e da sua utilização junto de escolas, agricultores e cervejeiros.
Nós comovemo-nos e vamos ajudar!
Ajude-nos a ajudar!
É fácil de contribuir.
O que é e para que serve o Lúpulo?
Sem lúpulo não há cerveja. É o principal aditivo de aroma e paladar da cerveja.
É um dos ingredientes principais na produção de cerveja - os outros são o malte de cevada, a levedura e água. Estes são os ingredientes utilizados essencialmente na produção de cerveja artesanal que segue a Lei da Pureza da Cerveja.
Da planta trepadeira Humulus lupulus, utilizamos apenas a flor, que contêm um óleo essencial com um sabor amargo que contraria a tendência doce do malte, tornando esta bebida mais equilibrada. O lúpulo confere o aroma e amargor característico da cerveja.
Podemos diferenciar basicamente entre variedades de lúpulo de amargor e lúpulo aromático.
Uma receita de cerveja artesanal utiliza vários tipos lúpulo de amargor ou aroma, que combinados entre si harmonizam numa ótima cerveja.
O lúpulo contribui também para a estabilidade microbiológica e físico-química da cerveja, é um conservante natural.
As variedades desenvolveram-se a partir de uma seleção natural (produtores e cervejeiros), as principais regiões de cultivo possuem a sua própria variedade o que na maioria dos caso dá nome à região.
Portugal tem várias regiões com características ideais para a plantação do lúpulo, como é o caso de Trás-os-Montes.
O lúpulo é uma planta trepadeira, com altura até 7 metros.
Vigas de cimento e estruturas de arame criam os chamados “jardins de lúpulo”. Criando uma paisagem agrícola inigualável, mas com custos elevados.
Ajudar a salvar a produção de Lúpulo em Portugal
“Apoio à produção de lúpulo em Portugal”
Queremos deixar um agradecimento público a todos os que de uma forma ativa contribuiram e apoiaram esta iniciativa de cariz solidário, cujo objetivo visa preservar a plantação do lúpulo
Recentemente lançamos a Sovina Fresh Hops e parte da receita das vendas reverte para esta campanha.
Todos os contributos são importantes e solicitamos a vossa colaboração para que esta iniciativa seja um sucesso divulgando esta campanha junto dos vossos amigos.
Vamos preservar esta produção para as futuras gerações!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários