Angra e o Verde é um projeto que pretende editar um livro sobre os jardins antigos e atuais da cidade de Angra do Heroísmo, nos Açores. Esses espaços tão agradáveis em que go...
Angra e o Verde é um projeto que pretende editar um livro sobre os jardins antigos e atuais da cidade de Angra do Heroísmo, nos Açores.
Esses espaços tão agradáveis em que gostamos de passear ou, simplesmente, de contemplar, transportam consigo um bocadinho da história das pessoas e das épocas em que foram construidos. São como objetos do passado que têm a capacidade de nos despertar memórias, mas são muito mais frágeis do que qualquer outra construção humana já que são construções vegetais.
Jardim Duque da Terceira. Década de 50 Século XX
Jardim Duque da Terceira. Década de 20 Século XX
O primeiro jardim publico que se construiu na cidade já não existe, embora tenha sido construido em 1814. Depois dele, outros jardins foram construidos, destruídos, abandonados e esquecidos; e de lugares de convívio foram passando a lugares de passagem: o jardim do Porto de Pipas, o jardim dos Corte Reais...
Com este livro pretendo resgatar a memória desses espaços e devolvê-los ao conhecimento de todos.
Recolhi muita informação e imagens sobre a forma como os angrenses acompanharam o mundo científico e artístico e construiram os seus espaços exteriores de lazer e, mais importante ainda, como os utilizaram.
Por essa razão, os assuntos que integram este livro são os seguintes|
O VERDE PRIVADO E AS QUINTAS DE LAZER
O VERDE PÚBLICO:
O Passeio Público do Alto das Covas, ou de S. Gonçalo
O Campo do Relvão
O jardim do Porto de Pipas
A quinta experimental da Sociedade Agrícola
O jardim público Duque da Terceira
O jardim dos Corte Reais
Monte Brasil – o Parque da Cidade
Os pequenos projetos e as campanhas de arborização e embelezamento
O VERDE SEMI-PÚBLICO
O jardim do Governo Civil
O jardim do Paço Episcopal
Jardineiros, floricultores e amantes do Verde
Sugestão de capa e impressão final