Apoio à edição de um guia pedagógico e divertido para que toda a família, adultos e crianças, fiquem a conhecer o fascinante Cemitério dos Prazeres!
A Play Slow é uma marca que pretende semear em cada família a curiosidade pelo que a rodeia, promover momentos de qualidade em família, diminuir o tempo que as crianças passam em frente ao ecrã, fomentar os hábitos de leitura, e reaproximar as famílias urbanas da natureza.
Os guias "Famílias Curiosas" já contam com 3 edições: "Famílias Curiosas no Jardim da Estrela", "Famílias Curiosas em Campo de Ourique" e "Famílias Curiosas na Tapada das Necessidades". Pretendo agora editar o 4.º volume sobre o Cemitério dos Prazeres.

Interior do guia "Famílias Curiosas no Cemitério dos Prazeres" (maqueta)
Cada guia contém um mapa com vários pontos assinalados que propõe um percurso para conhecer o fascinante Cemitério dos Prazeres. Durante o percurso serão sugeridos desafios e atividades, para aguçar a curiosidade dos mais pequenos da família! (idade aconselhada > 9)
O Cemitério dos Prazeres é um (se não "O") dos mais importantes de Portugal. É muito rico a nivel de História, arquitetura, escultura, heráldica etc. Um passeio pelas rua deste "museu a céu aberto" é uma viagem no tempo ao séc. XIX.
É inevitável falar de cemitérios sem falar de morte. Porque não aproveitar este guia para falar sobre o tema de forma natural sem que tenha de ser mórbido, ou um tabu? A verdade é que a morte é o que temos de mais certo na vida! Na última página do guia coloquei algumas questões existenciais como: “Se não houvesse amanhã, o que fariam hoje de diferente?”, para promover o pensamento e discussão em família.
Mortinhos por conhecer o Cemitério dos Prazeres?
>> Como pequena empreendedora que tem financiado tudo com capitais próprios, gostaria agora de tentar esta modalidade de financiamento coletivo. Sejam uma #famíliacuriosa e ajudem-me a acreditar que um dia farei uma coleção que abranja toda a cidade de Lisboa!
Obs.: Este cemitério tem regras restritas para cerimónias fúnebres. Apenas podem ser enterrados Bombeiros, Polícias e Artistas nos talhões respetivos, e só podem ser inumadas as pessoas que possuam um jazigo de família, ou que comprem um que esteja abandonado (caso tenham interesse, fiquem já a saber que aqui os jazigos estão pela hora da morte!). Como tal, é o cemitério mais indicado para visitas de lazer pois a probabilidade de estar a decorrer um funeral no dia da vossa visita é mais reduzida.
