Um livro inédito que revela 40 moradias em Colares, mostrando, do ponto de vista histórico e documental, a melhor arquitectura moderna de uma região de veraneio por excelência.
Olá! O meu nome é João Cardim e nasci numa casa de férias na Avenida do Atlântico, entre Colares e a Praia Grande, mesmo em frente à linha do eléctrico. Sempre me lembro de gostar de arquitectura, e sempre me fascinou andar pelo pinhal, descobrir novos caminhos e espreitar as casas que apareciam por entre as árvores. Há alguns anos decidi unir estas duas paixões e conhecer a minha terra com mais profundidade. Este livro é o resultado!
Apoie a edição de um livro de inequívoco interesse cultural e documental, de grande formato, com 160 páginas e 200 ilustrações, entre imagens de arquivo, desenhos originais e fotografias actuais realizadas expressamente para esta publicação.
Trata-se do primeiro estudo inteiramente dedicado à evolução da arquitectura sazonal na região de Colares, abarcando um vasto território, desde o Cabo da Roca até às Azenhas do Mar, passando por locais emblemáticos como Almoçageme, Praia Grande, Rodízio, Banzão, Pinhal da Nazaré, Praia das Maçãs, entre outros; e incluindo núcleos de referência como o Bairro dos Arquitectos, o Bairro dos Alemães ou o Bairro dos Aviadores.
Para além de uma análise histórica da vivência estival entre Sintra e Colares, analisando o fenómeno cultural e social do veraneio precocemente desenvolvido nesta região privilegiada, serão revelados em maior profundidade 40 exemplos da melhor arquitectura doméstica de férias realizados entre 1940 e 1970, a maioria nunca antes publicados, que espelham as aspirações das famílias que, seduzidas pelo carácter único da zona, aqui deixaram as marcas de um estilo de vida que, de alguma forma, ainda perdura. É também dada importância a toda uma rede de equipamentos que aí se foi estabelecendo: piscinas, hotéis, colónias de férias, etc.
Um trabalho rigoroso, consumado num resultado aliciante e pedagógico, que interessará aos frequentadores da região que a pretendam conhecer melhor, e a profissionais das áreas da arquitectura, do paisagismo e do design de interiores, que se queiram deixar inspirar pelos melhores arquitectos portugueses daquele tempo, desde Conceição Silva a Keil do Amaral, passando por Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas, Faria da Costa e Raul Tojal, Victor Palla e Bento d’Almeida, Frederico George, Manuel Tainha, Artur Rosa, Justino Morais, entre outros, muitas vezes com a participação de artistas plásticos consagrados, tais como Maria Keil, Fred Kradolfer, Jorge Barradas e Querubim Lapa.
Este livro resulta do esforço conjunto de João Cardim, arquitecto e autor do texto, e Filipe Jorge, arquitecto, autor das fotografias e director editorial da ARGUMENTUM. Contém também textos de Teresa Valsassina Heitor e Pitum Keil do Amaral.
Para viabilizar economicamente a publicação do livro, decidiu lançar-se esta campanha de crowdfunding. A edição terá as seguintes características:
- Formato: 23 cm x 31 cm
- Número de páginas: 160 páginas
- Impressão a 4/4 cores, em papel couché 170 gr
- Capa dura, plastificada a mate
- Tiragem: 1.000 exemplares;
- PVP: 30€
- Lançamento: Dezembro de 2021
João Cardim
Lançamento do livro CASAS DE
Lançamento do livro CASAS DE FÉRIAS – Arquitectura de Veraneio entre Sintra e Colares
SAVE THE DATE! 3 de Junho de 2022, 18h00, Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal (Campo Grande, Lisboa).
Olá a todos! Chegou finalmente o dia da apresentação pública do livro que vocês todos apoiaram. É já na próxima sexta-feira!
E é para mim um prazer e um privilégio que a apresentação seja feita pelo arquitecto Gonçalo Byrne, Presidente do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos.
Obrigado por terem tornado este sonho realidade. Espero ver-vos por lá!
Mais informação: http://www.bnportugal.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&i...
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
João Cardim
Distribuição dos livros
Boa tarde! Votos de um Feliz 2022!
Ainda falta distribuir alguns livros a apoiantes do crowdfunding. Parei a distribuição porta a porta por volta do Natal devido às restrições em torno da covid-19, mas conto retomar para a semana que vem. Peço desculpa a quem ainda não recebeu o livro.
Qualquer dúvida ou para combinarmos a entrega podem-me contactar através do 967318795 ou do email: arq.cardim@gmail.com
Entretanto, o livro já se encontra à venda em algumas livrarias, tanto físicas como online. De qualquer maneira, caso queiram adquirir mais livros podem sempre contactar directamente a editora através do email: geral@argumentum.pt
Muito obrigado de novo pelo apoio a este projecto e um forte abraço!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
João Cardim
Já chegaram!
Já chegaram e já começaram a ser enviados e distribuídos! Obrigado uma vez mais a todos! Hoje é o último dia para aproveitar o desconto da campanha de crowdfunding. Boas Festas!
PS: Os livros para fora de Lisboa já foram enviados por correio. Em relação aos livros para Lisboa, Sintra e Colares, eu vou distribui-los em mão ao longo dos próximos dias, para garantir que chegam antes do Natal. Por favor estejam atentos à campainha! Obrigado a todos.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
lmviterboJoão Cardim
Moradas dos anónimos
Boa noite, João. No caso dos contributos anónimos, as moradas de quem contribuiu não são reveladas nem sequer aos promotores, pois não?
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
João Cardim
Agradecimentos no livro
Olá! Quero começar por agradecer a todos os mais de 100 apoiantes do nosso projecto. O sucesso da campanha até agora superou todas as nossas expectativas, o que só reforça o nosso esforço em levar até vós o livro nas melhores condições.
A justa expectativa criada junto dos nossos apoiantes é a de que o livro esteja pronto para ser oferecido no Natal. Para tal acontecer, estamos muito empenhados na recta final antes do livro seguir para a gráfica, o que deve acontecer no início da próxima semana.
Isto significa que os apoiantes que façam contribuições após um determinado dia da próxima semana (ainda por definir), quando o livro seguir para a gráfica, já não verão o seu nome na lista de agradecimentos. No entanto, todos os apoiantes que já contribuíram , bem como os que contribuírem até esse dia, terão o seu nome na lista.
Neste sentido, e para ser justo para com os que já apoiaram, pedi para retirar das recompensas a frase “menção do(s) apoiante(s) nos agradecimentos do livro”, para não criar falsas expectativas. Tentarei encontrar uma maneira de agradecer, de uma outra maneira, aos apoiantes desta recta final, até 17 de Dezembro.
Peço-vos que continuem a divulgar a campanha, pois apesar de estarmos próximos do nosso objectivo, ainda falta um esforço final.
Muito obrigado pelo vosso apoio e espero que gostem do livro!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários