Criação de Grupos de Ajuda Mútua (GAM) para pais/cuidadores de utentes com doença mental e rara.
O projecto Cuida(R) dos Raros consiste na criação e implementação de Grupos de Ajuda Mútua (GAM) no Centro Raríssimo Norte, Delegação da Raríssimas a Norte, para pais e outros familiares/cuidadores de utentes portadores de doença mental e rara.
A presença de uma criança com deficiência/doença rara exige que a família se organize para cuidar dela e a sua adaptação dependerá muito das experiências prévias, aprendizagens e a própria personalidade de seus membros.
Urge por isso encontrar soluções de apoio psicológico e social, assim como dotar estas famílias de meios e ferramentas eficazes para debelar os problemas supra mencionados.
Ao longo de 12 meses pretende-se a constituição destes grupos de pais/cuidadores, promovendo a sua interacção, intercalando e complementando esta dinâmica de grupo com acções de formação específicas, através da orientação de um (ou mais) profissional.
Objectivos:
- Promover uma real inclusão das crianças com doenças raras, capacitando os pais e/ou cuidadores;
- Permitir aos participantes no projecto, a aquisição de competências de escuta activa, diálogo, sinalização de ajuda, integração de críticas, explicitação de pontos de vista diferentes e gestão de conflitos pela partilha de problemáticas pessoais comuns, assim como conhecimentos na área de assistência social e direito.
Descrição das actividades:
De acordo com a manifestação de interesse e inscrição, organizaremos grupos de pais e cuidadores. Estes grupos serão espaços de aquisição de competências parentais, discussão das problemáticas e oportunidades, partilha de ideias e experiências e até de actividades lúdicas de convívio.
A programação destas sessões será feita de acordo com o diagnóstico das necessidades e preocupações de cada grupo de encarregados de educação. As competências a adquirir, os temas a debater só poderão ser definidos depois de conhecer as características dos elementos do grupo, que se perspectivam bastante heterogéneas.
Os grupos reunir-se-ão entre uma a duas vezes por mês.
Número de Beneficiários:
Entre 30 a 60 Pais/cuidadores de cidadãos portadores de doença rara e/ou deficiência mental (2 a 4 Grupos de Ajuda Mútua de 15 elementos)
Data de Início e Duração:
O projecto inicia-se a 1 de Janeiro de 2020 e terá a duração de 1 ano.
Como pode ajudar:
Se desejar ajudar-nos com o seu tempo, know-how ou apoio financeiro obtenha mais informações junto do Centro Raríssimo Norte, na Maia, através do n.º 229 608 463 ou e-mail porto@rarissimas.pt.
Em nome dos nossos raros, obrigadÍSSIMA.