Depois de muita dedicação do Grupo Missionário Diocesano de Leiria – Fátima estão reunidas as condições para a criação de um centro de saúde no Gungo para 25.000 habitantes.
Contamos consigo?
O Gungo é uma comuna com 2.200 km2 e que conta com cerca de 25.000 habitantes quase exclusivamente de etnia umbundo. É uma região montanhosa que foi muito afectada pela guerra. A população vive em aldeias muito dispersas, cerca de setenta em toda a comuna. Tenta aos poucos regressar à normalidade da sua vida, mas é difícil pois está muito isolada e tem faltado quem a acompanhe em ordem à resolução dos seus problemas básicos.
A ATLAS – People Like Us associasse ao Grupo Missionário Diocesano de Leiria – Fátima para a criação de um centro de saúde que garantirá ao longo do ano cuidados médicos, especializados, à população. Em 2019 o Grupo Missionário conseguirá que água potável chegue a estas aldeias e estão reunidas as condições para a criação deste centro de saúde.
Para que o projeto se realize precisamos de 5000€. Contamos consigo?
Objectivos:
Combate à pobreza e exclusão social,Direitos Humanos,Saúde
Assistência e monitorização da saúde
Sobre o promotor
O ATLAS tem uma VISÃO integrada do Desenvolvimento em que a Pessoa é o centro das políticas, das acções e das motivações. O verdadeiro desenvolvimento ultrapassa substancialmente a melhoria de indicadores e de estatísticas.
O ATLAS tem como MISSÃO intervir em sectores chave da sociedade, de modo a criar, junto das comunidades locais, alavancas de Desenvolvimento Humano Integrado e Sustentável, com efeito multiplicador continuado, em que as populações autóctones sejam as verdadeiras protagonistas da mudança.
A ATLAS é uma ONGD que nasceu em 2009, em Coimbra. Os associados e voluntários estão comprometidos com o desafio da erradicação da pobreza.
A ATLAS tem três grandes linhas de actuação:
- A Cooperação para o Desenvolvimento
- A Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global
- O Desenvolvimento Local
Mais sobre a ATLAS em www.atlaspeoplelikeus.org.
Orçamento e Calendarização
A equipa de voluntários da ATLAS irá em missão em 2020, momento no qual se entregará o valor angariado ao Grupo Missionário Diocesano de Leiria – Fátima, estrutura responsável pela edificação do centro de saúde, e se estruturará a operacionalização do projeto em conjunto com a população.
Galeria de Imagens