Estudo urbanístico para justificar pequeno investimento público na construção de uma estação ferroviária junto ao hospital de S. João (torna viável a reabertura da Linha de Leixões para passageiros).
Pretende-se obter fundos para pagar a técnicos qualificados, a realização de estudo urbanístico da construção da estação ferroviária da Asprela junto ao hospital de S. João (Porto/Matosinhos). Como se pode observar no video em anexo, a reabertura da linha de Leiões para o trafego de passageiros com a construção desta terá um impacto significativo na mobilidade, mercado imobiliário, coesão social e qualidade do ar na AMPorto.
Estudos da CP/Refer referem que a total reabertura da linha de Leixões ao trafego de passageiros permitirá o tansporte de 2,9 milhoes de passageiros por ano (http://www.cm-matosinhos.pt/frontoffice/pages/242?news_id=4369)
Estima-se que os custos de elaboração deste estudo (componente arquitectónica, engenharia civil e impacto económico) e posterior divulgação junto da administração local e central seja de 2750€.
A campanha vai durar até final de 2017.