Edição em livro de uma selecção de fotopoemas de José Miguel Oliveira, poeta (autor do livro «duas faces do mesmo silêncio») e fotógrafo amador premiado, com uma passagem pelo foto-jornalismo.
Partilha e fusão.
Sim, são essas as palavras que melhor definem este projecto editorial.
Fusão, porque falamos duma simbiose entre fotografia e poesia, em que as duas se alimentam uma da outra, se completam e, assim, se refazem e reinventam. Poderiam existir uma sem a outra? Poderiam. Mas, não seria a mesma coisa.
Partilha, porque a arte não faz sentido senão assim mesmo: coabitada. A arte só existe quando apropriada pelos outros, os destinatários (com aviso de recepção!) e, só assim, se completa. Sem uma tela onde se projectar, a imagem esboroa-se no éter. Tal como uma palavra se perde no vazio, sem propagação, se não tiver quem a escute e lhe dê sentido. No filme «O Carteiro de Pablo Neruda», o carteiro diz ao poeta que a poesia não é de quem a escreve mas sim de quem a usa, de quem precisa dela e dela se apropria.
Pois bem, aqui está um bom mote para a edição deste meu livro! Obrigado.
Nota: A campanha de crowdfunding visa assegurar os fundos necessários para a revisão do texto, paginação e impressão de 500 exemplares do livro; bem como para o design da capa, contracapa e produção do material promocional.

Fotopoema - exemplo 2