A Lura será um espaço onde se misturam dois conceitos: a quinta pedagógica e a ciência interativa, onde os visitantes irão desenvolver aprendizagens e conhecimentos
A Lura será um espaço onde se misturam dois conceitos: a quinta pedagógica e a ciência interativa, onde os visitantes irão desenvolver aprendizagens e conhecimentos, observando a natureza, mas também realizando atividades. A fazer uma pizza pode-se aprender qual a constituição das plantas, a brincar com plasticina aprender como funcionam circuitos elétricos, com um sumo natural estudar a velocidade das reações químicas, nas folhas das árvores observar simetrias, e muito, muito mais...
Estrategicamente perto de vários centros urbanos, como Faro, Olhão e Loulé, mas também no coração do mundo rural, este projeto irá desenvolver-se na freguesia da Conceição de Faro, num espaço com moradia típica algarvia, piscina, relvado, baloiços e uma área agrícola onde se poderá encontrar uma pequena horta biológica, um galinheiro com galinhas autóctones, uma coelheira, dois cães (um cão de água português e um cão do barrocal algarvio), dois burros e um pomar de citrinos, pessegueiros e ameixeiras, além de variadas árvores tradicionais da região, como as figueiras, os medronheiros, as amendoeiras e as alfarrobeiras (maior parte delas, árvores centenárias).
Com o projeto Lura pretende-se criar um espaço de educação ambiental, que se propõe ao desenvolvimento de atividades interativas, científicas e pedagógicas que promovam uma consciência ecológica e de desenvolvimento sustentável, aliados à aprendizagem dos conteúdos programáticos definidos pelo sistema educativo português.
Pretende-se proporcionar ao visitante uma "tarde" divertida e educativa, tendo como missão tornar-se uma referência para visitas de estudo, na educação ambiental e de sustentabilidade.
Com a preocupação de criar um espaço atrativo e de ligação à natureza, pretende-se unir a vertente pedagógica de uma visita a uma quinta tradicional, à realização de atividades de ciência ao ar livre, promovendo visitas cuidadosamente planeadas para ir ao encontro das necessidades dos alunos e respetivas idades.
Todo o projeto pedagógico e educativo se baseia em valores fundamentais como a sustentabilidade, ecologia, espirito de equipa e união, bem como, a vivência em comunidade.
Pretende-se também fomentar a relação com as culturas e tradições algarvias ligadas à exploração de recursos ambientais e alimentação, juntamente com o conhecimento da fauna e flora autóctones da região.
Além de visitas de estudo e/ou familiares pretendemos também realizar festas de aniversário, programas de férias, semanas temáticas, ocupação de tempos livres, workshops, atividades sazonais, parcerias para a realização de atividades de promoção de saúde e bem estar ao ar livre (por exemplo a realização de tardes de Yoga na quinta, atividades de contacto com a natureza para bebés, visitas para pequenos grupos de pessoas com necessidades especiais, atividades de reunião de crianças e idosos) e gostaríamos ainda de desenvolver um trabalho de inserção e apoio social.