A AJUDADA é um movimento em formação com o seu lançamento num evento internacional inovador a ter lugar nos dias 14,15 e 16 de Junho de 2013 em Portalegre, Portugal.
A AJUDADA é inspirada no conceito da “economia da dádiva” – pretende promover a dádiva como acto criativo baseado na cooperação, na confiança no outro e na valorização do outro, sendo a sua expressão tão diversa quanto diversas são as pessoas numa comunidade.
A AJUDADA é um movimento em formação com o seu lançamento num evento internacional inovador a ter lugar nos dias 14,15 e 16 de Junho de 2013 em Portalegre, Portugal.
A AJUDADA é inspirada no conceito da "economia da dádiva" – pretende promover a dádiva como acto criativo baseado na cooperação, na confiança no outro e na valorização do outro, sendo a sua expressão tão diversa quanto diversas são as pessoas numa comunidade.
À imagem de outras cidades em Portugal e noutras partes do mundo, Portalegre enfrenta uma grave crise económica e social. A AJUDADA tem como objectivo fomentar a economia real de Portalegre, de modo a que o seu exemplo possa servir de inspiração e modelo a outras comunidades locais em todo o mundo. Mais do que um simples evento, a AJUDADA é uma manifestação positiva, um movimento em formação ancorado numa comunidade local com alcance internacional formado por todas as pessoas que dão os primeiros passos para tomar nas suas mãos o futuro da sua própria comunidade e torna-la mais resiliente.
A organização da AJUDADA obedecerá a regras distintas daquelas que pautam um evento clássico. É um processo único, inovador e experimental.
Face a uma crise geral e estrutural que desafia os nossos métodos tradicionais, os nossos valores e nossa visão do mundo, exige-se uma nova visão e uma mudança de fundo. Precisamos de todos! Dê a sua AJUDADA!
Chegou a hora de repensar o valor das coisas.
Dê a sua AJUDADA.
Informação Adicional
Custos a cobrir com os 3000€ solicitados:
- gastos de consumíveis na comunicação da AJUDADA e sua implementação logística localmente;
- viagens de participantes que o solicitaram;
- implementação do projecto no 3º Dia da AJUDADA.
Todos os gastos destes 3000€ doados serão colocados transparentemente no site da AJUDADA. Obrigado.
Sobre o promotor
Esta ideia nasceu quando um grupo de pessoas inspiradas pelo conceito de economia da dádiva se reúne na vontade de organizar um evento que responda verdadeiramente à situação de crise que Portugal enfrenta. Charles Eisenstein (EUA), Álvaro Fonseca e Gil Penha-Lopes (Portugal) e Filipa Pimentel (portuguesa a viver na Bélgica) foram os iniciadores deste projecto.
Desde o início da concepção deste encontro internacional foi sugerida a realização do mesmo em Portalegre. A ideia inovadora é a escolha forte de um lugar que, nos critérios correntes de acessibilidade e conveniência (do ponto de vista dos oradores e participantes) nunca seria selecionada. Levando um evento destes a uma região como Portalegre, abre-se a possibilidade de integrar perspectivas que raramente se encontram presentes em eventos clássicos: incentiva-se assim a participação de toda a comunidade e criam-se condições para o desenvolvimento de ideias e iniciativas locais que terão continuidade no pós-evento. Os iniciadores deste projecto basearam as suas decisões nos factos de que, por um lado, a verdadeira mudança e renovação deve vir das próprias pessoas e, por outro lado, e Portalegre se pode transformar, o mesmo pode acontecer noutros lugares.
Tendo em conta o explicado, procedeu-se a um plano que levaria a um processo de mudança ancorado na comunidade local de Portalegre, estabelecendo pontes fortes a uma comunidade nacional e internacional com o apoio de pessoas com experiência profunda em várias áreas, incluindo prática em técnicas catalisadoras de processos de mudança (sociais, comportamentais, etc). Um conceito essencial da estratégia era importância de formar uma equipa totalmente inclusiva, com alguns membros profissionalmente ligados a estas áreas mas muitos mais com as capacidades e perfis mais variados possível. Estariam representados alguns membros de outros países, de outros lugares de Portugal mas, sobretudo, que se acabassem por diluir numa equipa que passaria a ser, sobretudo, a representação da comunidade local de Portalegre.
De uma equipa inicial de 4 pessoas, foi-se alargando a equipa, como se de círculos concêntricos se tratasse: numa primeira fase, juntou-se à equipa a Annelieke van der Sluijs, Rui Pulido Valente, Sónia Tavares, Juan del Rio e Gary Alexander completando a primeira equipa funcional da organização: a equipa de concepção que é considerada a guardiã da “chama”. Depois, foram-se juntando membros à equipa, formaram-se grupos de implementação responsáveis por várias áreas. Neste momento é difícil dizer ao certo quantos elementos a organização da AJUDADA tem – sabemos, com certeza, que são mais de 100 as pessoas, na sua maioria de Portalegre, que têm tarefas identificadas. São muitas mais aquelas que estão envolvidas, de alguma forma, no encontro de Junho.
Pretende-se que o Movimento AJUDADA se alargue ainda mais. É um processo inclusivo que absorverá todos os participantes e simpatizantes sejam eles de Portalegre ou de outra parte do mundo.
Short CVs do grupo de concepção:
Filipa Pimentel
Membro fundador e activo da Portalegre em Transição, uma iniciativa local pertencente do Movimento de Transição. Desenvolve actividade na Transition Network como representante junto às Instituições Europeias e como Coordenadora da rede Internacional de Transição. Neste momento, o que a mais inspira é explorar, de forma concreta, a economia da dádiva como conceito social transformador.
Charles Eisenstein
Professor, palestrante e escritor que se foca em temas como a civilização, a consciência, o dinheiro e evolução cultural humana. (ver mais em http://charleseisenstein.net)
Álvaro Fonseca
Docente universitário e investigador na área das ciências da vida em Lisboa. Interessa-se e tomou parte no processo colectivo de tomada de consciência, de mudança sociocultural e de promoção da democracia, do humanismo e da sustentabilidade.
Gil Penha-Lopes
Investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, coordena um grupo de investigação-ação que tenta compreender quais os processos transformativos sociais, ecológicos e económicos necessarias para criar comunidades locais sustentáveis.
Annelieke van der Sluijs
Membro fundador da Coimbra em Transição e parceira estruturante do Awakened Life Project, um movimento baseado nos princípios da Evolucioção Consciente e a ecologia integral. O tema central no trabalho actual dela é como catalisar e apoiar a transformação individual e colectiva interior tão cordialmente necessária como base para soluções construtivas e concretas para os desafios da nossa sociedade actual.
Gary Alexander
Author of eGaia, Growing a peaceful, sustainable Earth through communications. He is on the Board of Trustees of the Transition Network. He retired from the faculty of the Open University in the UK after 37 years, where he combined interests in environment, community and technology.
Rui Pulido Valente
Docente do ensino superior em Portalegre, mantendo uma actividade junto das empresas e organizações da região na área da organização industrial e da qualidade. Colaborador regular de iniciativas de aproximação dos actores locais para um desenvolvimento sustentável e colaborativo.
Juan del Río
Agente de cambio y continuo aprendiz. Biólogo, diseñador y educador para la Sostenibilidad. Uno de los impulsores del movimiento de Transición en España. Miembro de Barcelona en transición y coordinador de Transición Sostenible. Reside en Barcelona.
And others…