Duas estudantes, um sonho! Durante 6 semanas vamos estagiar no Hospital das Neves em São Tomé e Príncipe. Levaremos connosco material de uso hospitalar e medicamentos. Contamos com o apoio de todos. Ajudem-nos a ajudar São Tomé e Príncipe!
Somos duas estudantes de Medicina, do 4º ano, na Universidade do Minho. No âmbito de uma cadeira da Universidade, começamos a criar um sonho, estagiar num Hospital fora do país, mas mais do que isso, muito mais...estagiar num hospital fora de Portugal, num realidade totalmente diferente e poder de algum modo contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da Saúde num país mais carenciado nessa área do que o nosso. Assim, surgiu Amôlê, um estágio clínico voluntariado no Hospital das Neves em São Tomé e Príncipe, durante 5/6 semanas, com início em Junho de 2016. Um projeto totalmente individual, de duas estudantes que estão em busca de realizar um sonho. Desde então, os nossos principais objetivos sempre foram trabalhar em prol de uma causa maior, poder de levar alguns conhecimentos de cá e aplicá-los e ensiná-los naquele país, promovendo da melhor forma possível o desenvolvimento da Saúde da população da região de Lembá. Mas também, aprender, aprender muito, aprender melhor!
Com o avançar do projeto, foi-nos disponibilizado espaço num contentor, que levará material para São Tomé e Príncipe. Desde então, aquilo que seria um estágio clínico, num contexto de voluntariado, tornou-se muito mais que isso! Começamos a pensar mais alto, a ter objetivos mais amplos e a sonhar cada vez mais. Queríamos fazer ainda mais a diferença, ajudar ainda mais aquela região, aquele país. Foi então que começamos a angariar material de uso hospitalar e médico, bem como medicamentos para levarmos connosco e podermos assim melhor em muito as condições de trabalho e de atendimento do Hospital e centros de saúde da região. Aumentar e promover a Saúde da população, intervir de modo mais eficaz e assertivo no tratamento e cuidado daquelas pessoas.
Atualmente contamos já com algum material hospitalar (agulhas, seringas, luvas, batas, máscaras, ligaduras, medidores de glicemia, leite em pé, entre outros materiais), graças à solidariedade e grande gentileza algumas lojas de Braga e Viana do Castelo. Contamos ainda com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, na divulgação do projeto.
Mas queremos mais, cada vez mais. Assim, pedimos a colaboração de todos para a angariação de 500 euros, que serão totalmente destinados à compra de material médico (medidores de tensão arterial) e medicamentos que tanta falta fazem.
Com o vosso apoio, o impacto de iremos ter naquela região pode ser ainda maior! Ajudem-nos a ajudar São Tomé! Basta 1€ por centenas de sorrisos de pessoas e crianças saudáveis!
Da Amôlê - "Dar amor". Vamos todos dar amor a São Tomé!
Sabina Belchior
Agradecimento
Muito obrigada a todos os que contribuiram para o nosso projecto e que tornaram possível que levássemos ainda mais Saúde a São Tomé e Princípe!
Podem acompanhar tudo na nossa página do facebook. Onde podem ver todo o material que compramos com os contributos de todos, bem como os devidos agradecimentos !
Contamos convosco para nos continuarem a seguir e divulgar o projecto!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários