Projeto Kids Media Lab - Tecnologias para Crianças

Projeto Kids Media Lab - Tecnologias para Crianças

O projeto de investigação Kids Media Lab - Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, revela-se inovador, quer no contexto em que vai ser implementado, quer...

  • 177

    angariado

    2% de 6 000€

    16 apoiantes

  • 26/01/2016

    Terminado a

  • Terminado

    Este projecto não conseguiu reunir os apoios necessários.

O projeto de investigação Kids Media Lab - Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar, revela-se inovador, quer no contexto em que vai ser implementado, quer nos objetivos da própria investigação. Pretendemos consolidar conhecimento sobre as teorias de aprendizagem, através da introdução da programação de forma lúdica e criativa nas atividades no jardim-de-infância. Iremos levar tablets e robôs a jardins-de-infância de 5 distritos de Portugal (Aveiro, Braga, Coimbra, Port...

Kids Media Lab - Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar.

Pretendemos consolidar conhecimento sobre as teorias de aprendizagem, através da introdução da programação de forma lúdica e criativa nas atividades no jardim-de-infância.

Este projeto vai disponibilizar atividades durante um ano letivo em 5 distritos de Portugal (Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viseu) que envolve 250 crianças (estimativa), no decorrer da investigação. Iremos, também, realizar atividades (workshops e formação), em todo o país, com diversos recursos tecnológico (tablets e robôs). Tencionamos, anualmente levar os recursos tecnológicos a outras escolas, que nesta primeira fase não usufruam das atividades do projeto.

Síntese

Compreender como as crianças reagem na utilização das tecnologias e da programação revela-se importante para conhecer o seu comportamento, o seu estilo de aprendizagem e permitir aos profissionais de educação antecipar ou não esta integração, nos seus contextos educativos.

Com o intuito de concretizar esta investigação delineamos os seguintes objetivos:

  • Conhecer quais as tecnologias que as crianças conhecem e utilizam;
  • Reconhecer as potencialidades das tecnologias e dos dispositivos móveis em idade pré-escolar;
  • Desenvolver competências associadas à literacia digital e aplicações em dispositivos móveis
  • Promover a criatividade e a imaginação através da representação simbólica associada à programação;
  • Integrar atividades de aprendizagem da programação em contextos de educação de infância, de forma lúdica;
  • Aprender a programar através da aplicação de Scratch Junior para dispositivos móveis e também do KIBO robot kits;
  • Desenvolver atividades de programação, de acordo com as fases do modelo “TANGIBLE K CURRICULUM”;
  • Promover a partilha e a colaboração entre as crianças, através da construção de projetos com significado para elas, nomeadamente, com histórias;
  • Compreender como as crianças aprendem a programar;
  • Perspetivar a construção de aprendizagens significativas com recurso à programação e que estas perdurem ao longo da vida;
  • Analisar e comparar os diferentes contextos estudados;
  • Divulgar resultados na comunidade científica.

Prevemos que o projeto se desenvolva em três fases, num total de 36 meses, cada uma das quais corresponderá a um ano e iremos replicar a mesma investigação por mais três anos em outros contextos educativos.

Sobre o promotor

Somos investigadores no Instituto de Educação, CIEd (Centro de Investigação em Educação), da Universidade do Minho.

Este projeto passa pela criação de um Laboratório de Tecnologias (Kids Media Lab), para dar formação e apoio à integração das tecnologias, da programação e da Robótica em contextos de Educação de Infância.

Página Web do projeto

Grupo na Rede Social

Maribel Santos Miranda Pinto - É investigadora e encontra-se a realizar estudos de Pós-Doutoramento, na área científica de Ciências de Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa, no Instituto de Educação da Universidade do Minho. O Projeto foi aprovado pela FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), intitulado: “Kids Media Lab: Tecnologias e Aprendizagem de Programação em Idade Pré-escolar”.

É Doutorada em Ciências da Educação, na área de conhecimento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), pela Universidade do Minho (2009), no qual criou e dinamizou a @rcaComum – Uma Comunidade Prática Online Ibero-Americana de Profissionais de Educação de Infância.

É Professora adjunta convidada, na área das TIC, do Departamento de Comunicação e Arte, na ESE do Instituto Politécnico de Viseu, desde Setembro de 2009. Orienta vários projetos de mestrados e de licenciatura nas áreas das TIC, Tecnologia Educativa, Educação e Multimédia.

“A concretização deste projeto Kids Media Lab é mais um desafio para a Educação de Infância em Portugal.  É a oportunidade de proporcionar às crianças em idade pré-escolar aprendizagens inovadoras, através das tecnologias, da programação e da robótica, com uma vertente lúdica e criativa. Um projeto dedicado às crianças, com apoio e formação para os profissionais de educação".

António José Osório - Professor Associado, com Agregação, da Universidade do Minho, membro do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação.

Realizou o doutoramento em telemática educacional pela University of Exeter School of Education, Reino Unido, (1997).  É Mestre em Educação, Especialização em Informática no Ensino, pela Universidade do Minho (1991). É Licenciado em Ensino de Biologia e Geologia pela Universidade do Minho (1983).

Como colaborador do Projeto MINERVA participou ativamente, sob a orientação do Professor Altamiro Machado, em atividades de investigação e desenvolvimento no âmbito do Projeto Lethes/Peneda-Gerês, tendo em vista a dinamização de uma rede telemática envolvendo as escolas do único Parque Nacional em Portugal.

Coordena vários projetos de investigação, nacionais e internacionais, no âmbito das TIC na Educação. Dirige o Mestrado em Ensino de Informática e orienta de diversos projetos de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento em TIC e Tecnologia Educativa.

Orçamento e Calendarização

Para a implementação do projeto necessitamos comprar e ter os recursos tecnológicos, no nosso laboratório, até Abril de 2016.

A partir deste mês estaremos a dar formação aos educadores de infância que vão participar no projeto, a realizar workshops e atividades no nosso laboratório, antes de iniciar as atividades nos jardins-de-infância em Setembro de 2016.

Nesta mesma fase estaremos também a retribuir o que oferecemos nas recompensas desta campanha.

Tendo em conta que os Robôs vêm do Estados Unidos e o tempo de entrega previsto é de 2 meses, necessitamos ter o apoio disponível em fim de Janeiro 2016.

 

Recursos para os Jardins de Infância

Os recursos mínimos para implementar o projeto e concretizar a investigação são:

30 tablets (5 para cada Jardim de Infância e 5 para o laboratório na Universidade do Minho).

6 Robôs KIBO (1 para cada Jardim de Infância e 1 para o laboratório na Universidade do Minho) - (cada robô $399 + Impostos + taxas de envio).

6 Máquinas fotográficas digitais.

Na eventualidade de conseguirmos ter mais apoios, poderemos incluir na nossa investigação atividades para outros Jardins de Infância e assim levar mais tecnologias para mais crianças.

 

Recursos para Investigadora

Formação – KIBO Training at KinderLab in Boston, MA | ($450) apenas custo de inscrição.

Teaching Materials Package ($140,00) - Formação KIBO.

Estes recursos fazem parte da formação e acreditação do investigador de forma a validar e dar credibilidade à investigação e ao projeto.

Os recursos (tablets e robôs) destinam-se a serem utilizados pelas crianças que participam no projeto. Os recursos do laboratório vão ser utilizados nas atividades (workshops e formação), por todas as instituições de educação de infância que apoiem este projeto através das rescompensas que oferecemos.

  • Apoia com
    10€ ou mais

    Agradecimento Público

    Agradecimento público na Página Web do projeto. Muito obrigada pela sua colaboração.

    14 apoiantes

  • Apoia com
    30€ ou mais

    Acesso à Comunidade do Projeto ou Vídeo-Conferência com Investigadores

    Agradecimento público na Página Web. 30m de acesso à comunidade virtual para conhecer as atividades do projeto. Ou 30m de vídeo-conferência com os investigadores do projeto. Muito obrigada pela sua colaboração.

    1 apoiante

  • Apoia com
    45€ ou mais

    Formação 2h (com certificado de participação)

    Agradecimento público Página Web. 2h de formação em e-learning sobre as atividades do projeto, com certificado de participação. Muito obrigada pela sua colaboração.

    Ainda sem apoios. Faz o primeiro!

  • Apoia com
    75€ ou mais

    Formação Acreditada para Profissionais de Educação (E-Learning)

    Agradecimento público na Página Web do projeto. Formação acreditada (Conselho Científico Pedagógico de Formação Contínua), para profissionais de educação, em regime de e-learning, sobre tecnologias, programação e robótica na educação pré-escolar e das atividades desenvolvidas no projeto. Certificado com número de horas e créditos. Muito obrigada pela sua colaboração.

    Ainda sem apoios. Faz o primeiro!

  • Apoia com
    100€ ou mais

    WORKSHOPS para Educadores, Crianças e Pais na Universidade do Minho

    Agradecimento público na Página Web do projeto. Um WORKSHOP para Pais e Filhos (3h) em regime presencial (Universidade do Minho), sobre as atividades desenvolvidas no projeto, com direito a certificado. Teremos à disposição tablets e Robôs. Limitado a um máximo de 10 crianças por sessão. Ou, um WORKSHOP para Profissionais de Educação (3h) em regime presencial (Universidade do Minho), sobre as atividades desenvolvidas no projeto, com direito a certificado. Teremos à disposição tablets e Robôs. Poderemos realizar várias sessões em datas a combinar, a partir de Junho de 2016. Muito obrigada pela sua colaboração.

    Ainda sem apoios. Faz o primeiro!

  • Apoia com
    300€ ou mais

    WORKSHOP para Educadores, Crianças e Pais em Jardins de Infância (para Portugal Continental)

    Agradecimento público na Página Web do projeto. Um WORKSHOP para Crianças e Educadores de infância 5h (na sua instituição), sobre as atividades desenvolvidas no projeto. Levamos os tablets e os Robôs. Direito a certificado para as crianças e educadores. Ou, um WORKSHOP para Pais e Filhos 3h sobre as atividades desenvolvidas no projeto. Levamos os tablets e os Robôs. Direito a certificado para as crianças e pais. Este apoio está disponível, apenas, para Portugal Continental. Não teremos visitas para qualquer outro país. Oferta limitada aos 20 primeiros Apoios. Este apoio só será retribuído (a partir de setembro de 2016), depois de conseguirmos os apoios para a compra dos recursos e em data a a combinar com cada instituição. Muito obrigada pela sua colaboração.

    Ainda sem apoios. Faz o primeiro!

  • Apoia com
    750€ ou mais

    2 dias de WORKSHOP para Educadores, Crianças e Pais em Jardins de Infância (para Portugal Continental)

    Agradecimento público na Página Web do projeto. Um WORKSHOP para Crianças e Educadores de infância 2 dias – 8h (na sua instituição), sobre as atividades desenvolvidas no projeto. Levamos os tablets e os Robôs. Direito a certificado para as crianças e educadores. Ou, um WORKSHOP para Pais e Filhos 2 dias – 6h sobre as atividades desenvolvidas no projeto. Levamos os tablets e os Robôs. Direito a certificado para as crianças e pais. Este apoio está disponível, apenas, para Portugal Continental. Não teremos visitas para qualquer outro país. Oferta limitada aos 10 primeiros Apoios. Muito obrigada pela sua colaboração.

    Ainda sem apoios. Faz o primeiro!

  • Apoia com
    950€ ou mais

    Ofereça um Robô a uma instituição que participa na investigação

    Agradecimento público na Página Web do projeto. Ofereça um Robô KIBO a uma das instituições de Educação de Infância (pública, IPSS ou privada) que integra este projeto de investigação. Muito obrigada pela sua colaboração.

    Ainda sem apoios. Faz o primeiro!

Ter, 24/12/2024 - 13:29

26/01/2016

Campanha terminou

Não se reuniu a totalidade dos fundos

Lançamento da campanha

27/11/2015

16 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 11
    novos apoiantes

  • 5
    apoiantes recorrentes

  • 5
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade

  • Raquel Bastião

    26/01/2016 - 16:40

    Boa sorte para este teu grande projeto!! Beijinho

  • Anónimo

    04/01/2016 - 16:40

  • Amtonio Namorado

    28/12/2015 - 21:20

    São projetos destes que devemos apoiar sempre e apesar de a vida não estar fácil conseguimos com esforço chegar lá. Basta que cada um de nós faça a sua parte...

  • AP Braga

    22/12/2015 - 19:19

  • Anónimo

    22/12/2015 - 08:05

  • Vitor Tomé

    19/12/2015 - 11:53

    Este projecto, inovador em todos os sentidos, merece ser apoiado.

  • Luis Sousa

    15/12/2015 - 15:16

    Força para o projecto!

  • Odilia Sacramento

    12/12/2015 - 23:02

  • Margarida Domingos

    08/12/2015 - 18:40

  • Elizabeth Dos Santos Miranda

    05/12/2015 - 17:52

    Muito bom! a brincar, a brincar adquirimos conhecimentos...

  • Andreina

    05/12/2015 - 17:10

  • Marlene Gabriela Marques Fernandes

    03/12/2015 - 17:33

    Um passo em grande em prol da educação de infância! Parabéns!

  • Anónimo

    03/12/2015 - 11:37

  • Anónimo

    02/12/2015 - 12:43

  • Anónimo

    02/12/2015 - 12:36

    Foça para este projeto que faz falta na educação de infância!

  • alfranco

    29/11/2015 - 15:23

  • Anónimo

    28/11/2015 - 14:17