38 anos depois de um percurso artístico consolidado e reconhecido pelo público, pela crítica e por todos os parceiros que nos têm acompanhado, preparamos agora a nossa próxima p...
38 anos depois de um percurso artístico consolidado e reconhecido pelo público, pela crítica e por todos os parceiros que nos têm acompanhado, preparamos agora a nossa próxima produção. A inclusão deste espetáculo na plataforma PPL tem como objetivo apelar à sociedade civil para uma participação ativa nesta fase, diversificando os financiamentos à cultura, possibilitando assim a concretização efetiva desta produção. No período que o país atravessa, só assim conseguiremos levantar este novo projeto.
“Romeu e Julieta - Uma História de Gatos”, é uma adaptação livre de uma das mais conhecidas obras de William Shakespeare. Este ano celebram-se os 450 anos do nascimento de Shakespeare, parecendo-nos oportuno revisitar um dos maiores autores da dramaturgia mundial.
Nesta versão, transformámos as personagens em gatos e a ação passa-se nas Docas. Os Capuleto são Coletes e os Montecchio são Monteses. Duas famílias inimigas que, por razões perdidas no tempo, vão dificultar o namoro dos jovens gatos. Já que os felinos são hábeis a vencer a morte, pois têm 7 vidas, também nesta versão Romeu e Julieta vencem o grande momento trágico deste drama para, juntos, celebrarem o amor que unirá as duas famílias.
Coletes e Monteses duas famílias de gatos iguais a tantas outras. Os Coletes, originários de Lisboa, e os Monteses com as suas raízes nos montes. Mas há muito imigrantes na cidade. Zangas antigas fazem com que estas famílias se detestem, porquê? Já ninguém se lembra.
Ao optarmos por transformar as personagens em gatos, torna-se imprescindível que estas tenham uma grande componente física, ao nível da expressão corporal. Assim, o espetáculo apresentar-se-á como verdadeiramente multidisciplinar cruzando a representação, a música, o canto e a dança. Os atores farão um período de preparação para adquirir a fisicalidade particular dos felinos e encontrar elementos distintivos de cada personagem, como complemento dos restantes instrumentos de construção dessas mesmas personagens.
Acreditamos ter encontrado uma forma invulgar de divulgar junto dos mais novos, umas das mais conhecidas tragédias de Shakespeare. Com uma vertente romântica num registo de esperança, tentamos, desta forma, que o pequeno espetador se apegue e se identifique com as personagens num local imaginado, mas próximo da sua própria experiência.
O Teatro Infantil de Lisboa atravessa o período mais difícil desde a sua fundação, sendo o principal objetivo deste projeto assegurar a continuidade do trabalho artístico desta companhia.
Com uma vertente acentuadamente musical – uma das características do trabalho do TIL - esta produção tem a sua estreia marcada para 10 Outubro de 2014.
Um espetáculo para toda a família!
Sobre o promotor
ROMEU E JULIETA, uma História de Gatos, a partir da obra de William Shakespeare | Texto CARLOS MANUEL RODRIGUES | Encenação e Coreografia VICTOR LINHARES | Música QUIM TÓ | Cenografia KIM CACHOPO | Figurinos RAFAELA MAPRIL | Desenho de Luz PAULO SABINO | Produção Executiva MIGUEL VASQUES | Financiamentos e Patrocínios MANUELA JORGE | Interpretação AGOSTINHO MACEDO | ANDREIA VENTURA | KIM CACHOPO | MARIA JOÃO VIEIRA | MIGUEL VASQUES e PAULO NETO | Direção de Produção KIM CACHOPO e MARIA JOÃO VIEIRA | Produção: TIL – Teatro Infantil de Lisboa.
CARLOS MANUEL RODRIGUES, autor. Licenciado em Geografia pela Universidade de Lisboa. Escreveu para cinema, televisão e teatro, onde foi distinguido com o Prémio Raul Brandão. A partir de 75 escreveu várias peças para crianças, representadas por companhias de Teatro como Teatro Circo, Teatro da Trindade, Teatro Maria Matos. Para o TIL escreveu D. Quixote, Camões Príncipe dos Poetas, entre outras.
VICTOR LINHARES, coreografia e encenação. É formado pela Companhia Nacional de Bailado e integrou o elenco desta entre 80 e 87. Em 96, venceu o II Concurso Coreográfico da CNB com Barcos Negros. No Teatro trabalhou como autor de coreografias ou professor de movimento com Carlos Avilez, Mário Feliciano, São José Lapa, Nuno Carinhas, Varela Silva, Fernando Heitor, José Jorge Duarte ou Almeno Gonçalves. Trabalha regularmente com Filipe La Féria e Fernando Gomes. Como autor e diretor artístico foi responsável pelos espetáculos O Banco, Adios Anonino, Sol e Sombra, Quinteto, Deus Me Livre, Sete Cores, Viagem ao Mundo da BD, O Principezinho, D. Quixote, entre outros.
QUIM TÓ. Música Original. Curso de Formação Musical, História da Música, Harmonia e Composição. Curso de Pedagogia Musical, vertente de ensino. A sua principal atividade é a Produção Musical, trabalhando em diversas áreas ligadas ao ramo: Direção, Produção e Pós-Produção Musical e Sonora, Composição, Sonorização e Sonoplastia para dança, teatro, cinema e TV. Apresenta um Atelier sobre o Som e as Novas Tecnologias, o Computador na Música, na 1ª Mostra de Materiais Pedagógicos, na Escola Superior de Educação de Setúbal. Em Teatro, trabalhou com os encenadores: Fernando Gomes, Filipe La Féria, Filipe Crawford, entre outros.
RAFAELA MAPRIL. Figurinos. Curso de Realização Plástica do Espetáculo da ESTC, estágio de cenografia na Nuova Accademia di Belle Arti e mestrado em Costume Design da Tisch School of the Arts, New York University. Estreou-se na peça “Acuso Gilles de Rais” em 89. Trabalhou com encenadores como João Brites, Carla Bolito, Rafaela Santos, Cristina Carvalhal, Rui Luis Brás, João Ricardo, Claudio Hochman e Vitor Linhares. Foi responsável pelos figurinos das novelas “Nunca Digas Adeus”, TVI e “O Olhar da Serpente”, SIC e da primeira série de “Ana e os 7”.
O site do TIL e as redes sociais: Facebook, Twitter, Youtube e Google+
Fernando Varela
PARABÉNS !!!
PARABÉNS por terem conseguido obter o financiamento que vos irá ajudar a produzir mais este espetáculo, que tenho a certeza, pelo que conheço do TIL, que será excelente.
Tenho a certeza que o TIL não "morrerá" pois nós nunca deixaremos que isso aconteça, eu pelo menos tudo farei nesse sentido, tal como o fiz agora partilhando o vosso projeto no meu blog e em vários grupos do Facebook.
Parabéns mais uma vez e continuem com o VOSSO EXCELENTE trabalho.
Fernando Varela
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Marilia Forjaz Coelho
Não será o fim
Com tristeza tomei conhecimento das dificuldades que o vosso grupo atravessa. Há três anos que, a minha neta e eu, aguardamos pelos vossos
espetáculos, pois somos espetadoras fiéis e admiradoras do excelente trabalho do TIL. Esperamos que, com o apoio de quem vos admira, seja possível superar esta fase difícil, para podermos continuar a usufruir dos agradáveis momentos que nos proporcionam. FORÇA TIL!!!!!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
TIL - Teatro Infantil de LisboaMarilia Forjaz Coelho
Obrigado Marília
Muito obrigado Marília pelas palavras de encorajamento. Da nossa parte prometemos o maior esforço e empenho para continuar a fazer sonhar miúdos e graúdos.
Bem haja!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Sergio R
É pouco mas espero que ajude!
Gostava de poder ajudar com mais mas de acordo com Marinho e Pinto se 4800 euros não dão para viver bem em Lisboa, imaginem a minha situação.
Espero sinceramente que consigam atingir o objectivo desta angariação, para bem do teatro e das crianças deste país.
Um abraço e muita força para todo o TIL, em especial para o Kim Cachopo.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
TIL - Teatro Infantil de LisboaSergio R
Obrigado Sérgio
Agradecemos todo o apoio.
Um abraço de toda a equipa.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Carla Pinto
Tomei a liberdade de também
Tomei a liberdade de também divulgar o vosso projeto, para ver se todas as campanhas que estão no site conseguem o seu objetivo.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Carla Pinto
Tomei a liberdade de também
Tomei a liberdade de também divulgar o vosso projeto, para ver se todas as campanhas que estão no site conseguem o seu objetivo.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
TIL - Teatro Infantil de LisboaCarla Pinto
Obrigado Carla
Muito obrigado pelo seu apoio. Toda a ajuda na divulgação é muito bem vinda.
Cumprimentos de toda a equipa do TIL
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
anatavares
Fim do TIL
É de lamentar que neste país, protector de corruptos, e onde tanto se apregoa "a cultura" , se deixe "morrer" uma instituição, referência para adultos e crianças, e não haja uma mão que se estenda para apoiar este "Maravilhoso e Dedicado Grupo de Teatro".
Espero que, unidos, consigamos mantê-lo, e para sempre, a dar-nos a alegria com os seus maravilhosos espectáculos.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
TIL - Teatro Infantil de Lisboaanatavares
Obrigado, Ana
De facto, desta vez precisamos do apoio de todos. É muito importante para nós.
Contamos consigo no nosso espectáculo.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
anatavaresTIL - Teatro Infantil de Lisboa
TIL Para Sempre
Eu é que agradeço, em meu nome e da minha filha, Ana Filipa, que chorou quando viu a notícia de que poderiam acabar. Num dos espectáculos que fomos ver, quando ela foi pedir os autógrafos, Kim Cachopo lembrou-se dela, algo que até hoje não esqueceu e diz que nunca esquecerá. Não temos perdido perdido um espectáculo vosso, e temos esperança de que até dia 25 de Setembro consigam angariar o dinheiro necessário.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
TIL - Teatro Infantil de Lisboaanatavares
Obrigado Ana
Obrigado Ana pelas suas palavras. Estamos a trabalhar afincadamente pela continuação deste nosso projeto. Acreditamos ser possível com a ajuda de todos os amigos, espetadores e demais parceiros do TIL.
Como refere e bem, unidos seremos capazes de continuar.
Um abraço de toda a equipa do TIL.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários