Queremos financiar a produção, exibição e distribuição de um documentário sobre a comunidade salatina, retirada à força da Alta de Coimbra devido à destruição de centenas de casas e outros edifícios para erguer a Cidade Universitária
Sabiam que nos anos 40 do século passado cerca de duzentos edifícios de vinte quarteirões foram arrasados na Alta de Coimbra? E que as cerca de três mil pessoas que lá viviam e faziam as suas vidas, em ruas cheias de lojas, serviços e monumentos, foram recolocadas em bairros periféricos e sem condições de acessibilidade? Bairros de Coimbra como Celas, Fonte do Castanheiro, Arregaça, Marechal Carmona (hoje Norton de Matos) e Santa Clara nasceram do zero enquanto a Alta ganhava a forma de «Cidade Universitária» num processo doloroso e silenciado pela censura.
Queremos revelar esta história e contamos com a sua ajuda. Todos os contributos contam.
Com a política de reabilitação urbana no centro histórico na ordem do dia, e depois de celebrarmos o meio século de Liberdade, ajudem-nos a rebobinar e mostrar como aconteceu esta destruição de parte da Alta de Coimbra às mãos do Estado Novo e a resgatar uma das memórias mais brutais da cidade seguindo o rasto dos chamados «salatinas».
Camada sobre camada, Coimbra continua a morrer e a renascer consecutivamente, mas e as suas gentes? E as suas rotinas? As suas tradições? Ajudem-nos a financiar este filme que começou a ser pensado e produzido na primavera de 2023, na sequência de uma reportagem premiada e por iniciativa própria dos seus criadores, dada a urgência de captar em vídeo os poucos salatinas ainda vivos, e partilhem connosco o prazer de juntar as peças do puzzle que compõe esta nossa cidade.
Foram recolhidos testemunhos, depoimentos de especialistas, material inédito e banda sonora original, mas a execução e finalização dependem das verbas e parcerias que conseguirmos angariar agora para podermos estrear no verão de 2025. Contamos consigo?

Uma das salatinas focadas no documentário

Instantâneo de rodagem no Bairro de Celas, Coimbra

documentário Salatinas
Lapso
As nossas desculpas, o endereço do TAGV para inscrição na Caminhada Salatina de 7 de janeiro seguiu com um erro.
O endereço correto é: teatro@tagv.uc.pt.
Obrigada!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
documentário Salatinas
Exibição no TAGV
Olá!
Esperamos que esteja toda a gente bem.
Voltamos ao contacto com boas notícias: vamos exibir o nosso documentário no Teatro Académico de Gil Vicente. Estamos muito felizes com esta oportunidade. Vai ser no dia 10 de janeiro, às 21h30, e quem quiser já pode levantar o ingresso na bilheteira do teatro. A sessão é gratuita e seguida de conversa. Se tiverem conseguido ir à primeira e não quiserem repetir pedimos que passem a palavra. Queremos mesmo que toda a gente com interesse, e felizmente tem sido muita, consiga assistir ao filme no conforto e com a qualidade da sala de cinema.
Antes de nos despedirmos, damos também conta do sucesso da Caminhada Salatina que realizámos ontem, também a convite do TAGV. Foi um belo fim de tarde pelas ruas da Alta de Coimbra, as de hoje e as da memória salatina. Fizemos um percurso com base no nosso trabalho de investigação e produção do documentário e que fizemos questão que despertasse os 5 sentidos, rematado com um belo lanche de celebração do São Martinho. Vamos repeti-la no dia 7 de janeiro, mesmo antes da exibição e as inscrições também já estão abertas. Fazem-se através do email teatro@tagv.pt.
Continuamos a trabalhar na nossa estratégia de exibição e distribuição do documentário que ajudaram a fazer e, como prometido, vamos dando as novidades por aqui e pelas redes sociais.
Saudações salatinas e até breve!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
documentário Salatinas
Novidades Salatinas
Vivam!
Esperamos que esta mensagem vos encontre bem depois deste hiato temporal após a apresentação do documentário na Alta, um dia que nos marcou para sempre e que só vos podemos agradecer novamente, uma vez que contribuíram para que fosse possível.
Voltamos ao contacto para vos dizer que o "Salatinas" está neste momento a ser considerado por alguns festivais de cinema nacionais e internacionais, bem como noutras instâncias das quais vos daremos conta caso tenhamos respostas positivas. Garantimos no entanto, e uma vez que muitas pessoas nos têm perguntado, que, a seu tempo, o filme poderá ser visto por TODOS. Foi feito com esse objetivo e seremos fieis a ele.
Entretanto, convidamos todos e todas vocês desde já e em primeira mão para outros dois momentos:
23 OUT, 18h30
Lançamento do livro do nosso Rafael Vieira "Salatinas - Coimbra da Saudade" (Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2025) na Livraria Almedina, com a presença do autor, da historiadora de arte Luísa Trindade, do arquitecto José António Bandeirinha e moderação de Filipa Queiroz
11 NOV, SAVE THE DATE
Caminhada Salatina
A convite do Teatro Académico de Gil Vicente estamos a conceber um passeio pela Alta conduzido por nós sobre o qual daremos mais detalhes em breve.
A caminhada faz parte das retribuições devidas a apoiantes deste crowdfunding.
Até breve!
Filipa, Rafael e Tiago
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
documentário Salatinas
Caros apoiantes!
Caros apoiantes!
Todas as nossas expectativas de afluência foram largamente superadas - ao chegar ao local fomos surpreendidos com uma audiência que mais do que duplicou o número de cadeiras. Calculámos em cerca de 700 presentes, de olhos presos na tela, embevecidos do início ao fim, transportados pela viagem que vós, como parceiros, tornaram possível.
Queremos agradecer toda a confiança colocada em nós e neste trabalho. Agradecemos a visão e contributo para que este documentário exista, não apenas como uma mera história a ecoar de ouvido em ouvido, até se dissipar de geração para a geração seguinte, mas como objecto que orgulhe a cidade e a comunidade. Os elogios, do académico ao afecto popular, sucedem-se uns aos outros - estamos ainda a processar esta atenção - e esperamos agora dar o passo seguinte e entrar no circuito de festival.
Esperamos ainda que esta onda de entusiasmo faça esmorecer qualquer atraso ou percalço com as cadeiras ou qualquer outra falha da nossa parte.
Muito obrigado,
Equipa de produção: Filipa Queiroz, Rafael Vieira e Tiago Cerveira
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Francisca Moreiradocumentário Salatinas
A noite de ontem foi incrível
A noite de ontem foi incrível. O documentário está fantástico. Muitos parabéns!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
documentário Salatinas
Ante-estreia!
Olá,
Sim, leram bem, chegou a hora de verem o resultado do nosso trabalho e do vosso imprescindível apoio.
Em primeiríssima mão, revelamos que não só vamos fazer a ante-estreia do documentário como vai ser exactamente como sonhámos: em plena Alta, o local onde tudo aconteceu, aberto a toda a comunidade e com os nossos protagonistas na primeira fila.
Estão convidados para a sessão de cinema ao ar livre no no Largo da Porta Férrea, domingo, 22 de junho, às 21h30. A sessão vai ser realizada no âmbito do programa Sons da Cidade, promovido pela nossa parceira Associação RUAS – Univer(s)cidade, que celebra a inscrição do Bem “Universidade de Coimbra, Alta e Sofia” na Lista do Património Mundial da UNESCO, e em parceria com a Caminhos do Cinema Português – Associação de Artes Cinematográficas de Coimbra.
Contamos com a vossa presença?
Se puderem confirmar através do email salatinasdoc@gmail.com seria excelente de forma a serem garantidas as melhores condições logísticas.
Obrigada e até breve!
Saudações salatinas
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
documentário Salatinas
Apresentação no Arquivo da Universidade de Coimbra
Viva!
A convite da organização do programa “Casa Adentro”, uma iniciativa que convida a explorar gratuitamente espaços singulares de Coimbra, muitos deles habitualmente inacessível ao público, estaremos hoje, 9 de maio, no Arquivo da Universidade de Coimbra para falar sobre o documentário "Salatinas".
É às 18h e a entrada é livre.
Juntem-se a nós!
Saudações salatinas,
Equipa de produção
"Salatinas - Memórias da Velha Alta de Coimbra"
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
documentário Salatinas
Ponto de situação breve
Deixamos novamente um sentido agradecimento a todos vós, que contribuíram para este documentário. Não nos esquecemos das vossas retribuições, estamos agora a terminar com esmero e afinco o filme, a cortar e a burilar a hist´ória, a tecer narrativas, a trabalhar a linha do tempo, a partilhar visões e memórias - colectivas e individuais - sobre uma determinada Coimbra que existiu e existe no tempo e no espaço. Aguardem, porque falta muito pouco para mais revelações!
Filipa, Rafael e Tiago
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
documentário Salatinas
Muito bom dia!
Muito bom dia!
Como já devem saber, conseguimos reunir todo o vosso apoio e concretizar com sucesso esta fase de angariação de fundos, a par com a angariação de fundos institucional.
Queremos agradecer a vossa contribuição do fundo no nosso coração Salatina, sem a qual este projecto não poderia avançar para a próxima fase. Obrigado, obrigada!
Estamos neste momento a entrar em modo rápido, a sentar-nos diante das horas de gravação que já fizemos e a calendarizar as restantes horas que ainda nos falta colher, enquanto montamos já o filme em estúdio. Iremos dando novidades a todos vocês, os que contribuíram, e não nos esquecemos das retribuições.
Novamente, obrigado e obrigado e um grande abraço,
Filipa, Rafael e Tiago
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Rafael JSTL Vieira
Recta final da campanha
Olá, conseguimos alcançar os 53% de financiamento da campanha do filme «Salatinas».
Queremos agora pedir-vos, enquanto elementos da comunidade que já contribuiu, que partilhem esta campanha pelos vossos contactos próximos e alargados, por familiares, amigos e até conhecidos.
Muito obrigado!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
documentário Salatinas
Ponto de situação
Estamos quase a dobrar o ano e atingimos 6% do valor, com 11 contribuições, que muito agradecemos. Gostávamos que partilhassem pelos vossos contactos e que dêem a conhecer este projecto de documentário sobre a comunidade Salatina.
Muito obrigado e desejamos excelentes entradas em 2025!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários