Preguiça o menino resgatado, no Peso da Régua, com o nariz num estado terrível e manco. Viu a vida a sorrir-lhe, por breves instante, até a sua saúde lhe pregar uma rasteira, e ter de ser levado no braços para o consultório veterinário.
Lembras-te do Preguiça o menino resgatado, no Peso da Régua, com o nariz num estado terrível e manco da pata traseira?
Pois bem… Mais que nunca ele precisa da tua ajuda! É bem verdade que, provavelmente, até o viste a passear alegremente à trela pelas ruas do Peso da Régua… Contudo, nos últimos dias, o Preguiça deixou de o conseguir fazer.
E foi no dia 23 de Setembro que tivemos de o carregar nos braços até ao consultório Régua Vet para que fosse assistido.
Nesse momento, foi inevitável a realização de um painel analítico completo para tentar entender o que se estava a passar, e assim, conseguimos perceber que os valores do fígado estavam elevados. Posteriormente, foi imprescindível a realização duma ecografia abdominal para visualizar possíveis alterações.
Quando o Preguiça apareceu, eu e a Inês Figueiredo, ficamos encarregues de auxiliar nas despesas veterinárias, perante a Gpar, para que o tratamento fosse realizado. Assim, foi encaminhado para o Regua Vet, com a finalidade de fazer despiste à leishmaniose. E após se ter verificado um resultado negativo, uma vez que não existiam verbas para a realização de uma biópsia, iniciou-se corticóide oral (quadro sugestivo de Lúpus canino).
Mas… quando tudo parecia estar a encaminhar-se (o Preguiça estava aparentemente melhor e tínhamos encontrado um óptimo local para o acolher) a saúde dele piorou!
Assim, o estado de saúde do nosso querido Preguiça parecia estar a declinar a passos largos… estava prostrado, ofegante, com episódios de tremor generalizado, quase sem comer ou beber água!
E nós desesperadas por o ver assim… De modo que, àquela hora, era inevitável que fosse transportado para o Hospital veterinário de Trás os Montes (HVTM).
Logo à chegada foi auscultado e fez uma radiografia torácica, para excluir patologia pulmonar… felizmente estava tudo normal! Voluntariamente, a médica, confirmou as alterações ecográficas anteriormente referidas.
E como referimos que, no momento do resgate, o Preguiça se encontrava a mancar foram realizadas radiografias (pata, coluna e anca) para averiguar fracturas ou outras lesões mas… nada era visível.
Como o teste feito, anteriormente, à leishmaniose seria apenas um teste rápido, foi-nos explicado que para excluir definitivamente esta doença era indispensável um teste mais específico.
Bem como, nos alertaram para ser essencial o diagnóstico definitivo de Lúpus canino, através de Biopsia cutânea. Todavia, o desmame dos corticóides é indispensável, por poder influenciar o seu resultado. Compreendemos a explicação e, por querermos auxiliar o querido Preguiça, decidimos avançar com este plano de tratamento.
Por aconselhamento médico o Preguiça ficaria internado nas 24h seguintes e realizaria novas análises, teste à leishmaniose (DNA), citologia articular (despiste de artrite das patas trazeira), e às feridas das patas, bem como, medicação para controlo de dor.
Entretanto a atitude do Preguiça começou a melhorar e mostrou estar a alimentar-se adequadamente … Perante isto, foi-lhe dada alta, com toda a medicação anterior, indicação de desmame de corticóides e um antibiótico (as feridas nas patas estavam infeccionadas). Foi-lhe, ainda, prescrito Tramadol (se mostrasse dor nas patas traseiras) e foi pedido para relatar quaisquer alterações na locomoção.
Pois bem … a menos de 24h da alta (sem tomas de tramadol) começaram a ser evidentes alterações na locomoção.
Passo a citar:
- Incapacidade de subir/descer escadas, com ganir associado ao movimento,
- Mancar mais notório na pata traseira direita (piora com o esforço de uma caminhada),
- Deita-se primeiro com as patas dianteiras para aliviar o peso das traseiras,
- Incapacidade em se baixar para defecar ou levantar a pata para urinar.
Relativamente aos exames a realizar às patas traseiras aguardamos orçamento.
Apelamos pela tua ajuda pois, até agora não é claro qual o problema do Preguiça e, portanto, teremos que prosseguir com mais exames e, possivelmente, tratamentos veterinários. Nós agradecemos, mas ele agradece mil vezes mais …
Obrigada por não ignorares o amigo do teu melhor amigo.
Carinhosamente,
Preguiça
Ana Santos
Olá Preguiça ❤️
Olá Preguiça ❤️
Tenho muitas saudades tuas.... espero que o mais breve possível, venhas a correr ter comigo e me olhes nos olhos com toda a tua meiguice. És um lutador, vais conseguir. 🐾❤️
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ana Marques
4 semana de internamento: a reflexão
Olá amiguinhos,
Sei que tenho estado mais ausente mas a verdade é que a minha situação é realmente grave.
Os doutores do Hospital Veterinário Trás-os-Montes acham que eu já devia estar a responder aos 2• antibióticos e ter menos dor mas a verdade é que isso não está a acontecer.
Entretanto estes doutores entraram em contacto com os doutores que me viram no Hospital Veterinário Montenegro e decidiram começar um 3• antibiótico para ver se eu entretanto apresento melhorias.
Mas como tenho tido bastante tempo para pensar aqui no internamento… lembrei-me que já tive uma casa e não é que a vaguear pelas redes sociais descobri os meus antigos donos ?!
Então comecei a pensar … e não sei o que me dói mais… se saber que a consequência de me deixarem andar à deriva me colocou neste estado … ou se saber que, mesmo eu estando neste estado, eles não procuraram minimamente estender-me a mão quando eu mais precisei 😔
E acreditem que eu tantas vezes lhes estendi a patinha e os olhei com o maior amor do mundo de um cão 💔
Bem, as minhas amigas novas dizem que eu não posso relembrar isso… mas a verdade é que até isso dói 💔
Elas tentam relembrar-me que eu tenho que lutar todos os dias para qualquer dia poder voltar a ir para casa, com elas, e conseguir, finalmente, conhecer toda a gente que me tem ajudado 🤍🖤🤍
Peço, encarecidamente, a cada um de vocês que não me ignorem, como os meus antigos donos, e que me ajudem a lutar ❤️
Contribuam e partilhem é essencial para eu conseguir continuar o meu tratamento ❤️
O maior lambeijo do mundo,
Preguiça
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ana Santos
A gratidão do Preguica
Conheco o Preguiça, e tenho muito gosto em ser amiga dele. Este amiguinho é muito meiguinho, lindo não só de beleza como de coração. Merece a ajuda de todos (assim como todos os patudinhos). Contribui se tiveres essa possibilidade e partilha, pois isso não custa nada, para que este menino possa ter oportunidade de ter alguma qualidade de vida... obrigada.
Ana Santos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ana MarquesAna Santos
Olá Ana 😊
Olá Ana 😊
Obrigada por toda a força ❤️❤️
Lambeijos do teu amigo,
Preguiça 🐶
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ana Marques
Oitavo dia do terceiro internamento do Preguiça
Amiguinhos,
Como sabem estou no meu terceiro internamento, num espaço de tempo reduzido, uma vez que a meu estado de saúde se complicou.
Porém, tenho estado a alimentar-me gradativamente melhor, mas ainda só quero arroz com franguinho 🐶
E as minhas amigas trazem-me todos os dias comida fresquinha para eu me deliciar 🥰
Hoje quando as vi chegar movimentei a minha cabecinha em direção a elas e abanei o meu rabinho em gratidão, por momentos até já me esqueci da dor que tenho vindo a sentir ❤️
A minha próxima grande etapa será conseguir libertar-me da algália e levantar-me novamente, agora, para ter experiências inesquecíveis 😍🐶
Obrigada por continuarem ao meu lado nesta luta pela minha reabilitação.
Carinhosamente,
Preguiça
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ana Marques
O início da recuperação 🥰❤️
Amigos,
Hoje, comecei a sentir-me melhor e a comer novamente,. Também já não sinto tanta dor, quando são feitos os meus posicionamentos na box ❤️
Contudo, ainda não é hora de eu poder voltar para a minha casinha, porque a minha situação é delicada e acarreta cuidados que apenas são possíveis no Hospital Veterinário Trás-os-Montes.
E vocês sabiam que um dos médicos fantásticos que tratou de mim no Regua Vet, tem uma voz magnífica e é concorrente no The Voice Portugal? Pois é, o João Miguel Alves é sem dúvida uma inspiração e eu espero, ansiosamente, por o ver rumar à final 🚀
Tenho que salientar que, na verdade, todos estes Humanos estão a ser os meus Heróis, os médicos e enfermeiros que me estão a tratar, proporcionaram-me cuidados que eu não sabia serem possíveis 🥰
E vocês que, tão atenciosamente, contribuem e partilham a minha causa serão guardados para sempre no meu coração 💓
Por eles e por todos vós, continuo a lutar 🐶
Assim, reforço novamente o meu pedido…
Contribuam, com o que vos for possível, e partilhem esta campanha ❤️
Um muito obrigado a todos vocês que tornam possível a minha recuperação 😍
O maior lambeijo do mundo,
Preguiça
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Ana Marques
A tac do preguiça ❤️
Olá amigos,
Como sabem a minha situação complicou-se e tive, novamente, de se internado no Hospital Veterinário Trás-os-Montes, na sexta-feira, dia 13 de Outubro.
Entretanto a dor nas minhas patinhas aumentou e deixei de conseguir andar ou fazer as minhas necessidades, portanto tive de ser algaliado.
Ontem, dia 16 de Outubro fui encaminhado para o Hospital Veterinário Montenegro para fazer uma tac com contraste e, finalmente, os meus doutores têm alguma ideia do que se estará a passar comigo.
Pelos vistos eu tenho uma infeção bacteriana que está a destruir uma das minhas vértebras lombares, a infeção é extensa e já atinge alguma parte medular e o músculo da pata direita.
As dores são imensas e eu choro bastante, pois nem os analgésicos mais fortes as conseguem aliviar totalmente. Porém… quando eu me lembro de todos vós, que me tentam ajudar nesta fase mais complicada da minha vida, tenho a certeza de que desistir não é uma opção e continuo a lutar 🥰❤️
Pelo que os meus doutores me dizem o tratamento é complexo e a ser concretizado vão ser necessários 6 a 8 meses de antibióticos e, pelo menos, mais uma tac ao 4/5 mês para verificar a evolução do meu estado.
Mas, por agora, vou lutar com todas as forças que tenho para que os antibióticos comecem a fazer efeito e me comecem a ajudar 💓
Entretanto os meus amigos fizeram um crowdfunding para me ajudarem a fazer os exames e tratamentos de que tanto preciso.
Peço, encarecidamente, que me ajudes com o que conseguires e que partilhes com mais pessoas que me possam ajudar nesta luta difícil .
O maior lambeijo do mundo,
Preguiça
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários