Sabes tudo sobre crowdfunding?
Crowdfunding ou financiamento colaborativo é uma forma simples de financiar projectos de cariz cultural, social ou empresarial baseada numa simples ideia: comunidade. Por todo o mundo, Promotores e Utilizadores, unidos por um interesse comum, juntam-se para fazer nascer uma ideia ou projecto que resulta da visão de uns e do apoio financeiro de outros.

É a partilha desta ideia de partilha e união que tem conquistado cada vez mais adeptos para esta forma alternativa de financiamento e que a tem feito crescer e evoluir para diferentes variantes e objectivos.
O Crowdfunding, como o conhecemos nos dias de hoje, pode ser dividido em três ramos distintos:
REWARDS
Doações, filantropia e patrocínios onde quem contribui é gratificado através de produtos, prémios criativos ou participações nos projectos. Este é o ramo em que opera a PPL.
DEBT
Empréstimos de pessoas a pessoas/empresas, chamado o P2P (peer to peer) lending com uma taxa de juro pré-acordada. Uma empresa pode obter empréstimo junto de vários investidores com custos reduzidos e sem burocracias. Por outro lado, o investidor pode emprestar directamente a diferentes empresas mesmo que com pequenas quantias.
EQUITY
Investimento de pessoas em empresas, em troca de participação no capital social (quotas ou acções), nos lucros ou partilha de receitas.
Entretanto, a União Europeia também está atenta ao fenómeno crowdfunding, e está a promover o Crowdfunding4Culture, um estudo que quer analisar e identificar boas práticas no mercado de crowdfunding europeu. Para aprofundar o estudo lançaram alguns questionários para apoiantes, promotores, plataformas e legisladores, aos quais aqui fica o convite para responder: https://www.crowdfunding4culture.eu/
Sim, nós tentámos... A sério que tentámos, mas a culpa é deste mundo globalizado que nos obriga a deixar a língua de Camões e usar de forma excessiva o inglês.
É da new culture.