Qual a melhor forma de tornar o teu projeto viral?

Tens uma ideia genial e criaste a campanha perfeita. Tem história cativante, caras sorridentes, vídeos apelativos; tem tudo para ser um sucesso mas, ainda assim, não entram apoios. Passa um dia, dois, três, e começas a procurar culpados...
Este é um cenário mais frequente do que se pensa, e revela uma falta de entendimento básico sobre o funcionamento do Crowdfunding: Criar uma campanha não é sinónimo de angariar dinheiro, mas divulgá-la corretamente sim! É para te ajudar nesta fase que criámos este guia simples:
Começa pelos mais próximos-
Apela à generosidade dos teus contactos
Contacta directamente os teus colegas, amigos e familiares e pede-lhes que apoiem o teu projecto. Atenção: Frases como “contribui com o que puderes” são melhores que “basta 1€ e já estás a ajudar”.
-
Desafia-os a conseguir mais apoiantes
Se, além de partilharem, cada um dos teus apoiantes trouxer três novos apoiantes, terás em mãos uma campanha viral.
-
Redes sociais
Facebook, Instagram, Youtube, WhatsApp, Twitter, LinkdIn, etc… Lembra-te, ainda que seja via Internet, contacto directo “um para um” é sempre melhor que uma mensagem genérica de “um para muitos”.
-
Comunicação social
Vai à rádio, à televisão, dá entrevistas a jornais e revistas. Apresenta a tua ideia de forma clara e apelativa. Se aceitarem, excelente; se recusarem, serviu de divulgação.
-
Influencers
Pede ajuda a Influenciadores tais como Bloggers e Youtubers. Encontra todos os que se façam ouvir dentro da tua área, e trá-los para o teu lado.
-
Cola cartazes, entrega panfletos…
Mas lembra-te, panfletos sem sensibilização prévia são apenas lixo.
-
Deixa um mealheiro num local movimentado
Vai ao café, à papelaria, à paróquia, mas tem atenção para deixar uma folha onde os teus apoiantes possam anotar nome, montante e, idealmente, o e-mail. Depois carrega de uma vez o montante angariado na campanha e faz-nos chegar a informação para que corresponda ao número real de apoiantes.
-
Faz angariações informais
Lanches solidários, eventos de rua, exposições pagas, tudo o que sirva para reunir presencialmente os teus futuros apoiantes.