Como convencer o nosso amigo a apoiar?

Todos os que publicaram uma campanha terão passado por isto: O prazo a passar, o objectivo ainda longe, e nós a tentar convencer um amigo a apoiar-nos. As desculpas caiem do céu, e normalmente andam à volta da falta de tempo ou da falta de dinheiro. Receber um "não" aguçado é raro e doloroso para ambas as partes por isso é muito mais comum recebermos uma promessa que adie esta dor e a espalhe pelo futuro. O que é curioso é que este nosso amigo até tem dinheiro, que gasta em cafés, cigarros e cerveja, e até tem tempo, pois vemo-lo sempre no Facebook e Instagram. Se ele tem tempo e dinheiro e não nos apoia, depressa percebemos que a luta não é contra a escassez mas contra um inimigo muito mais poderoso: o medo.
O medo da escassez é algo que partilhamos com os animais, e só há uma forma de o derrotar. Certamente que não funciona dizermos ao nosso amigo para fumar menos, ou largar o Instagram, pois isso só o fará sentir-se atacado e responder como um animal esfomeado a quem negaram alimento. Em vez disso devemos chamar a atenção do nosso amigo para um prazer maior e mais duradouro, o de ajudar e participar em algo maior do que ambos: a nossa campanha de crowdfunding! Se ele compreender que se sentirá mais feliz por nos ajudar a concretizar o projecto que a fazer qualquer outra coisa, é certo que nos apoiará, e todo o esforço de o convencer será abreviado. De repente já não seremos nós aqui e o nosso amigo ali. Estaremos juntos, e a campanha é aquilo que nos une.