Assim foi o primeiro dia da Reserva Alegria

A Associação Milvoz está lançada para altos voos. Depois de uma campanha de crowdfunding que superou em quase 70% o objectivo proposto, no passado Sábado lançaram mãos à obra e começaram já os trabalhos na inaugurada Reserva Natural da Alegria, a primeira de muitas que serão adquiridas pela associação.
O PUBLICO acompanhou um grupo de 15 voluntários na saída do passado sábado, neste que seria o dia zero da bio-reserva. O previsto era colocar caixas ninho, instalar um charco para anfíbios, recuperar um socalco invadido por silvas e colocar um painel interpretativo à entrada da reserva. Mas a chuva que só parou pelas 15h00 e o curto sábado de Outono acabaram por frustrar parte do plano. Ainda assim conseguiram cavar um charco artificial que servirá para aumentar a já impressionante lista de espécies que habita esta zona. Diz-nos Manuel que "temos mais de 70 espécies de aves inventariadas, entre residentes e migratórias, e algumas pessoas não fazem ideia que aqui, às portas da cidade, já temos veados, corsos, javalis, raposas ou ginetas”
Planos futuros incluem a criação de um trilho circular e a expansão da área gerida obtida através de parcerias com os proprietários dos terrenos vizinhos. Simultaneamente, avançarão para a aquisição de outros terrenos de forma a expandir a rede de reservas.
Quer melhor prova de que o crowdfunding pode ser uma excelente ferramenta para mudar o mundo?