Um livro ilustrado para conhecer a vida e a obra de um homem invulgar.
Depois de terminarmos com sucesso a campanha de crowfunding para a edição do livro “Maria Lamas, amor, paz e liberdade”, voltamos a recorrer ao financiamento coletivo para concluirmos o nosso projeto de publicação de um livro ilustrado sobre José Mário Branco. A Mafalda já escreveu o texto e o Rui Pedro está a terminar as ilustrações. Para conseguirmos imprimir 1000 exemplares, precisamos de 4000 €. Acreditamos na importância de dar a conhecer, a um público alargado, a vida e a obra deste notável músico: cantautor, compositor, produtor — uma das personalidades que mais marcou a música portuguesa a partir dos anos de 1960. Procurámos criar um livro interessante para crianças, jovens e adultos, que promova o encontro entre gerações.
Como referiu José Mário Branco numa entrevista: “Claro que é preciso dar a conhecer, aos mais novos, as coisas más e boas do passado, como forma de eles poderem procurar caminhos, evitarem repetir erros e enganos, buscarem soluções para os novos problemas.” A sua vida e obra são um exemplo de dedicação a causas em que acreditava profundamente, de luta pela liberdade, tendo feito o que quis da forma que considerou melhor. Desejou sempre uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais solidária e mais feliz. Nas discussões do PREC dizia aos seus companheiros: “Vocês estão na música porque são políticos; eu estou na política porque sou músico”. Foi preso, foi contra a guerra colonial e, como lhe era impossível ir para a frente de batalha lutar contra os seus irmãos africanos, exilou-se em Paris. A sua música atravessou fronteiras. Com o 25 de Abril, pôde, finalmente, regressar a Portugal. Continuou a lutar pelos seus valores.
Esta campanha consiste na pré-venda, com desconto, de exemplares do livro ilustrado "José Mário Branco, ser solidário". Se quiserem ter este livro em casa, escolham a recompensa e comprem aqui!
Sobre o promotor
A Barca do Inferno é uma pequena editora que cria e publica livros ilustrados desde 2012. É a forma de partilharmos temas e ideias de que gostamos. Os nossos livros não são apenas para as crianças, procuramos fazer livros para sonhar em qualquer idade! O cuidado, o esforço e o investimento que requer cada projeto não permite muitas publicações, mas trabalhamos todos os dias porque acreditamos que alguém vai gostar de folhear um livro nosso. Já editámos vários livros, muitos dos quais integram as listas do Plano Nacional de Leitura.
Mafalda é licenciada em História da Arte pela FCSH/UNL e mestre em Ciências da Arte e do Património pela FBAUL, com bolsa de mérito no ano letivo 2012/2013. Realizou um estágio no Museu Ingres, em Montauban, França, ao abrigo do programa Leonardo da Vinci e colaborou com o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian na produção de textos sobre obras do artista Fernando Calhau publicados no site da Fundação. Criou, em 2012, com o Rui Pedro Lourenço, a editora Barca do Inferno. Obteve uma Bolsa de Criação Literária em 2018 atribuída pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas / Ministério da Cultura. Já escreveu vários livros, muitos recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.
Rui Pedro Lourenço nasceu em Leiria em 1973. Estudou pintura no Centro de Artes e Comunicação Visual - Ar.Co. em Lisboa. Em 2001 foi selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores, na área de ilustração. Trabalhou em publicidade e em livrarias, foi decorador de paredes e de mobiliário e colaborou no cartoon de um jornal. Atualmente, trabalha em ilustração e é editor e ilustrador na Barca do Inferno, a editora que criou em 2012, com a Mafalda Brito. Participa em exposições de pintura e ilustração. Vive e trabalha em Leiria.
Orçamento e Calendarização
Os 4000 € desta campanha servirão para pagar a impressão de 1000 exemplares do livro ilustrado “José Mário Branco, ser solidário”, as comissão PPL, as recompensas e a produção das artes finais do livro.
Todos os apoiantes receberão as suas recompensas até ao final do mês novembro.
Barca do Inferno Editora
Entrega das recompensas
Bom dia!
O livro "José Mário Branco, ser solidário" já está na gráfica!! Contamos receber os exemplares em papel no dia 12 de novembro. A partir desse dia, começaremos a enviar os vossos livros pelo correio.
Para quem quiser vir a Leiria, no dia 16 de novembro, pelas 18h30, vamos estar na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, para entregar livros, conversar e ouvir algumas canções de José Mário Branco e dos seus companheiros. Contamos convosco! Um abraço e até breve
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários