Um livro ilustrado para conhecer a vida e a obra de um homem invulgar.
Depois de terminarmos com sucesso a campanha de crowfunding para a edição do livro “Maria Lamas, amor, paz e liberdade”, voltamos a recorrer ao financiamento coletivo para concluirmos o nosso projeto de publicação de um livro ilustrado sobre José Mário Branco. A Mafalda já escreveu o texto e o Rui Pedro está a terminar as ilustrações. Para conseguirmos imprimir 1000 exemplares, precisamos de 4000 €. Acreditamos na importância de dar a conhecer, a um público alargado, a vida e a obra deste notável músico: cantautor, compositor, produtor — uma das personalidades que mais marcou a música portuguesa a partir dos anos de 1960. Procurámos criar um livro interessante para crianças, jovens e adultos, que promova o encontro entre gerações.
Como referiu José Mário Branco numa entrevista: “Claro que é preciso dar a conhecer, aos mais novos, as coisas más e boas do passado, como forma de eles poderem procurar caminhos, evitarem repetir erros e enganos, buscarem soluções para os novos problemas.” A sua vida e obra são um exemplo de dedicação a causas em que acreditava profundamente, de luta pela liberdade, tendo feito o que quis da forma que considerou melhor. Desejou sempre uma sociedade mais justa, mais igualitária, mais solidária e mais feliz. Nas discussões do PREC dizia aos seus companheiros: “Vocês estão na música porque são políticos; eu estou na política porque sou músico”. Foi preso, foi contra a guerra colonial e, como lhe era impossível ir para a frente de batalha lutar contra os seus irmãos africanos, exilou-se em Paris. A sua música atravessou fronteiras. Com o 25 de Abril, pôde, finalmente, regressar a Portugal. Continuou a lutar pelos seus valores.
Esta campanha consiste na pré-venda, com desconto, de exemplares do livro ilustrado "José Mário Branco, ser solidário". Se quiserem ter este livro em casa, escolham a recompensa e comprem aqui!