"Um voo acompanhado" espelha bem a necessidade e a vontade de ajudar quem mais precisa. A APSA promove a integração de jovens com sindrome de asperger no mercado de trabalho, através do seu programa empregabilidade que é o culminar de todas as atividades de integração comunitiária e treino de competência social e autonomia funcional. Este programa consiste na mediação técnica especializada entre o jovem, empresa, familia e comunidade. Sem este "Acompanhamento" não é possivel integrar estes jo...
Esta campanha visa promover uma melhor compreensão por parte da sociedade acerca das características e qualidades das pessoas com Síndrome de Asperger (SA), enquadradas nas Perturbações do Espectro do Autismo, facilitando assim a integração no mercado de trabalho e uma maior inclusão social. Só assim, e através de alguns casos práticos de sucesso, poderemos demonstrar a mais Empresas e à Sociedade em geral que os jovens com SA têm inúmeras capacidades que só se conseguem extrair através da mediação técnica especializada e transversal a todas as fases do programa de empregabilidade. Este projeto vai permitir colmatar parte da problemática da subsídio-dependência que muitas vezes estas situações acarretam. Não só pela parte dos jovens que ingressam na vida ativa, como pelas famílias que por terem de ficar a tomar conta dos jovens carecem de subsídios para o efeito. Com a sua inclusão em contexto laboral estas podem regressar novamente à vida ativa. Neste projeto a APSA compromete-se a dar uma vida melhor a jovens com SA, integrados nas empresas da rede da APSA, capacitando os seus RH, acreditando também que será uma maior valia para os mesmos e para as empresas. Empresa Receptiva é já uma marca registada da APSA e são todas aquelas que acolhem os jovens e o nosso Programa Empregabilidade.
A APSA tem experiência e resultados comprovados na área de intervenção do projeto desde 2014 e desde então tem sido um crescente, em número de Jovens com SA integrados e em número de Empresas. A Casa Grande nasce para dar resposta aos jovens que ao terminarem a escolaridade obrigatória ficavam sem rumo na sua vida e iam para casa deprimir e depender dos apoios do Estado. Este projeto já permitiu colocar jovens em contexto laboral, quer em experiências comunitárias quer em estágios, e ainda em regime de contrato de trabalho, tendo já havido renovações. O presente projeto pretende proporcionar aos jovens, uma oportunidade de experiência laboral e de construção de um projeto de vida futuro. A experiência da APSA é comprovada não só por testemunhos das empresas como pelos próprios jovens e famílias.
O seu donativo irá transformar as suas vidas na medida em que irá contribuir para a valorização pessoal e o desenvolvimento de capacidades do jovem/adulto com sindrome de asperger, tendo em vista a sua funcionalidade e autonomia, tornando-os os próprios agentes activos da sua vida.
Ao doar 5000€ à APSA, está a proporcionar a integração de mais um Jovem com Sindrome de Asperger no Programa Empregabilidade da APSA, que o levará ao mercado de trabalho e por conseguinte a ter uma vida mais digna e mais autónoma. O que se pretende é que estes Jovens voem por si mesmos, mas também sabemos que dada a sua condição terão de ser sempre acompanhados por técnicas especializadas e mediadores. Daí a designação deste projeto "O Voo Acompanhado".
Bem Hajam!