Pedalar Sem Idade, pelo direito ao vento nos cabelos
Giving Tuesday

Pedalar Sem Idade, pelo direito ao vento nos cabelos

O seu donativo vai ajudar-nos a financiar a compra de mais bicicletas adaptadas para aumentarmos o nº de passeios realizados por mês e ajudar cada vez mais idosos a saírem do is...

O seu donativo vai ajudar-nos a financiar a compra de mais bicicletas adaptadas para aumentarmos o nº de passeios realizados por mês e ajudar cada vez mais idosos a saírem do isolamento dos lares, centros de dia e suas próprias casas.

O seu donativo vai ajudar-nos a financiar a compra de mais bicicletas adaptadas para aumentarmos o nº de passeios realizados por mês e ajudar cada vez mais idosos a saírem do isolamento dos lares, centros de dia e suas próprias casas. O nosso objetivo para 2020 são a aquisição de novas bicicletas adaptadas. Em 2020, queremos formar mais de 50 voluntários e ultrapassar os 1000 passeios.

A missão da Pedalar Sem Idade é retirar os idosos da solidão das suas casas ou da rotina diária dos lares e levá-los a passear durante 30 ou 60 min. com pilotos voluntários treinados, em veículos adaptados para o efeito, re-integrando-os nas suas comunidades. A Pedalar Sem Idade acrescenta benefícios relevantes para a integração dos idosos ou de pessoas com mobilidade reduzida nas suas comunidades locais, na melhoria do seu bem-estar geral, da sua auto-estima e auto-confiança. 

Através de protocolos com Lares de Idosos, Centros de Dia, Clínicas de Reabilitação e similares, os nossos voluntários vão buscar os idosos e pessoas com mobilidade reduzida, deficiência motora ou outra condição de saúde debilitante ou condicionante como demência ou cegueira, para passeá-los pela cidade todas as semanas. 

O movimento Pedalar Sem Idade não é sobre bicicletas, nem apenas sobre mobilidade ou sustentabilidade. Pedalar Sem Idade é uma atitude inovadora de ver o voluntariado, é sobre relações humanas, generosidade para com quem não tem acesso aos pequenos prazeres da vida, sobre fazer as coisas devagar e com propósito e sobre as histórias que nos inspiram. Acreditamos na estimulação cognitiva dos nossos idosos através de experiências, levando-os a fazerem coisas que todos lhes dizem já não serem possíveis e a levá-los a lugares onde eles pensaram nunca mais poderem ir.

[IMAGE:716239:0]

Sobre o promotor

 

A Associação tem actualmente protocolos com o Centro Social e Paroquial do Campo Grande, com a Fundação Ageas e com o Centro Social e Paroquial S. João de Brito onde através de voluntários formados passeamos gratuitamente idosos dessas instituições, semanalmente. Mas não chega, precisamos de mais bicicletas para ajudar mais idosos e pessoas com mobilidade reduzida, estabelecendo protocolos com mais Lares de Idosos, Centros de Dia, Clínicas de Reabilitação e Similares e com particulares por forma a que as famílias portuguesas possam passear os seus avós, pais e mães de forma regular, ao volante de um trishaw. O projeto Radar identificou em Lisboa mais de 30.000 idosos (com mais de 65+) a viverem sozinhos e a sua maioria numa situação de significativo isolamento. Este indicador representa um peso relativo de 24% da população da cidade. Estima-se que em 2026, a cidade de Lisboa possuam mais de 100 mil habitantes com idade superior a 75 anos, quase o dobro do que em 2001. 

O movimento Cycling Without Age foi fundado na Dinamarca em 2012 por Ole Kassow. Há 7 anos, Ole passou de bicicleta por um lar de idosos e reparou num senhor sentado num banco, com uma bengala ao seu lado. O seu primeiro pensamento foi de quantas pessoas é que actualmente não conseguiam passear livremente na cidade devido às suas limitações físicas e assim percebeu, o quanto as queria ajudar a subir novamente para uma bicicleta. Mais tarde, Ole foi ao lar com um rickshaw alugado a oferecer-se para passear um idoso pela cidade. Foi apenas uma ideia, um momento de reflexão e muita vontade de ajudar que trouxe ao mundo o movimento de generosidade.

Orçamento e Calendarização

Iremos utilizar os seus donativos no financiamento da operação da Pedalar Sem Idade em Lisboa, garantindo o seu funcionamento e o acesso de cada vez mais idosos aos nossos trishaws e experiências com os nossos voluntários no decorrer do ano de 2020.

Sex, 06/12/2019 - 07:59

Lançamento da campanha

25/11/2019

2 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 0
    novos apoiantes

  • 2
    apoiantes recorrentes

  • 1
    apoiante anónimo

Conhece quem está a tornar este sonho realidade