Caderno de Estimulação Cognitiva para Pessoa Idosa
Giving Tuesday

Caderno de Estimulação Cognitiva para Pessoa Idosa

Edição de um Caderno de Actividades para Estimulação Cognitiva da Pessoa Idosa

Edição de um Caderno de Actividades para Estimulação Cognitiva da Pessoa Idosa

A missão da Associação Coração Amarelo - Delegação de Lisboa, é apoiar e acompanhar as pessoas idosas que se encontrem em situação de solidão e/ou isolamento ou em risco de virem a estar. Sendo uma entidade enquadradora de voluntariado, assegura esta missão através de um grupo de voluntários enquadrados por uma equipa técnica de rectaguarda responsável pela integração, acompanhamento e supervisão do trabalho destes voluntários. Aposta na inovação de uma resposta qualificada e diferenciada que se coaduna com contextos pessoais e sociais em permanente desenvolvimento.

A pessoa idosa encontra-se, assim, numa fase da vida em que a ocupação dos tempos livres assume especial importância, na medida em que a participação ou realização de actividades variadas, de acordo com o seu perfil de interesses, contribui para a manutenção dos seus parâmetros de cognição e por conseguinte para a prevenção de demências.

A Delegação de Lisboa candidata-se com este projecto ao #GivingTuesdayPT com o duplo objectivo de contribuir para o retardamento das perdas cognitivas características desta faixa etária, mas também, e sobretudo, para estímulo das competências do saber e do saber ser, contribuindo para a melhoria da auto-estima e auto-confiança da pessoa idosa.

Sobre o promotor

A Associação Coração Amarelo - Delegação de Lisboa tem uma Equipa Técnica composta por quatro elementos:

Psicológa - Gestão de Voluntários

- Recrutamento e seleção; Apresentações; Acompanhamento, gestão e supervisão; Dinamização de formações e encontros; Acompanhamentos psicológicos - avaliações; Articulação com a rede de suporte formal e informal.

Assistente Social - Gestão de Utentes

- Admissão e seleção; Apresentações; Atendimento, acompanhamento e encaminhamento social; Dinamização e avaliação de projectos; Articulação com a rede de suporte formal e informal.

Animadora Socio-cultural - Gestão de Actividades

- Organização e dinamização de actividades; Definição e implementação de estratégias facilitadoras da dinâmica social em grupo; Articulação com parceiros e entidades.

Terapeuta Ocupacional - Gestão Ocupacional 

- Avaliação das componentes da pessoa, do ambiente e da ocupação; Aconselhamento de produtos de apoio e/ou adaptações do ambiente; Articulação com a rede de suporte formal e informal; Dinamização e avaliação de projectos.

Orçamento e Calendarização

Orçamento:   477€

Calendarização:

  • Elaboração dos Exercícios e Divulgação da Iniciativa   - jan / fev 2020
  • Edição Piloto (Focus Group) - mar 2020
  • Lançamento do Projecto e Distribuição Cadernos - abr 2020
  • Implementação 1ª fase - abr / jun 2020
  • 1ª avaliação - jul / ago 2020
  • Implementação 2ª fase - set / nov 2020
  • 2ª avaliação - nov 2020
  • Relatório Final - dez 2020

 

 

        

Sex, 06/12/2019 - 07:38

Lançamento da campanha

26/11/2019

3 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 3
    novos apoiantes

  • 0
    apoiantes recorrentes

  • 2
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade

  • Anónimo

    03/12/2019 - 22:07

    Giving tuesday

  • Daniela Lisa Nobre

    03/12/2019 - 18:57

    Acho deveras importante o que fazem❤️. Contribuir para o bem estar emocional do idoso é essencial. Sei o poder que isso tem. Vi isso na minha avó 😊

  • Anónimo

    01/12/2019 - 10:25