Um bater de asas de cada vez, no caminho da conservação da águia-imperial-ibérica.
Exclusiva de Portugal e Espanha, a águia-imperial-ibérica é uma das aves de rapina mais ameaçadas da Europa e está entre as mais raras do mundo. Mas ter uma espécie rara não é motivo de orgulho. Neste momento, se nada fosse feito para mitigar as ameaças de que é alvo, esta espécie Criticamente em Perigo estaria certamente extinta no nosso país.
É por isso que desde 2013 a Liga para a Protecção da Natureza (LPN) se dedica ativamente à recuperação da águia-imperial-ibérica no território nacional, com especial foco no Alentejo, onde hoje ocorrem 13 dos 17 casais reprodutores que se conhecem em Portugal.
A conservação desta espécie, de grande importância para o equilíbrio dos nossos ecossistemas, depende da continuidade do trabalho que ali se desenvolve em prol desta ave de rapina e de outras espécies ameaçadas que com ela partilham os mesmos habitats, desde a estepe cerealífera de Castro Verde ao matagal mediterrânico das serras de Moura e do Vale do Guadiana.
Porque não devemos abandonar caminhos que nos levam a bons resultados, urge dar continuidade a este esforço, mantendo as ações de recuperação do habitat, de promoção das suas presas naturais e uma ativa vigilância e combate às causas de mortalidade com origem humana, sejam elas intencionais ou acidentais.
Porque acreditamos que o global começa no local e que o poder coletivo tem origem nos gestos individuais, a LPN apela a que apoie esta causa pela conservação do nosso património natural, contribuindo para o esforço de recuperação da águia-imperial-ibérica.
Venha conhecer de perto o nosso trabalho com a águia-imperial-ibérica, visite-nos no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, em Castro Verde.
Faça um donativo para a LPN ou contacte-nos para geral@lpn.pt | 217780097.