Casa nova para 35 meninas/mulheres com necessidade especiais
Giving Tuesday

Casa nova para 35 meninas/mulheres com necessidade especiais

Construção de um edifício para actividades e adequação dos quartos, adaptando-os às necessidades especiais.

Construção de um edifício para actividades e adequação dos quartos, adaptando-os às necessidades especiais.

A Associação de Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos - Convento dos Cardaes é lugar de vida social, com cada umas das 35 "meninas" que aqui vive; e cultural, através das visitas diárias de um público que descobre, no Príncipe Real, um lugar que não sabia haver.

 

Obra Nova: a solução para uma necessidade urgente

 

Vamos fazer obras de construção de um novo edifício e remodelação do antigo, procurando dar maior qualidade de vida às nossas "meninas" e tornando este projecto um projecto para a vida. Neste momento temos muitos problemas para resolver: o espaço do Convento não é suficiente nem adequado às actuais necessidades. Os quartos são pequenos e longe das casas de banho, a cozinha fica longe do refeitório, não há espaço de enfermaria e as meninas não cabem nas salas de actividades. Não são cumpridas as exigências legais europeias e da Segurança Social que num avaliação recente informou que existe uma necessidade de remodelação urgente.

 

Orçamento num total de 2 milhões de euros, sem incluir o mobiliário dos quartos e equipamento das salas de actividades.

Sobre o promotor

No século XIX, as mulheres cegas eram particularmente vulneráveis a abusos, marginalidade e miséria. É neste contexto que um conjunto de senhoras lideradas pela 3ª Condessa de Rio Maior funda, em 1848, a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos. A ideia, à época, é profundamente inovadora ao recolherem as mais pobres das pobres. Em 1877, o Convento dos Cardaes é cedido a esta obra social e o cuidado das utentes é entregue às Irmãs Dominicanas.


Hoje, a Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que mantém o cuidado a cegas e outras senhoras com multideficiência. Uma comunidade de Irmãs Dominicanas vive no Convento dos Cardaes, cuidando, a tempo inteiro, das 38 senhoras com deficiência contando com a ajuda de técnicas, auxiliares e de voluntárias externas para as diversas actividades. A Associação Nossa Senhora Consoladora dos Aflitos é também responsável pela administração, conservação do património e animação cultural do Convento dos Cardaes.

Sex, 06/12/2019 - 07:58

Lançamento da campanha

02/12/2019

0 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 0
    novos apoiantes

  • 0
    apoiantes recorrentes

  • 0
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade