Vídeos educativos para todas as crianças em Portugal aprenderem a navegar as suas emoções.
Resumo
O Ginja (www.ginja.org) é uma série infantil pedagógica e lúdica que explica emoções às crianças, desenvolve competências socio-emocionais ("SEL", "Social and Emotional Learning") e melhora a saúde mental. Pensado para famílias e escolas que valorizam a inteligência emocional e com crianças entre os 5 e 10 anos, fornece 18 vídeos, canções, sugestões de conversa entre adultos e crianças, actividades manuais e podcasts educativos e de qualidade. As personagens dos vídeos são fantoches e a personagem principal é o Ginja. Cada dia de actividade leva entre 10 minutos e 1 hora a completar. Famílias e escolas podem usar o Ginja de forma autónoma, flexível e ao seu próprio ritmo (na verdade até as crianças).
Começámos durante a pandemia em Junho de 2020 e temos avançado com trabalho voluntário e fundos próprios. Demos 11 mil euros e um ano de trabalho a tempo inteiro de uma pessoa para produzir estes conteúdos.
Não fazemos o Ginja por dinheiro, mas precisamos de dinheiro para fazer face às despesas e poder produzir novos episódios. Se quer ajudar o Ginja a continuar por mais um ano, pode ajudar na aba "recompensas."
O que precisamos
Queremos fazer a segunda temporada do Ginja. A primeira temporada foi sobre consciência emocional; a segunda será sobre regulação emocional e acreditamos que terá conteúdos ainda melhores.
O valor de mercado do nosso trabalho neste ano foi cerca de 70 mil euros, 50 mil para a produção do conteúdos (2h30 de áudio e vídeo, 19 canções, 18 actividades manuais, e 18 grupos de sugestões de conversa) e 20 mil para o site (design gráfico, programação, segurança informática).
Para continuar por mais um ano, precisamos de pelo menos 20 mil euros até 27 de setembro, o que cobre sobretudo o salário de uma pessoa a tempo inteiro:
- se chegarmos a 20 mil euros até 27 de setembro, faremos a segunda temporada do Ginja;
- se não chegarmos a 20 mil euros até 27 de setembro, não faremos a segunda temporada do Ginja e devolvemos todo o vosso dinheiro.
Outras formas de ajudar
O maior sucesso num ano de trabalho foi esta comunidade que construímos e de que nos sentimos orgulhosos. Sabemos o carinho que todos têm pelo Ginja! Podem ajudar-nos de outras formas:
- Se têm crianças dos 5 aos 10 anos, usem os vídeos em www.ginja.org, que tem 4 episódios gratuitos;
- Falem do nosso projecto aos vossos amigos e familiares;
- Usem as ferramentas de partilha do PPL;
- Sigam-nos nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, Pinterest;
- Entrem em contacto se tiverem outras ideias, como medição de impacto, marketing ou divulgação.
Sobre o promotor
Equipa
A nossa equipa tem uma médica de família, duas actrizes e um engenheiro. A campanha cobre sobretudo o salário a tempo inteiro do engenheiro, Miguel Morin, para continuar a fazer vídeos e manter o site.
Miguel Morin é um empreendedor social com formação em informática (licenciatura da Ecole Polytechnique, Paris; engenheiro em inteligência artificial no Alan Turing Institute, economia (Doutoramento de Columbia University, Nova Iorque) e educação (pós-doc em economia das tecnologias e em intervenções de educação infantil na Universidade de Cambridge, Reino Unido. A tese de doutoramento analisou a substituição de empregos por computadores nas últimas décadas e por electricidade durante a Grande Depressão. Também tem formação em realização de cinema, produção de áudio, e produção de vídeo.
Previamente, inventou, desenvolveu, e lançou Puzzli, um "brinquedo inteligente" com patente pendente, para ensinar crianças a ler. Também inventou vários brinquedos para crianças que publicou no Thingiverse.
Podem saber mais sobre a equipa no site do Ginja.
Impacto
Num ano de trabalho do Ginja, conseguimos o seguinte impacto:
Aqui fica uma história verídica sobre como uma criança usou os nossos vídeos na sua vida real:
Era uma vez um menino de 4 anos com leucemia, uma doença grave. Ia todos os meses ao Instituto Português de Oncologia para ter um tratamento de quimioterapia. Tinha muito medo das agulhas e costumava gritar e espernear no consultório quando chegava a hora. Depois ele viu o episódio 8, em que o Ginja mostra que não podemos controlar os acontecimentos mas podemos sempre escolher o nosso comportamento. Na próxima visita, ele respirou fundo, disse "eu posso escolher" e ficou sentado sem se mexer durante a picada. Olhava orgulhoso para a mãe e dizia, "Portei-me bem, não portei?" A mãe concordou, muito emocionada. As enfermeiras achavam que parecia outra criança. No mês seguinte, também se portou muito bem. Até o médico na consulta notou a diferença e perguntou à mãe, "O menino cresceu e mudou muito, o que aconteceu?"
Orçamento e Calendarização
O custo tangível de produção em material e despesas é baixo, à volta de 2 mil euros. A maioria do custo é o salário de uma pessoa a tempo inteiro.
Para entrar dinheiro numa empresa, a empresa precisa de facturar. Uma empresa em Portugal requer contabilidade organizada (123 euros por mês) e um sócio-gerente, que requer pelo menos o ordenado mínimo (665 euros por mês), que requer segurança social (156.75 euros por mês) e seguro de trabalho (70 euros). Para um ano, os custos administrativos são €11,407. Para facturarmos isto, temos que cobrar IVA, o que acrescenta 23%, e as comissões do PPL de 9.225% (5% de plataforma e 2.5% de processamento de pagamentos, mais IVA).
Apesar de 20 mil euros parecer elevado para Portugal, se não conseguirmos angariar esse valor, não nos faz sentido continuarmos a operar em Portugal, e tentaremos ir para o estrangeiro e fazer a série noutras línguas.
Por um lado, temos muitos testemunhos e histórias verídicas sobre como o Ginja está a mudar a vida das crianças e que nos incentivam a continuar. Por outro lado, ainda não pedimos dinheiro ao nosso público, e achamos justo pedir uma contribuição antes de abandonarmos o projecto ou darmos prioridade a línguas estrangeiras.
O nosso objectivo é perceber se os benefícios do Ginja para o nosso público justificam os custos que nós temos, e estimamos estes custos em 20 mil euros para o próximo ano. Por isso escolhemos este montante como "tudo ou nada": se não conseguirmos angariar, devolveremos o vosso dinheiro na íntegra.
Salário de uma pessoa a tempo inteiro: €12,000
Custos de contabilidade: €1,476
Custos de material e produção: €1,284
Subtotal: €14,760
IVA: €3,395
Comissões PPL e de pagamento: €1,845
Total: €20,000
Galeria de Imagens
Miguel Morin
Obrigado a todos os que já
Obrigado a todos os que já contribuíram! A nossa campanha só tem mais 10 dias e por isso pedimos a vós, seguidores e apoiantes que sabem melhor que ninguém o valor educativo do Ginja, para divulgarem junto de pessoas como vós que também valorizam a saúde mental e desenvolvimento emocional. Muito obrigado!
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