Projeto único em parceria com a Fundação EDP e a Universidade Católica Portuguesa (Economia Social). O Projeto AGIR+ pretende ajudar famílias carenciadas a gerir as suas finanças.
Projeto de cariz social, com o apoio da Fundação EDP e a Universida Católica Portuguesa.
A Ipsum Home pretende Ajudar famílias carenciadas, Gerir as finanças, Informar como o devem fazer e Resolver os problemas financeiros, de sobre-endividamento. MAIS, ajudar famílias carenciadas a gerir as suas finanças.
A Ipsum Home, membro da Rede de Apoio ao Consumidor Endividado, é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida pela Direção Geral do Consumidor e pelo Banco de Portugal que tem por objeto fomentar nas famílias e outras organizações um conjunto de boas práticas que promovam uma gestão financeira e responsável dos seus recursos. O público alvo são pessoas em situação de dificuldades económico-financeiras ou insolvência.
O projeto desde há 2 anos que visa o resgate e sucesso do plano de recuperação de mais de 1200 famílias impactando diretamente em cerca de 3300 beneficiários. A formação irá assentar nos princípios básicos da consultoria e formação.
CONSULTORIA:
• Criar 5 gabinetes de proximidade em Matosinhos e Porto, com enfoque nas famílias carenciadas, para informar os direitos e deveres, diagnóstico da situação e das propostas,acompanhamento individualizado e dirigido, prestar informações crediticia e análise da capacidade de endividamento.
• Criação de gabinete de apoio jurídico pro-bono.
Os gabinetes de apoio serão desenvolvidos em locais estratégicos, indicados pelas Juntas de Freguesia.
FORMAÇÃO
• Formação para Adultos
Realização de ações de formação, seguindo orientações do Banco de Portugal, dirigido essencialmente a famílias sinalizadas por entidades públicas. Estas ações irão promover a partilha intergeracional e a sensibilização do coletivo para as boas práticas do consumo.
• Formação para Jovens
Ações de formação, com base no Plano Todos Contam do Banco de Portugal, com jogos e implementação de um projeto de empreendedorismo para jovens.
ATUALMENTE
• Consultoria na União de Freguesias de Aldoar, Foz e Nevogilde e no Centro Incentivar a Partilha de Matosinhos
• Formação aos 6º e 8º anos
• Workshops destinados a famílias carenciadas.
OBJECTIVO
Acompanhamento individualizado e de proximidade às famílias sinalizadas, até a resolução dos problemas identificados.
Pretende com a ajuda de todos os parceiros envolvidos, empresas, Juntas de Freguesia, municípios, e nomeadamente a Fundação EDP e da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica Portuguesa, que no seu apoio evidenciam a confiança inequívoca no projeto, expandir os serviços para áreas mais abrangentes, numa co-relação e trabalho de intervenção direto e próximo, em conjunto com os restantes parceiros do projeto, e identificando de forma mais eficaz as famílias necessitadas deste apoio.
Associação Ipsum Home
Falta pouco, muito pouco
Faltam 2 dias e cerca de 300€ para concluir a campanha com sucesso.
Contamos com a tua ajuda
Contribui e partilha
Ajuda
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários