A Orquestra de Sopros da ESML, criada em 2004, foi a única orquestra europeia selecionada para participar na prestigiada The Midwest Clinic.Para que esta importante representação Portuguesa aconteça, precisamos do seu apoio!
Há cerca de um ano atrás, a Escola Superior de Música de Lisboa rejubilou de alegria ao ver a sua Orquestra de Sopros selecionada para um dos eventos mais importantes da área em todo o Mundo.
A Midwest Clinic é a maior conferência Internacional de Banda e Orquestra do mundo, a qual atrai cerca de 18 000 pessoas para Chicago e é realizada anualmente no mês de dezembro.
Este ano será a sua 73ª edição, para a qual, a Orquestra de Sopros da ESML foi selecionada para participar na realização de um concerto no dia 18 de dezembro.
Para além do concerto da Orquestra de Sopros ESML na The Midwest Clinic- International Band and Orchestra Conference, serão realizados outros 2 concertos a 16 e 17 de dezembro, na Universidade de Illinois - Smith Memorial Hall e no Carthage College - Alford Park Drive, Kenosha - Wisconsin.
Esta será a primeira vez que uma orquestra Portuguesa estará presente neste evento. A digressão decorrerá de 15 a 22 de Dezembro sendo que poderemos contactar com milhares de participantes de mais de 30 paises, que anualmente se reunem em Chicago.
Desde que recebemos esta notícia temos envidado todos os esforços para reunir a avultada quantia necessária para assegurar as viagens dos 65 membros da Orquestra. Recebemos importantes apoios do Exmo. Presidente da República bem como do Instituto Politécnico de Lisboa. Além destes, outras empresas, pessoas, amigos, deram preciosas contribuições.
Resta-nos uma pequena fatia que temos de alcançar para conseguir realizar este sonho!
Não podemos deixar ninguém para trás, pois cada um tem o seu papel fundamental na construção do todo que é a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa!
Através da nossa campanha de crowdfunding vocês podem-nos ajudar a representar Portugal e cumprir este grande desafio!
TODAS as contribuições, independentemente do seu valor, são importantes para nós e queremos deixar, desde logo, o nosso muito obrigado!
Sobre o promotor
Por sugestão dos docentes Vasco Pearce de Azevedo e José Massarrão foi apresentado à Direcção da Escola Superior de Música de Lisboa em 2004, um projecto de criação de uma Orquestra de Sopros que permitisse uma maior oferta aos estudantes da referida escola e proporcionasse ainda uma prática musical essencial aos instrumentos de sopro e percussão.
A 19 de Novembro de 2004 é apresentada a recém criada orquestra de Sopros da ESML sob a direcção do autor do supracitado projecto, o maestro Alberto Roque.
Desde então a orquestra tem desenvolvido uma actividade que se enquadra nos objectivos académicos para a qual foi criada, nomeadamente na prática de um repertório específico de compositores de referência para estas formações, abordando diversas época e estilos musicais com vista a uma abrangente formação académica dos estudantes da ESML.
Para além dos seus objectivos pedagógicos a Orquestra de Sopros tem desenvolvido projectos que providenciem aos estudantes o contacto com o panorama musical nacional e internacional, quer através da realização de concertos, como também através de convite a maestros de referência nesta área musical. Nesse sentido a orquestra já se apresentou em diversas salas nacionais e realizou em 2009 a sua primeira digressão internacional, tendo-se apresentado em Estugarda e Mannheim.
Tem sido também um dos principais objectivos da orquestra, a criação de novas obras de compositores portugueses e a estreia em Portugal de compositores estrangeiros cujo mérito é amplamente reconhecido. A orquestra foi responsável por várias primeiras audições em Portugal de obras de compositores como Karel Husa, Percy Grainger, András Sebestyén , Edson Beltrami, Eva Lopzsic, Luis Nani, Jesús Santandreu, entre muitos outros.
Orçamento e Calendarização
A digressão da Orquestra de Sopros da ESML à The Midwest Clinic- International Band and Orchestra Conference conta com o alto patrocínio do Exmo. Sr. Presidente da República, bem como do Instituto Politécnico de Lisboa.
Além destes patrocínios foram todos feitos todos os esforços para conseguir todo o dinheiro para cobrir as despesas inerentes às viagens desta digressão, mas tal ainda não foi possivel.
Cada viagem tem um custo de 906€, sendo o total dos 65 membros da Orquestra de 58890€, que teremos de liquidar até 12 de Dezembro.
O valor deste crowdfunding torna-se vital para assegurar a totalidade do valor a pagar e viabilizar a nossa ida a Chicago.