O Kêlê é um projeto social que visa reduzir o insucesso escolar na comunidade de Neves, em São Tomé e Príncipe, a partir de julho de 2018.
A população de São Tomé e Príncipe é uma das mais jovens do mundo, onde 62,5% das pessoas tem menos de 24 anos. Apesar de a educação ser um dos setores prioritários para o país, o insucesso escolar é um dos principais obstáculos para o seu desenvolvimento. Atualmente, 71% dos jovens santomenses não conclui o secundário.
O Kêlê ambiciona reduzir o insucesso escolar das crianças do Ensino Básico Integrado (6 aos 12 anos), através da dinamização de um ATL (Atividades de Tempos Livres), com recurso a metodologias de educação não formal. A implementação de atividades como o desporto, a expressão artística e os jogos educativos, tem o intuito de potenciar competências-chave (autoconhecimento, automotivação, determinação e resiliência) de modo a assegurar o interesse pela escola, proporcionando um percurso escolar orientado.
Nós acreditamos que as crianças são os principais agentes de mudança do presente. Queremos ajudá-las a desenvolver as competências-chave para atingirem o máximo do seu potencial, alcançarem um percurso escolar bem-sucedido e a desenvolverem um papel ativo na comunidade em que estão inseridos.
Acreditem connosco e ajudem-nos a despertar nos protagonistas do presente a construção do futuro.