O projecto "Dois Sentidos" irá promover o Autoconceito e a Autonomia dos jovens e adultos com Surdez e dos adultos com Cegueira, procurando melhorar a sua qualidade de vida, através do apoio na aprendizagem da leitura e escrita e da formação em orientação e mobilidade. Ajude-nos a fazer a diferença!
No âmbito da Formação Spirit’15 promovida pela organização não-governamental WACT – We are Changing Together, foi criado, pelas Changemakers Cláudia Moura e Rita Pereira, o Projecto Social "Dois Sentidos" que se propõe combater a exclusão social das pessoas portadoras de deficiência auditiva e visual em São Tomé e Príncipe onde, dos 3.5% da população portadora de uma deficiência ou incapacidade (mais de 6.000 pessoas), cerca de 33,3% das pessoas são portadoras de deficiência visual ou baixa visão e cerca de 29.9% é afectada pela deficiência auditiva, uma percentagem significativa da comunidade que enfrenta diariamente crescentes dificuldades devido às poucas oportunidades sociais que lhes são oferecidas.
A comunicação e a autonomia são factores relevantes para a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência auditiva e visual, pelo que foram identificadas como as dificuldades onde o projecto "Dois Sentidos" irá actuar.
Para ultrapassar as principais necessidades identificadas, o “Dois Sentidos” irá partir para São Tomé e Príncipe, no dia 2 de Julho de 2015, durante 6 semanas, propondo-se a desenvolver formação em orientação e mobilidade para os adultos portadores de Deficiência Visual e oficinas de leitura e escrita, para jovens e adultos portadores de Deficiência Auditiva.
Com este projecto esperamos motivar para aprendizagens futuras e melhorar a qualidade de vida dos beneficiários do projecto.
Para que a diferença deixe de ser um factor de exclusão em São Tomé e Príncipe, vamos fazer a diferença!