Testemunho d'As Mães d'Água

10
Nov
2017

A campanha "Mudar o SNS - Uma piscina de cada vez", promovida pela Mães d'Água, visava obter o financiamento necessário para adquirir um "KIT Piscina de Parto" e doá-lo a um hospital aderente à causa, sensibilizando assim os hospitais sobre a opção de imersão na água durante o trabalho de parto. A campanha conseguiu ultrapassar o objetivo e a equipa da Mães d'Água decidiu partilhar um relatório da mesma. Obrigado e até muito breve!

Relatório campanha “Mudar o SNS – uma piscina de cada vez”

A angariação de fundos foi muito bem sucedida, tendo atingido os 100% cerca de uma semana antes do final do prazo, e concluído a campanha acima do valor proposto, com um total de 2051€/118%. 

A piscina de parto (objecto da campanha) foi entregue ao Centro Hospitalar da Póvoa do Varzim – Vila do Conde ainda no mês de Maio e passou a estar disponível aos utentes em Junho, altura em que o Hospital concluiu algumas obras necessárias para o correcto funcionamento da dita piscina. 19 de Junho foi a data da primeira utilização da piscina de parto. 

O impacto para as Mães d’Água foi fantástico, visível não só pelo alcance das publicações na nossa página de facebook (publicações com elevado números de visualizações, likes e partilhas), mas também pelos contatos que se seguiram durante e após o término da campanha. Para além dos habituais contatos de particulares, surgiram contatos de entidades e profissionais médicos para terem mais informação sobre como implementar parto na água e obter uma piscina de parto para as suas instalações.

Do ponto de vista dos “clientes”, temos informação de que no Hospital da Póvoa já houve 9 mães/casais que tiveram acesso ao uso da piscina para hidroterapia no trabalho de parto. 

A entrega das recompensas foi um desafio -  parece-nos que a maior parte dos doadores ou não reparou que havia recompensas ou doou sem querer receber nada em troca, contribuindo apenas pela causa. 

Como balanço final da campanha, consideramos que foi muito positivo ver a sociedade civil envolvida e agradecemos a existência de plataformas de crowdfunding, que viabilizam a angariação de fundos com credibilidade, pelo que, estamos também muito agradecidas à PPL.  

Não esquecendo o tema da campanha, "uma piscina de cada vez", despedimo-nos com um até breve!