Tens uma campanha de sucesso (quase) garantido?

30
Mar
2021

Para responder a isto, teríamos de analisar todas as pequenas vitórias que, somadas, levam ao sucesso final de uma campanha. Desde o planeamento prévio ao lançamento da campanha, ao texto cativante, ao orçamento claro e sucinto, às imagens apelativas, e o vídeo curto mas envolvente, resta-nos um só elemento, que pode ser mais decisivo para o sucesso da campanha do que o objetivo em si.

Estamos a falar das Recompensas.

Em troca de cada apoio, o promotor compromete-se a oferecer uma recompensa, e estas podem ser tanto produtos, como serviços ou descontos

Da nossa experiência, serviços que necessitem que o apoiante se desloque até um espaço, ou que aceda à internet para receber uma consulta, ou que tenha qualquer outro tipo de requisito, não são apelativas e acabam por comprometer o sucesso da campanha.

O mesmo pode ser dito sobre os descontos. Se em troca de um desconto de 5% eu tenho de apoiar com 50€, isto significa que a minha recompensa só começa a ser proveitosa quando, depois da campanha terminar, investir pelo menos 1000€!

Isto leva-nos ao tipo de recompensa mais bem-sucedido: o Produto! Mas não é um produto qualquer. Pois há um requisito que deverá ser cumprido. O apoiante deve conseguir recebê-lo facilmente na morada que indicar e, para isso, o custo de envio já deve ter sido adicionado à própria recompensa. Desta forma, o apoiante só tem de contribuir com o valor certo e esperar que a recompensa lhe bata à porta.

É esta comodidade que faz com que as campanhas com este tipo de recompensa tenham geralmente mais sucesso que as que não têm, e como coroa desta categoria, temos as campanhas literárias, para publicar livros ou revistas.

Preenchem todos os critérios, são fantásticas, e todos gostamos de receber um bom livro como presente, por isso se tens uma história presa na gaveta, de que esperas para a lançar connosco?